Quando uma nova geração de um modelo chega ao mercado, o caminho natural é que a anterior saia das lojas. Mas também é comum que em alguns casos duas (ou mais) gerações convivam por um certo tempo seja por posicionamentos diferentes, preços ou alguma estratégia da marca.
Diversos modelos tem gerações convivendo entre si, o que não é nenhuma novidade. Atualmente temos casos como a atual geração do Onix convivendo nas lojas da Chevrolet, mas já foram exemplos os Volkswagen Gol G3 e o antigo Gol Special, o famoso Gol bolinha da “geração 2”. Veja quais gerações ainda convivem nas lojas e quais as mais marcantes do passado.
Chevrolet Joy e Onix
Desde que a segunda geração do Onix foi lançada no segundo semestre de 2019, o Onix da geração anterior é vendido de forma simultânea. Quem visitar uma concessionária da Chevrolet verá as duas gerações do hatch e do sedã convivendo no showroom. A diferença é que, enquanto a atual geração dos modelos são chamadas de Onix e Onix Plus, os modelos antigos passaram a ser chamados de Joy e Joy Plus.
O Hyundai Tucson foi vendido em sua primeira geração até 2018, quando divida o espaço na concessionária com o ix35 e New Tucson, a segunda e terceira geração do SUV médio. O Tucson “original” permaneceu à venda por 14 anos, quando chegou no Brasil ainda importado. Hoje, a Hyundai Caoa ainda vende de forma simultânea duas gerações do SUV médio, sendo o ix35 (já com 11 anos de idade) e o New Tucson – este presente entre nós desde 2016.
O Suzuki Jimny é conhecido como um modelo que mantém sua receita há várias décadas. No Brasil, a 3ª e a 4ª geração são vendidas na concessionária, mas com o modelo mais novo (chamado de Jimny Sierra) sendo posicionado em uma faixa de preço mais alta. O Jimny de 3ª geração começou a ser vendido no Brasil em 1998 e assim foi até 2003, quando deixou de ser importado. Ele voltou em 2008, sendo que depois de 5 anos começou a ser produzido por aqui. Já o novo Jimny Sierra é importado para cá desde o final de 2019.
O novo Creta 2022 trouxe diversas mudanças para o SUV e é vendido em quatro versões com esse novo design ousado. Mas a Hyundai optou por manter em seu portfólio a geração anterior do SUV, vendida como Creta Action e conviverá com a nova nas lojas. Seu desenho é o da geração antiga lançada em 2016 com carroceria mais quadrada, sempre com motor 1.6 aspirado de 130 cv.
Em 2002 a Chevrolet lançava a segunda geração do Corsa no Brasil praticamente com o mesmo desenho do hatch europeu. O destaque em relação ao modelo anterior era os faróis maiores, o maior espaço interno, os motores 1.0 e 1.8 (o motor 1.4 chegaria anos depois) e as lanternas nas colunas. Mas o detalhe é que tanto a geração anterior como o Corsa “C” conviveram por longos anos, até o modelo mais moderno sair de linha com carroceria hatch em 2012. O primeiro Corsa, que passou a ser chamado de Classic e tinha projeto mais antigo, foi justamente o que durou mais tempo e saiu de linha 4 anos depois do Corsa mais moderno, dando adeus em 2016.
Vendido no Brasil entre 1996 e 2018, o Fiat Palio foi um dos carros mais emblemáticos do mercado nacional entre os modelos populares. E em boa parte de sua história ele teve duas gerações convivendo entre si, com uma sempre chamada de Novo Palio (lançado em 2012) e a mais antiga de Palio Fire, que ajudava muito o hatch a “engordar” o número de emplacamentos - prova disso que em 2014 foi o carro mais vendido do país.
O último Palio Fire era baseado na 2ª reestilização (2003), que foi melhor aceito que o 3º facelift (de 2007), um detalhe curioso, pois como regra o Palio mais novo era sempre vendido junto do modelo anterior, que na época deveria ser o hatch com a cara do facelift de 2007 e não o de 2003.
Para muitos o Volkswagen Gol G3 (chamado de Geração 3 na época) é considerado o Gol mais bonito ou o melhor feito até hoje pela marca. Lançado em abril de 1999, o Gol G3 tinha formas mais retilíneas, faróis com lente lisa e painel inspirado no Golf, com os famosos mostradores iluminados na cor azul escuro e vermelho. Na época a VW manteve o Gol anterior, o famoso bolinha, batizado como Gol Special.
E apesar de, tecnicamente, tanto o Gol G3 como o Gol “Bolinha” terem a mesma plataforma ao longo dos anos, a VW chamava de nova geração cada reestilização feita no Gol. Mas vale ressaltar que as mudanças aplicadas no hatch eram bastante extensas, assim dando um bom argumento para a montadora chamar de “nova geração” as alterações visuais no carro que foi por 27 anos o mais vendido do país.
Lançado no Brasil em 1999, o Peugeot 206 foi um dos hatches compactos que mais marcaram época em terras tupiniquins, pois contava com design muito bem acertado e também à frente do seu tempo. Visualmente chamava atenção no 206 os faróis e a tomada de ar central, que era ladeada por faróis de neblina redondos. A pequena janela traseira e as colunas largas, bem como as lanternas totalmente vermelhas também eram suas marcas.
No ano de 2008 chegava o 207, um 206 com profundas mudanças, com nova dianteira e cabine – que vieram do 207 francês. O 206 continuou à venda junto do 207, mas era posicionado como um modelo de entrada, à exemplo do que acontecia com o Palio e Palio Fire. No final de 2009, o Peugeot 206 dava adeus ao mercado.
O Ford Escort também teve duas gerações convivendo ao mesmo tempo, e isso justamente quando a segunda geração do modelo foi lançada em 1993. Naquela época, havia tanto o novo modelo com faróis afilados e carroceria mais arredondada, quanto o Escort de 1ª geração com visual mais quadrado, que no mesmo ano era vendido apenas na versão Hobby. Ou seja, à exemplo de outros modelos da lista, o Escort Hobby era comercializado como versão de entrada, além de visual espartano e motor 1.0 emprestado do VW Gol. Coisas do mercado no início dos anos 1990, quando a Ford e Volkswagen tinham uma parceria e formaram a famosa Auto Latina.
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