Esperado para o Brasil desde que a linha normal do 208 foi lançada há um ano, o novo Peugeot e-208 GT finalmente é lançado no país, tornando-se a primeira opção puramente elétrica da empresa em nosso mercado. Será oferecido em versão única, por R$ 244.990 e com vendas somente no Rio de Janeiro e São Paulo neste primeiro momento – assim como outras marcas fizeram durante o lançamento de seus modelos elétricos.

O Peugeot e-208 GT foi o segundo carro elétrico de produção em série da marca francesa, iniciando as vendas na Europa pouco depois do e-2008. E, assim como foi com o SUV compacto, logo assumiu um papel importante, com quase 20% de participação nas vendas e ajudou a impulsionar o hatch para a liderança em diversos mercados.

Importado da Europa, chega com preço na mesma faixa dos principais concorrentes, como Nissan Leaf (R$ 279.990), Fiat 500e (R$ 239.990) e Mini Cooper SE (R$ 239.990). Embora a marca não tenha revelado o volume de venda esperado, a Peugeot aposta que será um dos elétricos mais vendidos do país. 

O novo modelo é construído sob a plataforma modular CMP, que já nasceu preparada para eletrificação. Desta forma, o novo 208 nasceu já com esta versão elétrica nos planos. Na prática, isso significa que o novo e-208 GT tem características próprias de um modelo elétrico, e não uma adaptação de modelos térmicos com alguns concorrentes. Isso se reflete na manutenção das mesmas medidas, com 4,05 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,43 m de altura e um entre-eixos de 2,53 m. Em relação ao peso, tem 1.530 kg contra os 1.178 kg do 208 Griffe.

Peugeot e-208 GT 2022 (Brasil) - Interior
Peugeot e-208 GT 2022 (Brasil) - Motor elétrico

Obviamente, no lugar do 1.6 aspirado de 118 cv traz um motor elétrico que gera 136 cv e 26,5 kgfm de torque, enviados para as rodas dianteiras. De acordo com o teste WLTP usado na Europa, tem uma autonomia de 340 km com seu conjunto de baterias de 50 kWh e a Peugeot declara um 0 a 100 km/h de 8,3 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada a 150 km/h. Durante a apresentação oficial, a Peugeot citou que dependendo da utilização, a "autonomia pode chegar a 400 km".

Na hora de recarregar a bateria, o e-208 GT pode usar o carregador portátil incluso com o carro, usando uma tomada de 110V ou 220V, o que pode levar até 16 horas. Usando um wallbox da Weg (que será oferecido nas concessionárias da marca) de 7,4 kW, uma recarga até 80% acontece em 6 horas, enquanto o wallbox de 22 kW reduz esse tempo para 4 horas, porém necessita de uma rede trifásica. O carro também pode utilizar uma das estações de recarga ultrarrápida de 100 kW, onde o carro recupera 80% da carga total em 30 minutos. Como todo carro europeu, utiliza tomadas do padrão Tipo 2 (CCS 2 para recarga ultrarrápida).

Peugeot e-208 GT 2022 (Brasil) - Tomada
Peugeot e-208 GT 2022 (Brasil) - Carregando no wallbox

Com exceção da motorização e da forma como obtém a força para rodar, o e-208 é igual a um 208 Griffe. Conta com painel de instrumentos digital com display de 10” , central multimídia com tela de 7”, faróis e lanternas full-LED, seis airbags, ar-condicionado digital e automático, sensores de chuva e de luz, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de cruzeiro, assistente de permanência em faixa, rodas de liga leve de 16” diamantadas, bancos e volante revestidos em couro, freio de estacionamento elétrico, frenagem automática de emergência, teto panorâmico, carregador wireless para smartphones e mais.

O Peugeot e-208 GT chega ao Brasil por R$ 244.990 e a pré-venda inicia hoje, oferecido em apenas duas concessionárias no Rio de Janeiro e São Paulo que foram preparadas para fazer as vendas e atender os clientes no pós-vendas. A marca promete expandir a oferta para Brasília, Curitiba, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul até o início de 2022.

Os 20 primeiros clientes receberão o wallbox de 7,4 kW gratuitamente, porém a instalação será cobrada a parte. A marca ainda promete lançar mais um elétrico no Brasil este ano, a van e-Expert.

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