Considerado um dos modelos mais emblemáticos da história da Nissan, o Skyline é sempre lembrado como sinônimo de esportividade e performance. Desde 1957, está presente no portfólio da marca na forma de icônicos cupês e sedãs. No futuro próximo, porém, poderá mudar radicalmente de segmento e passar a estampar a carroceria de um inédito SUV. O rumor surgiu no Japão por meio do site Best Car e vem ganhando força internacionalmente.

De acordo com a publicação, a ideia de um crossover esportivo com nome Skyline vem sendo amadurecida internamente e pode virar realidade para acompanhar as mais recentes tendências do mercado. A procura por SUVs é cada vez maior, enquanto o mercado de sedãs - onde o modelo está inserido atualmente - encolhe consideravelmente a cada ano.

Galeria: Nissan Skyline 2020

No Japão, o Skyline atual representa uma parcela ínfima das vendas da Nissan. Junto com os primos Fuga e Cima, vendeu apenas 5.800 unidades em 2020 (ou seja, menos de 1% das vendas totais da marca no país). Para efeito de comparação, o Skyline chegou a vender sozinho mais de 660.000 exemplares na década de 1970, quando vivia seu auge comercial.

Caso seja concretizada, a ideia não será exatamente inédita - o finado EX35 foi vendido como Skyline Crossover no Japão em 2009. Além disso, outras grandes marcas já põem em prática com sucesso a estratégia de usar nomes históricos para batizar SUVs novos. A Ford, por exemplo, já o faz com o Mustang Mach-E, a Toyota com o Corolla Cross, a Mitsubishi com o Eclipse e, mais recentemente, a Renault com o Mégane.

Outra possibilidade especulada é, além do SUV, usar o batismo Skyline em um modelo cupê de quatro portas. A ideia, neste caso, seria concorrer com nomes fortes de marcas europeias. A conferir.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com