Apesar de ter chegado ao Brasil apenas em 2018, a geração atual do Toyota Yaris existe desde 2013 em muitos mercados asiáticos. O carro já passou por duas reestilizações por lá, sendo que o modelo brasileiro chegou já com o primeiro facelift e receberá a segunda atualização no ano que vem – inclusive já foi registrada no INPI. Enquanto isso, a marca trabalha na próxima geração, que está prevista para agosto de 2022 na Tailândia e que terá uma versão híbrida em 2023.
De acordo com o site AutoIndustriya, apesar de todos os problemas pela pandemia e falta de semicondutores, os planos para a próxima geração do Toyota Yaris (conhecido também como Vios e Yatis Ativ) não foram alterados e tem a previsão de lançamento para agosto de 2022, começando pela Tailândia e seguindo para os outros mercados asiáticos como Filipinas, Indonésia e Malásia. E a estreia por lá tem uma boa razão: está em desenvolvimento com a ajuda da Daihatsu e da Perodua.
O site WapCar revelou em outubro que a Daihatsu cuidará do desenvolvimento dos carros da Toyota para o mercado asiático. Só que a Daihatsu irá aproveitar que tem 20% de participação na marca malaia Perodua e usá-la como a base de Pesquisa e Desenvolvimento para toda a Ásia. E, como mostra a imagem abaixo, um dos planos é usar a plataforma DNGA para criar modelos globais, incluindo o novo Yaris para países emergentes.
A quarta geração do Yaris (ou, para nós, a segunda) é conhecida internamente como D92A, abandonando o código “XP” usado até então, justamente para indicar que é um dos carros feitos pela Daihatsu. Não é uma estratégia estranha, já que o mesmo aconteceu com o Daihatsu Rocky, um SUV subcompacto que depois virou o Toyota Raize.
Aliás, o Rocky/Raize é muito importante, pois foi o primeiro carro a usar a plataforma DNGA, uma contraparte de baixo custo à TNGA adotada por Corolla e Corolla Cross. Em uma comparação, seria como a MQB da Volkswagen, que tem a versão A0 usada em Polo, Virtus, Nivus e T-Cross, e MQB-A1 de Golf, Jetta e Tiguan. É feita para modelos menores, do segmento A e B, além de ser mais barata de produzir do que a TNGA-B do Yaris europeu. A troca da plataforma B do Etios pela DNGA ajudará o Yaris a ter um ganho significativo em rigidez, segurança e redução de peso.
Outro ponto importante é que a Toyota cumprirá a promessa de oferecer uma versão eletrificada para cada um de seus carros e o novo Yaris já está sendo desenvolvido para ter uma variante híbrida. O AutoIndustriya diz que o lançamento acontecerá em agosto de 2023, exatamente um ano depois da linha normal. Ainda não há informações de qual motor poderia ser usado, mas o site aponta que uma alternativa seria desenvolver uma versão do 1.5 híbrido do Yaris europeu, que também equipa o Prius C/Aqua.
Como o Toyota Yaris chegou ao Brasil apenas em 2018, a marca japonesa irá apostar primeiro na renovação visual de meia-vida, que acontecerá no ano que vem. Será uma mudança bem leve no design, adotando faróis de LED e uma alteração na grade dianteira.
Apesar de aparecer em um registro de desenho industrial no INPI, Motor1.com apurou em março que a empresa esperaria o aniversário de quatro anos do hatch e do sedã para fazer a mudança estética.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: AutoIndustriya, WapCar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Vendas na Argentina em abril: 208 toma liderança e Cronos fica em 3º
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Toyota tem promoção com bônus de até R$ 10 mil para Corolla
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Toyota Yaris Cross começa a tomar espaço do Yaris Hatchback na Ásia
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Toyota Yaris Cross terá multimídia da Pioneer de série; e no Brasil?