O Chevrolet Onix 2022 está, aos poucos, chegando às lojas. A crise de semicondutores segue atrapalhando a indústria automotiva no Brasil e até fez modelo da Chevrolet perder a liderança. Agora o hatch inicia uma espécie de "corrida de recuperação" para reconquistar o máximo de espaço possível em 2021, já que sua linha de montagem ficou totalmente paralisada por mais de dois meses. A boa notícia é que ele começa a aparecer nas concessionárias, mas a má é que a fila de espera é longa.
Produzido na fábrica da Gravataí (RS), os modelos Onix e Onix Plus tiveram sua linha de montagem reativada no dia 16 de agosto. Vale lembrar que antes desse período o complexo fabril gaúcho teve sua produção interrompida em outras ocasiões, com a primeira sendo anunciada em março. Agora a produção, já como modelo Onix 2022, estão inicialmente sendo entregues a quem fez reserva antecipada – com data desde abril.
Para conferir como está a situação na prática, o Motor1.com entrou em contato com algumas concessionárias da cidade de São Paulo para saber quanto tempo de espera o consumidor que procurar um Onix vai enfrentar. Em todas as lojas consultadas, procuramos pelo Onix LT turbo automático com preço tabelado em R$ 82.790. Todas as concessionárias estão praticando o mesmo preço, sem qualquer tipo de ágio – mesmo com a falta de Onix no mercado.
No contato com uma concessionária da zona sul da cidade, a espera pelo hatch é a menor dentre todos os endereços listados, que vai de 25 a 30 dias. Nessa unidade o vendedor disse que todos os dias são recebidos veículos da fábrica, os quais são imediatamente direcionados para quem já tinha efetuado a reserva do hatch, cuja lista de espera vem desde abril. Ligamos também para uma grande revenda na zona oeste, a qual também informou o prazo de entrega de 30 dias para o hatch, bem como o Onix Plus e Tracker.
Já em outra unidade, também na zona oeste, a resposta foi de que a espera pelo Onix é de 60 dias, mesmo prazo para o Tracker. No entanto, esse tempo cai para 30 dias se o modelo escolhido foi o Onix Plus. O tempo de dois meses para a entrega do Onix, Onix Plus ou Tracker também é realidade em uma loja na zona norte de São Paulo.
Por fim, uma concessionária na zona leste da capital tem situação mais crítica: não tem carro nem sequer para daqui a 60 dias. Ou seja, não há veículo nem no showroom da loja para ser exibido para potencias compradores, o que mostra como a crise de semicondutores realmente vem atrapalhando as vendas de automóveis no país. Como alento, a vendedora relatou que uma listagem de veículos chega na próxima semana da fábrica, e assim poderá ter uma data estimada para entrega do veículo.
Para se ter ideia do drama vivido pelo hatch, no mês de agosto o Onix registrou o seu pior número de vendas ao emplacar apenas 410 unidades. Essa é pior marca do hatch desde que ele começou ser vendido em 2012, quando ele registrou apenas 242 unidades – período quando suas primeiras unidades começaram a ser emplacadas.
A situação agora é outra por conta da falta de semicondutores na indústria automotiva, problema que deve se estender para o ano que vem, segundo especialistas. Com esse cenário, a General Motors afirmou que a fábrica de Gravataí (RS), responsável pela produção do Onix e Onix Plus, está operando atualmente apenas em um turno.
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