Honda estuda Civic Cross para enfrentar Toyota Corolla Cross

SUV médio ficaria entre HR-V e CR-V, usando motor 1.5 turbo e teria até versão híbrida

Honda Civic Touring 2022 Honda Civic Touring 2022

Apesar de ter uma quantidade razoável de SUVs em sua linha global, existem algumas lacunas no portfólio da Honda. Uma delas é entre o HR-V e o CR-V, não só por conta do tamanho mas também por preço e equipamentos, algo que a Toyota aproveitou para preencher com o Corolla Cross. Só que a Honda não deve ficar parada e, pelo que revela o site chinês Yiche, avalia criar um “Civic Cross”, com lançamento previsto para o 2º semestre de 2022.

A publicação chinesa chama o carro de Honda Civic Cross, mas afirma que o nome não foi definido ainda – considerando o esquema de nomes da marca japonesa, deve adotar um batismo mais parecido com o do HR-V ou CR-V. Mesmo com a nova geração do HR-V ter ficado levemente maior, ainda é bem menor do que o CR-V e muitas marcas tem apostado em SUVs médios um pouco mais acessíveis.

O novo HR-V vendido na Europa
Honda CR-V Touring 2021

Os rumores apontam que este novo SUV usará a plataforma da nova geração do Civic e com um visual mais parecido com o sedã. Seu tamanho pode ficar acima dos 4,34 m da nova geração do HR-V, o que abre a possibilidade de medir algo em torno de 4,40 m ou até 4,50 m. Lembrando que o CR-V atual tem 4,59 m, porém ficará maior na próxima geração. O ideal seria algo perto de 4,45 m, pois o Corolla Cross tem 4,46 m de comprimento.

Como ainda está em uma fase inicial de planejamento, a parte mecânica é apenas uma especulação, mas não deve fugir do 1.5 turbo do sedã, nas versões de 129 cv e 182 cv, sempre combinado a um câmbio automático do tipo CVT. Já se fala também sobre uma possível versão híbrida, visto que o Civic também receberá uma variante eletrificada.

Mesmo que o Honda Civic Cross, ou seja qual for o seu nome, acabe virando realidade, as chances de aparecer no Brasil são bem pequenas. A marca prepara o fim da produção do sedã no país e a próxima geração virá importada do Canadá. Sem ser feito por aqui, acabaria enfrentando o mesmo problema que o CR-V, que ficou muito mais caro depois da montagem ter sido transferida do México para os EUA.

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