Revelada em meados de março com forte apelo futurista e vasto conteúdo tecnológico, a van Staria, da Hyundai, acaba de mostrar outra face com a estreia de uma versão comercial. Batizada de Load, a novidade chega à Austrália com foco estritamente voltado para o trabalho e pegada bem menos refinada. No mercado local, atuará como uma espécie de Kombi moderna, servindo para transportar cargas de pequeno e médio porte em trechos urbanos.

Na comparação com a versão topo de linha Premium, o visual foi bastante simplificado e as diferenças são evidentes. Nesse sentido, a proposta comercial claramente se manifesta nas rodas de ferro, ausência de cromados, grade frontal menos rebuscada, sistema de iluminação bem mais frugal e para-choque de pegada mais acessível. Além disso, o catálogo de cores foi bastante reduzido e contempla apenas duas opções: branco e prata.

Galeria: Hyundai Staria Load

O cliente pode escolher entre duas configurações: dois lugares e amplo espaço para carga ou multiuso com 5 lugares e área de carga reduzida. Dependendo da escolha, há espaço suficiente para acomodar até 4.935 litros. Em ambos os casos, o conjunto mecânico é sempre o mesmo: motor 2.2 quatro-cilindros turbodiesel com 174 cv de potência e 43,8 kgfm de torque, e câmbio automático de 8 marchas. A tração é sempre dianteira.

Apesar da pegada de Kombi, a Staria Load sai de fábrica com diversos equipamentos de segurança e conveniência. A lista inclui 7 airbags, freio de estacionamento eletrônico, carregador de celular por indução, acesso sem chave, Apple CarPlay e Android Auto sem fio, entre outros. Os preços começam em 45.740 dólares australianos para a Staria Load Van e 48.240 para a Staria Load Crew Van (R$ 175.920 e R$ 185.535 numa conversão direta).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com