Depois de rodar alguns meses por aí totalmente camuflado, o novo Suzuki Jimny de 4 portas e com carroceria alongada foi flagrado na rua totalmente sem disfarces. O mais inusitado é que o flagra não foi feito por um entusiasta antenado nas últimas novidades da indústria automotiva, mas sim pelas câmeras de um carro do Google Street View.
Voltando a falar do novo Jimny de 4 portas, o simpático SUV apareceu na já tradicional carroceria verde limão – que está disponível também para a configuração duas portas do compacto utilitário 4x4. Mas o que chama a atenção mesmo é como o Jimny ficou com uma carroceria desproporcional nessa foto, ao menos visto de perfil. Não é exagero também que nessa configuração o jipinho ficou parecendo até uma versão limusine por conta do visual “esticado”.
Com o modelo original ostentando uma proposta mais fora de estrada, o Jimny de 4 portas ficaria em desvantagem ao modelo 2 portas por culpa do entre-eixos bastante longo, o que sacrifica principalmente seu desempenho em rampas. Ou seja, o ângulo de rampa acaba ficando bem reduzido, com a parte inferior da carroceria correndo o risco de raspar com facilidade e até travar dependendo do grau de inclinação a rampa. A porta dianteira parece ser a mesma do modelo 2 portas, enquanto a traseira é estranhamente estreita – dando a sensação de “gambiarra”.
De acordo com informações de vazamentos anteriores, a previsão é que o Jimny de 4 portas será entre 20 cm e 30 cm mais comprido que o tradicional. Com isso, o jipinho deve ter comprimento total de aproximadamente 3,85 metros, com a altura de 1,73 m e a largura de 1,64 m se mantendo igual ao do modelo de 2 portas. Já a distância entre-eixos (aquela que compromete o ângulo de rampa) é de 2,55 m, enquanto a distância em relação ao solo é de 210 milímetros. Com isso, seu peso total seria de 1.190 kg, contra 1.095 kg do modelo 2 portas (95 kg a mais).
Entre os equipamentos, o Jimny 4 portas terá central multimídia com tela de 7 polegadas com suporte a Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado automático, assistência de partira em rampas, senso de estacionamento, câmera de ré, piloto automático e saídas de ar para o banco traseiro.
Debaixo do capô, ele virá com um motor quatro cilindros 1.5 a gasolina de 102 cv e 13,26 kgfm de torque (especula-se que o 1.5 pode ser recalibrado para ter mais torque para lidar com o peso extra desta versão alongada), com opção de câmbio manual de 5 velocidades ou automático de 4 marchas. Na Índia, a expectativa é que Jimny 4 portas seja vendido com tração 4x2 e 4x4, enquanto que, se chegar em outros mercados, como o europeu, deverá ter apenas a opção da tração nas quatro rodas em toda a linha.
A Suzuki não vai lançar somente a carroceria maior como também ela será a responsável por estrear o primeiro facelift dessa geração jipinho, que também será aplicado posteriormente na versão 2 portas. As mudanças ficarão concentradas na dianteira, com novos para-choques e grade redesenhada. Vale lembrar que, ao menos por enquanto, essa versão com carroceria maior do jipinho está prevista somente para ser vendida na Índia.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Gaadi Waadi
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Suzuki Jimny vira picape em projeção com porte de Montana e design retrô
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Suzuki Jimny 2025: projeção sugere visual inspirado no Ford Bronco
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Suzuki Jimny Sierra 2025 ganha versão 4You+ por R$ 179.990; veja tabela
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Suzuki Jimny fica até R$ 20.000 mais barato no Brasil; confira tabela