À venda no mercado brasileiro desde fevereiro de 2019, o Volkswagen T-Cross alcança neste mês de outubro a marca de 200 mil unidades produzidas na fábrica de São José dos Pinhais (PR). O exemplar simbólico, pintado na cor vermelha, posou para fotos oficiais ao lado do Fox, que era montado na mesma unidade e se despediu oficialmente do mercado ontem depois de 18 anos de produção.
"Desde o seu lançamento, em 2003, o Fox foi produzido exclusivamente na fábrica do Paraná e ao longo destes 18 anos se consolidou como um modelo muito querido pelos colaboradores e desejado pelos clientes. O T-Cross segue o mesmo caminho e é motivo de orgulho ver um produto da nossa planta se tornar um sucesso de vendas no Brasil e no exterior", disse Leandro Lemos de Oliveira, dirigente da fábrica.
Para produzir o T-Cross no Brasil, a Volkswagen investiu R$ 1,4 bilhão na fábrica paranaense, modernizando a planta para receber a plataforma MQB-A0. Importantes avanços foram promovidos nos setores de estamparia, armação, pintura e montagem final - áreas que receberam novas ferramentas e tecnologias. Com a saída do Fox, o SUV ganhará mais espaço na linha de produção.
Mecanicamente, é oferecido com duas opções de motorização: propulsor três cilindros 1.0 TSI turbo de 128 cv e 20,4 kgfm de torque (responsável por equipar as variantes Sense, 200 TSI e Comfortline) e 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm (disponível exclusivamente para o topo de linha Highline). Em todos os casos o câmbio é sempre automático de 6 marchas.
No acumulado do ano de janeiro a setembro, o T-Cross já emplacou no mercado nacional cerca de 45.001 unidades. Desse total, 5.733 exemplares foram entregues só no último mês
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW Taos Comfortline fica mais barato que T-Cross com desconto de R$ 21.000
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
VW T-Cross Sense (quase) mantém preço e finalmente renova visual
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Comparativo Peugeot 2008 GT vs. VW T-Cross Comfortline: o novato ou o líder?