Um dos mais importantes representantes dos SUVs compactos, segmento que respondeu por 258.012 unidades emplacadas entre janeiro e julho deste ano de acordo com os números oficiais da Fenabrave, o Hyundai Creta está ganhando uma geração completamente nova após quase cinco anos mostrando força no mercado brasileiro. 

Apresentado ao público pela 1ª vez em novembro de 2016 durante o Salão do Automóvel, o Creta que agora se despede surgiu como grande aposta da marca sul-coreana para brigar no segmento mais promissor daquele momento – algo que se confirmou de maneira inequívoca com o passar dos anos. Montado sobre a base do sedã médio Elantra, o SUV trazia duas opções de motorização: 1.6 Gamma de 130 cv e 16,5 kgfm (com câmbio manual ou automático de 6 marchas) e 2.0 Nu de 166 cv e 20,5 kgfm (este sempre com câmbio automático de 6 velocidades).

Em janeiro de 2017, um mês após a divulgação dos preços e das seis versões que seriam comercializados no país (quatro com motor 1.6 – Attitude manual e Attitude automática, Pulse manual e Pulse automática - e duas com motor 2.0 – Pulse e Prestige, ambas automáticas), o modelo começou a ser vendido por aqui. Em agosto daquele ano quando a linha 2018 foi apresentada, a Hyundai promoveu a estreia da versão 1.6 Pulse Plus e tirou de linha a Pulse 2.0.

Salão do Automóvel: Hyundai Creta estreia em janeiro com motores 1.6 e 2.0
Estreia do Hyundai Creta no Salão do Automóvel de 2016
Salão do Automóvel: Hyundai Creta estreia em janeiro com motores 1.6 e 2.0
SUV foi estrela da Hyundai no evento de 2016.

No mês seguinte, mais uma estreia: desta vez a versão Sport 2.0, cujo diferencial era o visual mais esportivo reforçado por rodas com acabamento escurecido, grade preta e emblema Sport na traseira. À época, a meta estabelecida pela Hyundai era comercializar uma média mensal de 3 mil unidades de todas as versões do modelo. O resultado foi ainda melhor: 41.625 unidades registradas ao longo de 2017, ou quase 3,5 mil por mês, e uma participação de mercado de quase 16%.

Em julho de 2018, a marca lançada a linha 2019 com a inclusão de TV digital nas centrais multimídia como principal novidade. Além disso, a Hyundai promoveu alterações na suspensão da versão Sport, trazendo um ajuste mais firme. Naquele momento, saía de linha a versão Pulse 1.6 com os dois tipos de câmbios.

Hyundai Creta Sport

Também no mesmo mês, chegou ao mercado a edição especial 1 Milion, para comemorar a produção de um milhão de veículos na fábrica de Piracicaba (SP) – baseada na versão Pulse Plus 1.6 e com tiragem limitada a 2 mil unidades, ela trazia uma lista de equipamentos mais completa, como bancos de couro na cor bege e chave presencial em formato de pulseira com visual sem botões e que funcionava como relógio e contador de passos e de calorias, chamada de Key Band.

Hyundai Edição Comemorativa 1 Million
Hyundai Edição Comemorativa 1 Million
Hyundai Edição Comemorativa 1 Million
Hyundai Edição Comemorativa 1 Million

Já em novembro, chegava ao mercado a versão Smart 1.6 automática, reduzindo a lacuna entre a versão mais barata equipada com câmbio mecânico e a Pulse Plus 1.6 automática. Com 48.976 emplacamentos registrados em 2018, o Creta assumiu a liderança anual do segmento pela 1ª – e única – vez, vencendo o HR-V (47.959) por pouco mais de mil unidades. Vale ressaltar que o representante da Honda havia sido o nº 1 nos três anos anteriores.

No ano seguinte, mais especificamente em julho, a linha 2020 era apresentada com o 1º facelift do modelo. Grade redesenhada, para-choques remodelados, faróis com projetor e faróis de neblina com DRL em LED (dependendo da versão) e lanterna traseira em LED (na versão Prestige) eram as principais novidades. Enquanto a versão Sport deixou de fazer parte do catálogo, surgiu a Launch Edition, limitada a 1.200 unidades. Com 57.460 unidades em 2019, o Creta atingiu o seu desempenho anual mais expressivo até hoje.

Hyundai Creta Prestige 2020 (Prós e contras)
Hyundai Creta Prestige 2020 (Prós e contras)
Hyundai Creta Prestige 2020
Hyundai Creta Prestige 2020 (Prós e contras)
Hyundai Creta Prestige 2020

Em maio de 2020, a Hyundai substituiu a versão Attitude Plus automática pela Action trazendo mais equipamentos de série. Dois meses depois, mais uma novidade: chegava ao mercado a Limited, a mais completa equipada com motor 1.6 e câmbio automático. Ar digital, luzes diurnas em LED, seis airbags e chave presencial eram alguns dos equipamentos de série de uma versão que é oferecida até hoje.

O mês de agosto trouxe o lançamento da linha 2021. A principal novidade foi a chegada da versão Smart Plus, com posicionamento intermediário, e que fez com que as versões Smart e Pulse Plus saíssem de cena e deixassem o portfólio do modelo com cinco versões: além da novata, seguiam sendo comercializadas a Attitude 1.6 MT, a Action 1.6 AT, a Limited 1.6 AT e a Prestige 2.0 AT.

