Nem indianos querem o Yaris; Toyota tira o carro de linha por lá
Na Índia, modelo ficou pouco mais de 3 anos no mercados e não chegou à 20 mil vendas
O Brasil não foi o único país a receber o atual Toyota Yaris em 2018. A linha de compactos da empresa, formada por hatch e sedã, chegou na mesma época à Índia. Por aqui, o modelo acumulou cerca de 163 mil vendas desde então e mesmo assim surgiram rumores de que o modelo poderia sair de linha em breve em nosso mercado.
A Toyota nunca confirmou nada disso e, quem acompanhou a edição 137 do Motor1.com Podcast, já viu que a saída do Yaris para dar lugar a um SUV compacto pode até acontecer, mas não deve ser tão cedo. A marca já estaria preparando as linhas de montagem para a chegada possivelmente de Yaris Cross ou Raize (foto abaixo), dupla de utilitários esportivos compactos já à venda na Ásia.
Por aqui, a linha Yaris ainda deve receber mais um facelift por parte da Toyota, ganhando mais uma sobrevida. As novas linhas, que incluem para-choques e faróis modificados, tiveram a patente registrada no Brasil em março e tanto o hatch quanto o sedã ainda devem ganhar uma atualização na tecnologia embarcada e na central multimídia.
Na Índia, porém, a situação é bem diferente. Oferecido apenas como sedã, o Toyota Yaris não se enquadrava no comprimento máximo para se beneficiar de isenções fiscais naquele país, então não era muito barato. Entre abril de 2018 e agosto de 2021, o carro acumulou apenas 19.784 vendas e divisão indiana da montadora oficializou a decisão de tirá-lo de linha.
Em comunicado, a Toyota da Índia afirmou que "a movimentação faz parte da estratégia de produto da Toyota para se alinhar à constante evolução das necessidades do consumidor com tecnologias aprimoradas e novos produtos. Em todos os sentidos, o Toyota Yaris é um sedã topo de linha e versátil. Agradecemos a todos os compradores pelo apoio e confiança na marca. Gostaríamos de continuar a servir a todos estes consumidores por meio de outros modelos e já nos preparamos para lançar novos carros da Toyota em 2022".
Até o momento, acredita-se na Índia que os novos carros que a empresa citou devem incluir mais interações da parceria da Toyota com a Suzuki por lá. O novo sedã que substituirá o Yaris deverá se chamar Belta, nome já registrado pela empresa no mercado indiano. Ele será um versão do Maruti Suzuki Ciaz com emblema da Toyota, motor 1.5 e sistema híbrido-leve.
Galeria: Toyota Yaris 2023 - Registro no Brasil
RECOMENDADO PARA VOCÊ
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Vendas na Argentina em abril: 208 toma liderança e Cronos fica em 3º
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Toyota tem promoção com bônus de até R$ 10 mil para Corolla
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Yaris Cross começa a tomar espaço do Yaris Hatchback na Ásia