O desenvolvimento da nova geração do icônico Nissan Z levantou uma verdadeira disputa de equipes dentro da marca. O desafio envolveu especificamente o design do esportivo, que só foi definido após análise de 100 diferentes propostas enviadas por diversos departamentos de design. Desse total, apenas três foram selecionadas e transformadas em modelos de argila em tamanho real.

Participaram da competição as equipes de design do Japão, China, Estados Unidos e Reino Unido. A proposta escolhida foi desenvolvida pelo time japonês, formado pelo designer de exteriores Naoyuki Ohkoshi e pelo de interiores Takuya Yamashita. Ohkoshi é considerado veterano, sendo membro da equipe de design da marca desde 1997. Já Yamashita é relativamente novato: tem apenas 4 anos de empresa.

Galeria: Nissan Z 2023

Em entrevista, ambos comemoraram a escolha e se disseram felizes e honrados em projetar o icônico cupê. Yamashita aproveitou a oportunidade para revelar detalhes sobre as propostas para a cabine. Segundo ele, o painel foi pensado originalmente para ser uma evolução do Z atual. No entanto, executivos intervieram e sugeriram algo realmente novo para combinar com o design exterior. O resultado foi bastante aprovado.

Todos os trabalhos, vale lembrar, foram supervisionados por Satoru Tai e Alfonso Albaisa, chefões do departamento global de design da marca.

Ao todo, Flagra: Novo Nissan Z revela chamativo interior em tom azul tem 4,39 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 2,55 m de entre-eixos e apenas 1,31 m de altura. Mecanicamente, o destaque fica por conta do 3.0 V6 biturbo a gasolina com 405 cv de potência a 6.400 rpm e 48,4 kgfm de torque já a partir de 1.600 rpm. A marca ainda não divulgou os dados oficiais de aceleração, mas garantiu que o novo Z é 15% mais rápido de 0 a 96 km/h do que o atual 370Z.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com