À venda no mercado brasileiro desde fevereiro de 2019, o Volkswagen T-Cross alcança neste mês de outubro a marca de 200 mil unidades produzidas na fábrica de São José dos Pinhais (PR). O exemplar simbólico, pintado na cor vermelha, posou para fotos oficiais ao lado do Fox, que era montado na mesma unidade e se despediu oficialmente do mercado ontem depois de 18 anos de produção.
"Desde o seu lançamento, em 2003, o Fox foi produzido exclusivamente na fábrica do Paraná e ao longo destes 18 anos se consolidou como um modelo muito querido pelos colaboradores e desejado pelos clientes. O T-Cross segue o mesmo caminho e é motivo de orgulho ver um produto da nossa planta se tornar um sucesso de vendas no Brasil e no exterior", disse Leandro Lemos de Oliveira, dirigente da fábrica.
Para produzir o T-Cross no Brasil, a Volkswagen investiu R$ 1,4 bilhão na fábrica paranaense, modernizando a planta para receber a plataforma MQB-A0. Importantes avanços foram promovidos nos setores de estamparia, armação, pintura e montagem final - áreas que receberam novas ferramentas e tecnologias. Com a saída do Fox, o SUV ganhará mais espaço na linha de produção.
Mecanicamente, é oferecido com duas opções de motorização: propulsor três cilindros 1.0 TSI turbo de 128 cv e 20,4 kgfm de torque (responsável por equipar as variantes Sense, 200 TSI e Comfortline) e 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm (disponível exclusivamente para o topo de linha Highline). Em todos os casos o câmbio é sempre automático de 6 marchas.
No acumulado do ano de janeiro a setembro, o T-Cross já emplacou no mercado nacional cerca de 45.001 unidades. Desse total, 5.733 exemplares foram entregues só no último mês
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Comparativo Peugeot 2008 GT vs. VW T-Cross Comfortline: o novato ou o líder?
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Volkswagen T-Cross vende mais no Brasil do que China e Alemanha somadas
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen T-Cross 2025 alcança 5 estrelas em segurança no Latin NCAP