Após uma longa espera, a Jeep revelou em agosto o Commander, inédito SUV de 7 lugares baseado no Compass. Mesmo com preços variando entre R$ 205.990 e R$ 287.990, a novidade foi um sucesso de imediato, tendo acumulado 7 mil reservas em apenas 15 dias. Apesar de ter sofrido um aumento de preços antes mesmo das primeiras unidades terem sido entregues, o carro continua com uma demanda alta e vai fazer os compradores esperarem.
Todas as concessionárias consultadas pelo Motor.com na capital paulista deram a mesma previsão de espera para o Jeep Commander. Apesar de a maior parte das lojas já terem uma unidade do SUV de 7 lugares para mostruário, as previsões de entrega não são muito animadoras. A mais próxima já ficou para o carnaval de 2022.
Quem estiver "com pressa", terá que escolher a versão Overland do Jeep Commander, a mais completa com o motor 1.3 turbo flex, que tem previsão de entrega para daqui 4 meses, em fevereiro do ano que vem. Quaisquer outras configurações, seja a mais básica flex ou qualquer uma com o propulsor 2.0 turbo diesel, não chegará aos donos antes de abril de 2022, completando 6 meses de espera.
A versão prevista para ser entregue em fevereiro, coincidentemente, é a mais popular desde o início da pré-venda. Todas as versões do Commander saem de fábrica com 7 lugares, faróis full-LED, painel de instrumentos, central multimídia com tela de 10,1”, bancos de couro, 7 airbags e rodas de liga-leve de 18 polegadas.
A lista continua com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, leitor de placas de trânsito, assistente de manutenção em faixa, alerta de ponto cego, farol alto automático, carregador de celular sem fio, espelhamento de smartphones sem fio, controle de tração e sistema Adventure Intelligence.
A Overland acrescenta rodas de 19 polegadas, bancos de couro marrom, banco do passageiro com ajustes elétricos, teto solar panorâmico, chave presencial, sistema de som Harman Kardon com 9 alto-falantes e um subwoofer de 450w, molduras inferiores e de para-lamas na cor da carroceria, tomada 127v e sistema Adventure Intelligence com Alexa. Por tudo, isso, a Jeep cobra R$ 227.990 pelo Commander Overland flex.
Assim como a versão de entrada, a Limited flex, a configuração Overland flex traz sob o capô o novo motor 1.3 turbo da Stellantis. Ele tem injeção direta de combustível e o interessante sistema MultiAir III para o comando de válvulas de admissão, regulando a abertura e o fechamento delas individualmente.
Com isso, o Jeep Commander flex consegue entregar 180 cv de potência (a 5.750 rpm) e 27,5 kgfm de torque (a 1.750 rpm) quando abastecido com gasolina. Com etanol, a potência sobe para 185 cv, mas o torque permanece o mesmo. A transmissão é sempre automática de seis velocidades e a tração é apenas dianteira. Com essa mecânica, o SUV de 7 lugares da marca pesa 1.715 kg.
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