Revelado mundialmente na última terça-feira (17), o novo Nissan Z 2023 manteve praticamente o visual do protótipo exibido no ano passado. Com estilo retrô fazendo referência às gerações anteriores, o esportivo japonês trouxe um belo motor V6 combinado a uma transmissão manual, o que em tempos de downsizing com câmbios de dupla embreagem é algo para se aplaudir. Agora surge um vídeo que revela o ronco do esportivo nipônico.

Antes chamado de 370Z, a nova geração do tradicional esportivo da Nissan se chamará apenas Z. Apesar das grandes mudanças, ele traz o mesmo código de chassi do modelo anterior (Z34), enquanto que o motor VR30DDTT é conhecido dos modelos Infiniti (marca de luxo da Nissan) há um bom tempo. Aliás, os eixos, o eixo de transmissão e o diferencial foram herdados do antigo 370Z, nada que desabone o esportivo japonês, pois sua receita tradicional o leva ao sucesso há alguns anos.

Galeria: Nissan Z 2023

Mas voltando ao vídeo, o som do motor V6 3.0 biturbo de 405 cv 48,4 kgfm de torque de uma unidade de pré-produção não decepciona, apesar de que o V6 aspirado antigo parece roncar mais alto – uma vantagem sensorial sobre o turbo. Mas o ronco do novo V6 biturbo fica como o esperado, embora não seja exatamente o mais emocionante do que ouvimos atualmente pelo mercado.

 

No entanto a Nissan afirmou aos nossos colegas do Motor1.com Global que os Nissan Z que chegarão aos clientes da marca terão um ronco que soará melhor que essa unidade de pré-produção. Não dá para saber exatamente o que a fabricante quis dizer com “melhor”, mas podemos apostar que o esportivo de produção em série deverá ter um ronco mais agressivo e rouco após alguns ajustes no sistema de escapamento.

Mas caso o som do V6 do modelo final ainda não seja o suficiente para deixar os futuros proprietários animados, certamente o mercado de reposição vai ter alguma solução para o ronco do Z fazer jus ao seu visual. A marca japonesa lançará o novo Z nos Estados Unidos em 2022, vindo sempre com câmbio manual de 6 marchas, mas com o opcional automático de 9 velocidades com aletas atrás do volante.

Vale lembrar que no decorrer do ano que vem a Nissan pode apresentar a versão mais apimentada Nismo, que certamente virá com um ronco mais agressivo. E você, curtiu o ronco do novo Nissan Z ou acha que ele podia “falar mais alto”?

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com