Falta pouco para conhecermos a nova geração do Ford Ranger. A divisão australiana da fabricante anunciou que a apresentação será feita no dia 24 de novembro, 10 anos depois da chegada do modelo atual. Apesar de ser revelada agora, a produção global só será iniciada no ano que vem e a chegada ao Brasil será em 2023, quando começará a ser feita na Argentina, como a própria marca já confirmou.
Além de revelar a data de estreia, a Ford divulgou mais um vídeo e algumas imagens que mostram o processo de design, junto com uma foto escurecida que mostra a frente da picape. A imagem destaca a identidade visual da nova Ranger 2023, principalmente os faróis em LED em forma de "C", mesmo desenho usado pelas F-150 e Maverick. Este estilo já havia sido adiantado por flagras da caminhonete e até por imagens que vazaram em 2019.
Nesta geração, a Ranger terá um papel um pouco diferente, pois servirá de base para a Volkswagen Amarok, como parte de um acordo entre as duas empresas para compartilhar o desenvolvimento de veículos comerciais. A marca alemã diz que mexerá o suficiente na Amarok para que não fique igual à Ranger, mas rumores dizem que pode até usar os mesmos motores que a picape da Ford.
Durante a fase de desenvolvimento, a Ford diz ter se esforçado para aprender o que os clientes querem de uma picape, fazendo mais de 5 mil entrevistas com donos de caminhonetes. Além disso, fez workshops com donos da Ranger em diversos lugares do mundo para descobrir como eles usam seus veículos, do que gostam e o que não gostam. A Ford também perguntou a eles o que gostariam de ver na nova Ranger.
No material enviado junto com o vídeo, a fabricante diz que a nova Ranger será a mais capaz de todos os tempos, "desenvolvida para ir a mais lugares, trabalhar mais pesado e oferecer mais conforto e refinamento do que nunca." Os protótipos rodaram pro 10 mil quilômetros no deserto, o que a Ford diz ser equivalente a um dono de uma Ranger que guiou sua picape por nada menos que 1.250.000 km, ou 625.000 km no off-road com a caçamba lotada.
A Ford ainda faz silêncio sobre a parte mecânica, que só deve ser revelada na apresentação daqui a três semanas. No entanto, documentos vazados dizem que a nova Ranger terá uma versão híbrida plug-in pela primeira vez, com 367 cv e 69,3 kgfm, movido a gasolina e que faria 33 km/litro. Ainda terá o 2.0 turbodiesel de 213 cv e 50,9 kgfm na versão mais barata e o 3.0 V6 turbodiesel de 253 cv e 60,8 kgfm nas variantes mais caras. Há rumores também sobre um V6 a gasolina para a Ranger Raptor. A transmissão será sempre uma automática de 10 marchas.
Por dentro, espere ver uma central multimídia de 15,5" na vertical, usando o sistema Sync4, como na F-150 ou no Mustang Mach-E, e uma central menor de 12" para as versões básicas. Também deve receber um painel de instrumentos totalmente digital de 12". Também devemos ver atualizações nos assistentes de condução, como o controle de cruzeiro adaptativo.
A apresentação da nova Ford Ranger 2023 acontecerá no dia 24 de novembro, em uma transmissão pelo YouTube. O lançamento da versão global acontecerá ao longo de 2022, mas chegará em alguns mercados apenas em 2023, como nos Estados Unidos e, mais importante, aqui no Brasil. A marca já anunciou um investimento de US$ 580 milhões na fábrica em General Pacheco e que começará a ser produzida apenas em 2023.
Fonte: Ford Australia
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