Após dois meses com crescimento nas vendas de veículos novos, o mercado argentino perdeu fôlego em setembro. De acordo com a Acara, entidade que representa as concessionárias no país, foram comercializadas no país 29.274 unidades, 11,4% a menos do que há um ano e 0,2% abaixo do total de agosto. No ano, as 287.023 unidades representam uma evolução de 21,7% frente aos oito primeiros meses de 2020.
Em alta de quase 38% e com praticamente 2 mil unidades de vantagem sobre a Fiat (4.457) – que ficou à frente da Volkswagen (3.934) pelo 3º mês consecutivo -, a Toyota (6.319) chegou à 9ª liderança nos últimos 10 meses (a exceção foi em abril, quando a VW foi a nº 1). Com a maior retração (-46,5%), a Chevrolet (1.685) caiu para a 7ª posição.
POS. |
MARCA |
SET.21 |
% MERCADO 2021 |
SET.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO |
1º |
TOYOTA |
6.319 |
21,6% |
4.586 |
13,9% |
37,8% |
2º |
FIAT |
4.457 |
15,2% |
4.228 |
12,8% |
5,4% |
3º |
VOLKSWAGEN |
3.934 |
13,4% |
6.027 |
18,2% |
-34,7% |
4º |
FORD |
2.895 |
9,9% |
3.523 |
10,7% |
-17,8% |
5º |
RENAULT |
2.624 |
9,0% |
4.159 |
12,6% |
-36,9% |
6º |
PEUGEOT |
2.176 |
7,4% |
2.147 |
6,5% |
1,4% |
7º |
CHEVROLET |
1.685 |
5,8% |
3.147 |
9,5% |
-46,5% |
8º |
NISSAN |
1.297 |
4,4% |
986 |
3,0% |
31,5% |
9º |
CITROËN |
1.144 |
3,9% |
1.253 |
3,8% |
-8,7% |
10º |
JEEP |
979 |
3,3% |
1.191 |
3,6% |
-17,8% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
TOTAL |
29.274 |
100,0% |
33.037 |
100,0% |
-11,4% |
|
ACUMULADO |
287.023 |
100,0% |
235.829 |
100,0% |
21,7% |
Nas duas primeiras posições no ranking de modelos, nenhuma surpresa. Respondendo por mais de ¾ dos números da Fiat, o Cronos (3.409) conquistou sua 12ª liderança nos últimos 13 meses – a exceção foi em dezembro, quando a atual vice-líder Toyota Hilux (2.244) foi a mais vendida. O desempenho do Cronos até fez a Stellantis anunciar um aumento da produção do sedã. Com 1.586 unidades, a Ford Ranger garantiu presença no pódio.
A força das picapes no mercado argentino garantiu a VW Amarok (1.311) em 4º, mesmo com retração de quase 15%. Além da Hilux, a liderança da Toyota foi reforçada com a presença de outros três modelos no top 10: o Etios (1.065) em 5º, o Yaris (944) em 8º e o Corolla (850) – que mais do que dobrou as vendas do ano passado – em 9º.
Primeiro fora do pelotão de cima, o Jeep Renegade (740) reassumiu a liderança entre os SUVs / crossovers. Nono em agosto, o Toyota Corolla Cross (617) caiu para o 15º lugar. Aposentado no Brasil, mas por lá comercializado na versão importada da Índia, o Ford Ecosport (579) foi o 17º. Prometida para o Brasil, mas ainda sem confirmação, a picape Renault Alaskan (427) mais uma vez figurou no top 30.
POS. |
MODELO |
SET.21 |
% MERCADO 2021 |
SET.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO |
1º |
FIAT CRONOS |
3.409 |
11,6% |
2.372 |
7,2% |
43,7% |
2º |
TOYOTA HILUX |
2.244 |
7,7% |
1.975 |
6,0% |
13,6% |
3º |
FORD RANGER |
1.586 |
5,4% |
1.289 |
3,9% |
23,0% |
4º |
VW AMAROK |
1.311 |
4,5% |
1.541 |
4,7% |
-14,9% |
5º |
TOYOTA ETIOS |
1.065 |
3,6% |
1.250 |
3,8% |
-14,8% |
6º |
VW GOL |
985 |
3,4% |
1.617 |
4,9% |
-39,1% |
7º |
PEUGEOT 208 |
979 |
3,3% |
1.164 |
3,5% |
-15,9% |
8º |
TOYOTA YARIS |
944 |
3,2% |
652 |
2,0% |
44,8% |
9º |
TOYOTA COROLLA |
850 |
2,9% |
379 |
1,1% |
124,3% |
10º |
RENAULT KANGOO |
834 |
2,8% |
858 |
2,6% |
-2,8% |
11º |
JEEP RENEGADE |
740 |
2,5% |
753 |
2,3% |
-1,7% |
12º |
PEUGEOT PARTNER |
729 |
2,5% |
268 |
0,8% |
172,0% |
13º |
RENAULT SANDERO |
692 |
2,4% |
729 |
2,2% |
-5,1% |
14º |
VW NIVUS |
663 |
2,3% |
0 |
0,0% |
- |
15º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
617 |
2,1% |
0 |
0,0% |
- |
16º |
NISSAN FRONTIER |
589 |
2,0% |
315 |
1,0% |
87,0% |
17º |
FORD ECOSPORT |
579 |
2,0% |
687 |
2,1% |
-15,7% |
18º |
VW TAOS |
529 |
1,8% |
0 |
0,0% |
- |
19º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
504 |
1,7% |
143 |
0,4% |
252,4% |
20º |
CHEVROLET CRUZE |
486 |
1,7% |
668 |
2,0% |
-27,2% |
21º |
CITROËN C4 CACTUS |
475 |
1,6% |
703 |
2,1% |
-32,4% |
22º |
FIAT STRADA |
437 |
1,5% |
373 |
1,1% |
17,2% |
23º |
CHEVROLET ONIX |
432 |
1,5% |
1.266 |
3,8% |
-65,9% |
24º |
RENAULT ALASKAN |
427 |
1,5% |
0 |
0,0% |
- |
25º |
CHEVROLET TRACKER |
402 |
1,4% |
567 |
1,7% |
-29,1% |
26º |
CITROËN BERLINGO |
402 |
1,4% |
105 |
0,3% |
282,9% |
27º |
FORD TERRITORY |
361 |
1,2% |
74 |
0,2% |
387,8% |
28º |
TOYOTA SW4 |
346 |
1,2% |
267 |
0,8% |
29,6% |
29º |
NISSAN VERSA |
325 |
1,1% |
123 |
0,4% |
164,2% |
30º |
RENAULT LOGAN |
294 |
1,0% |
369 |
1,1% |
-20,3% |
Fonte: Autoblog Argentina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida