Quem lembra do tempo em que os alarmes da Carsystem tinham o clássico "Atenção! Esse veículo está sendo roubado e é monitorado pela Carsystem"? Pois ainda bem que os sistemas de rastreamento da companhia evoluíram, caso contrário seria difícil dormir. A empresa divulgou um levantamento mostrando um aumento em roubos e furtos de carros na cidade de São Paulo (SP).
Entre os veículos monitorados pela Carsystem na capital paulista, 1.600 deles acionaram a empresa, seja por furto ou roubo, no acumulado do primeiro semestre. O número é 15% superior ao registrado em igual período do ano passado. De acordo com a companhia, a maior circulação de pessoas nas ruas após a primeira fase da pandemia na cidade teria sido um dos fatores para a elevação.
Entre os preferidos dos ladrões, o Ford Ka encabeça o ranking dos mais roubados ou furtados do período, com 52 unidades subtraídas de seus donos no período. Além de ter sido um modelo com alto número de vendas por alguns anos, o hatch saiu de linha e a falta de peças pode ser um dos fatores que colocaram o Ka mais nas miras dos ladrões do que o segundo colocado. Atrás do Ford, apareceram o Chevrolet Onix (46), Renault Sandero (35) Volkswagen Gol (34) e Hyundai HB20 (34).
O banco de dados registrados pela Carsystem mostrou que o pior horário para ocorrência de roubos e furtos de veículos na capital paulista é entre 19h e 22h. Com o aumento das entregas por delivery, ocorrências envolvendo vans, utilitários e VUCs (Veículo Urbano de Carga), teriam subido ainda mais que a média.
Entre as regiões de São Paulo (SP), a com maior ocorrência de roubos e furtos foi zona leste da cidade, com 37% dos chamados e 339 solicitações de bloqueio. A zona sul foi responsável por 26% (242). Da zona oeste vieram 179 chamadas, ou 20% do total, a zona norte teve 97 chamados, com 11% do total, e a região central da cidade registrou 60 chamados.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lista: Os carros com séries especiais que ninguém lembra
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Os facelifts de carros que não duraram muito tempo no mercado
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Carros usados mais vendidos em março: Ford Ka ainda mostra força
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Ford Ka, Ka Sedan e EcoSport têm vendas encerradas no Brasil