Novo Renault Mégane 2021 agora é elétrico e SUV; confira ao vivo
Atração no Salão de Munique, adota plataforma CMF-EV e entrega 470 km de autonomia
Considerado um dos nomes mais fortes do portfólio Renault, o Mégane acaba de entrar definitivamente para a era da propulsão elétrica. Com destaque no Salão de Munique, na Alemanha, a marca apresenta ao público o Mégane E-Tech Electric e o coloca como mais nova aposta para o mercado de EVs. O modelo já está pronto para entrar em produção e promete ser o carro-chefe da empresa nesta fase de transição.
Por fora, o design chama atenção por mesclar elementos de SUV, hatchback e cupê. A dianteira tem faróis estreitos e LEDs que descem até o para-choque, logotipo destacado na grade e para-choque com detalhes em cores contrastantes com a carroceria. Chama atenção ainda teto flutuante, maçanetas escamoteáveis (as traseira são posicionadas nas colunas) e rodas de 18 ou 20 polegadas.
Galeria: Novo Renault Mégane E-Tech - IAA 2021
Por dentro, a pegada tecnológica é reforçada pelo grande quadro de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas em alta resolução e sistema de entretenimento com tela de 9 polegadas (12" opcional). O modelo roda o sistema operacional OpenR Link da Renault, desenvolvido com o Google e baseado no Android Auto.
Ao todo, são 4,21 metros de comprimento, 1,78 metro de largura e 1,50 metro de largura, com entre-eixos de generosos 2,70 metros. A plataforma adotada é do tipo CMF-EV (a mesma que serve ao também elétrico Nissan Ariya). O porta-malas, por sua vez, acomoda 440 litros.
Mecanicamente, são oferecidas duas opções de motores elétricos: 96 kW (130 cv) e 25,5 kgfm, e 160 kW (218 cv) e 30,6 kgfm. De acordo com a Renault, em ambas as opções o Mégane elétrico pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos.
A bateria é completamente nova, pesa 395 quilos e utiliza a química NMC (níquel, manganês, cobalto) da LG, que contém mais níquel e menos cobalto para uma maior densidade de energia. A Renault oferece ao cliente duas opções: 40 kWh para autonomia de 300 km (WLTP) e 60 kWh para autonomia de até 470 km (WLTP, dependendo da versão).
Com corrente contínua, a potência máxima de carregamento é de 130 kW e os tempos de recarga com o respectivo ganho em autonomia são os seguintes:
- até 400 km em 8 horas com wallbox de 7,4 kW
- até 50 km em 30 minutos em uma estação de carga pública de 22 kW
- até 200 km em 30 minutos em uma estação de carga rápida de 130 kW
- até 300 km em 30 minutos em uma estação de carga rápida de 130 kW
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