Hyundai Creta Smart Plus 2021
Creta Smart Plus
Hyundai Creta Smart Plus 2021
Creta Smart Plus

Dezembro trouxe um fato histórico para a montadora: uma unidade da versão Smart Plus, a mais recente, representou a marca de 200 mil unidades do SUV produzidas no Brasil, auxiliadas pelas 47.757 unidades registradas no ano passado. Já em 2021, considerando o período entre janeiro e julho, saíram das concessionárias 37.767 unidades - em maio, aliás, o Creta atingiu o seu recorde (6.983) -, possivelmente indicando um desempenho ainda melhor do que no ano anterior. O resultado faz do Creta o vice-líder até o momento.

Ao longo destes 55 meses, o modelo superou a marca de 230 mil unidades (média superior a 4,2 mil unidades mensais), um resultado bastante expressivo. Como se vê, o desafio da nova geração em manter o ótimo desempenho é grande, especialmente num mercado com tantos concorrentes fortes. A prometida evolução mecânica e tecnológica será capaz de suplantar o visual no mínimo polêmico e de manter a trajetória de sucesso do Creta? A conferir nos próximos meses.

ANO

MÊS

HYUNDAI CRETA

TOTAL SUVS

% TOTAL SUVS (2011-2021)

TOTAL

% SEGMENTO

2017

JAN

1.182

8,3%

14.172

0,6%

2017

FEV

2.330

14,8%

15.778

0,7%

2017

MAR

3.487

15,9%

21.920

0,9%

2017

ABR

3.055

15,9%

19.184

0,8%

2017

MAI

3.751

16,4%

22.813

0,9%

2017

JUN

3.517

16,7%

21.078

0,9%

2017

JUL

3.169

16,5%

19.178

0,8%

2017

AGO

4.378

16,7%

26.237

1,1%

2017

SET

3.466

15,5%

22.308

0,9%

2017

OUT

4.027

15,9%

25.252

1,0%

2017

NOV

4.164

16,0%

25.985

1,1%

2017

DEZ

5.099

18,3%

27.930

1,2%

2017

41.625

15,9%

261.835

10,9%

2018

JAN

2.874

12,6%

22.740

0,9%

2018

FEV

3.070

15,5%

19.744

0,8%

2018

MAR

3.670

12,8%

28.718

1,2%

2018

ABR

3.785

14,4%

26.304

1,1%

2018

MAI

3.840

14,9%

25.689

1,1%

2018

JUN

2.913

12,5%

23.268

1,0%

2018

JUL

4.237

15,1%

27.981

1,2%

2018

AGO

5.276

15,5%

34.088

1,4%

2018

SET

4.194

15,6%

26.826

1,1%

2018

OUT

5.026

14,9%

33.710

1,4%

2018

NOV

5.171

16,8%

30.827

1,3%

2018

DEZ

4.920

14,5%

33.967

1,4%

2018

48.976

14,7%

333.862

13,9%

2019

JAN

3.236

11,9%

27.239

1,1%

2019

FEV

3.984

14,3%

27.864

1,2%

2019

MAR

3.791

12,4%

30.601

1,3%

2019

ABR

4.386

13,4%

32.764

1,4%

2019

MAI

4.212

12,3%

34.164

1,4%

2019

JUN

4.636

12,7%

36.364

1,5%

2019

JUL

5.307

14,6%

36.231

1,5%

2019

AGO

6.642

18,6%

35.647

1,5%

2019

SET

4.710

12,8%

36.677

1,5%

2019

OUT

5.323

12,9%

41.357

1,7%

2019

NOV

4.608

11,1%

41.681

1,7%

2019

DEZ

6.625

14,7%

45.029

1,9%

2019

57.460

13,5%

425.618

17,7%

2020

JAN

3.733

13,3%

28.044

1,2%

2020

FEV

4.463

13,5%

33.087

1,4%

2020

MAR

3.484

12,3%

28.337

1,2%

2020

ABR

615

7,5%

8.157

0,3%

2020

MAI

1.123

11,3%

9.901

0,4%

2020

JUN

3.277

11,1%

29.619

1,2%

2020

JUL

4.016

10,4%

38.442

1,6%

2020

AGO

4.434

11,8%

37.478

1,6%

2020

SET

5.402

13,3%

40.643

1,7%

2020

OUT

5.354

12,5%

42.868

1,8%

2020

NOV

5.218

11,9%

43.746

1,8%

2020

DEZ

6.638

12,9%

51.645

2,1%

2020

47.757

12,2%

391.967

16,3%

2021

JAN

4.067

10,9%

37.325

1,6%

2021

FEV

4.825

13,2%

36.629

1,5%

2021

MAR

6.172

16,9%

36.573

1,5%

2021

ABR

5.544

14,2%

38.979

1,6%

2021

MAI

6.983

16,8%

41.608

1,7%

2021

JUN

5.902

17,2%

34.410

1,4%

2021

JUL

4.268

13,1%

32.488

1,3%

2021

37.761

14,64%

258.012

10,7%

TOTAL

233.579

9,70%

2.407.033

100,0%

Observações:

- Números contabilizados até julho/21;

- O % do segmento representa a participação do número de emplacamentos do modelo em relação ao total de SUVs compactos comercializados naquele mês;

- O % total de SUVs representa o percentual do mês em relação ao total de emplacamentos registrados entre 2011 e julho/21.

Fonte: Fenabrave (com a colaboração de Diego Dias)

 

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