A Stellantis acabou com mais um mistério sobre o novo Fiat Pulse 2022. A marca revelou nesta sexta-feira (8) a potência do inédito motor 1.0 turbo que equipará o SUV compacto. Segundo a fabricante, o Turbo 200 Flex entregará 130 cv (125 cv com gasolina) e 20,4 kgfm de torque, trabalhando em conjunto a uma transmissão automática do tipo CVT que simula 7 marchas. A apresentação completa do carro já foi confirmada para o dia 19 de outubro, quando a pré-venda será iniciada.

O novo motor 1.0 turbo de 130 cv que estreia no Fiat Pulse nascerá como o mais potente produzido no país, superando os 128 cv do 1.0 TSI da Volkswagen, quando abastecido com etanol. A diferença fica maior com gasolina, pois o Fiat Pulse 2022 entregará 125 cv, enquanto os modelos da VW tem 116 cv com o mesmo combustível. Por outro lado, o torque é o mesmo, de 20,4 kgfm, com a diferença na faixa de rotação em que é entregue. No SUV compacto da Fiat, o torque total estará disponível a partir de 1.750 rpm, enquanto nos carros da marca alemã, os 20,4 kgfm surgem a 2.000 rpm.

Fiat Pulse 2022 ao vivo na estrada
Lanternas traseiras do Fiat Pulse 2022
Fiat Pulse 2022

Outra importante revelação foi o câmbio que trabalhará com o novo motor turbo: uma transmissão automática do tipo CVT e com 7 marchas simuladas, encerrando de vez a especulação de que poderia ter uma caixa com conversor de torque. Será produzida pela Aisin e também equipará o 1.3 aspirado de 109 cv e 14,2 kgfm que estará sob o capô das versões mais baratas do Pulse.

Esta nova transmissão contará com três modos de funcionamento. O modo Automático cuida da troca das marchas simuladas, enquanto o Manual permite que o motorista controle o CVT. A terceira opção é a Sport, que também mexe na resposta do acelerador, direção e controle de estabilidade, além de mudar o tempo de troca de marcha.

Motor GSE T3 (1.0 turbo) Stellantis
Motor GSE T3 (1.0 turbo) Stellantis
Motor GSE T3 (1.0 turbo) Stellantis

A fabricante ainda aproveitou para já revelar alguns dados de desempenho do Pulse com o 1.0 turbo. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 9,4 segundos e, segundo a empresa, “representa o menor tempo comparado aos seus principais concorrentes.” Abastecido com gasolina, fará 12 km/litro na cidade e 14,6 km/litro na estrada.

O Fiat Pulse 2022 fará sua estreia oficial no dia 19 de outubro, quando a marca realizará a apresentação e iniciará a pré-venda do veículo produzido em Betim (MG). Espera-se que custe algo em torno de R$ 80 mil na versão de entrada, passando dos R$ 100 mil nas configurações mais caras – a missão é que seja uma opção abaixo do Jeep Renegade.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com