Um dos mais importantes representantes dos SUVs compactos, segmento que respondeu por 258.012 unidades emplacadas entre janeiro e julho deste ano de acordo com os números oficiais da Fenabrave, o Hyundai Creta está ganhando uma geração completamente nova após quase cinco anos mostrando força no mercado brasileiro.
Apresentado ao público pela 1ª vez em novembro de 2016 durante o Salão do Automóvel, o Creta que agora se despede surgiu como grande aposta da marca sul-coreana para brigar no segmento mais promissor daquele momento – algo que se confirmou de maneira inequívoca com o passar dos anos. Montado sobre a base do sedã médio Elantra, o SUV trazia duas opções de motorização: 1.6 Gamma de 130 cv e 16,5 kgfm (com câmbio manual ou automático de 6 marchas) e 2.0 Nu de 166 cv e 20,5 kgfm (este sempre com câmbio automático de 6 velocidades).
Em janeiro de 2017, um mês após a divulgação dos preços e das seis versões que seriam comercializados no país (quatro com motor 1.6 – Attitude manual e Attitude automática, Pulse manual e Pulse automática - e duas com motor 2.0 – Pulse e Prestige, ambas automáticas), o modelo começou a ser vendido por aqui. Em agosto daquele ano quando a linha 2018 foi apresentada, a Hyundai promoveu a estreia da versão 1.6 Pulse Plus e tirou de linha a Pulse 2.0.
No mês seguinte, mais uma estreia: desta vez a versão Sport 2.0, cujo diferencial era o visual mais esportivo reforçado por rodas com acabamento escurecido, grade preta e emblema Sport na traseira. À época, a meta estabelecida pela Hyundai era comercializar uma média mensal de 3 mil unidades de todas as versões do modelo. O resultado foi ainda melhor: 41.625 unidades registradas ao longo de 2017, ou quase 3,5 mil por mês, e uma participação de mercado de quase 16%.
Em julho de 2018, a marca lançada a linha 2019 com a inclusão de TV digital nas centrais multimídia como principal novidade. Além disso, a Hyundai promoveu alterações na suspensão da versão Sport, trazendo um ajuste mais firme. Naquele momento, saía de linha a versão Pulse 1.6 com os dois tipos de câmbios.
Também no mesmo mês, chegou ao mercado a edição especial 1 Milion, para comemorar a produção de um milhão de veículos na fábrica de Piracicaba (SP) – baseada na versão Pulse Plus 1.6 e com tiragem limitada a 2 mil unidades, ela trazia uma lista de equipamentos mais completa, como bancos de couro na cor bege e chave presencial em formato de pulseira com visual sem botões e que funcionava como relógio e contador de passos e de calorias, chamada de Key Band.
Já em novembro, chegava ao mercado a versão Smart 1.6 automática, reduzindo a lacuna entre a versão mais barata equipada com câmbio mecânico e a Pulse Plus 1.6 automática. Com 48.976 emplacamentos registrados em 2018, o Creta assumiu a liderança anual do segmento pela 1ª – e única – vez, vencendo o HR-V (47.959) por pouco mais de mil unidades. Vale ressaltar que o representante da Honda havia sido o nº 1 nos três anos anteriores.
No ano seguinte, mais especificamente em julho, a linha 2020 era apresentada com o 1º facelift do modelo. Grade redesenhada, para-choques remodelados, faróis com projetor e faróis de neblina com DRL em LED (dependendo da versão) e lanterna traseira em LED (na versão Prestige) eram as principais novidades. Enquanto a versão Sport deixou de fazer parte do catálogo, surgiu a Launch Edition, limitada a 1.200 unidades. Com 57.460 unidades em 2019, o Creta atingiu o seu desempenho anual mais expressivo até hoje.
Em maio de 2020, a Hyundai substituiu a versão Attitude Plus automática pela Action trazendo mais equipamentos de série. Dois meses depois, mais uma novidade: chegava ao mercado a Limited, a mais completa equipada com motor 1.6 e câmbio automático. Ar digital, luzes diurnas em LED, seis airbags e chave presencial eram alguns dos equipamentos de série de uma versão que é oferecida até hoje.
O mês de agosto trouxe o lançamento da linha 2021. A principal novidade foi a chegada da versão Smart Plus, com posicionamento intermediário, e que fez com que as versões Smart e Pulse Plus saíssem de cena e deixassem o portfólio do modelo com cinco versões: além da novata, seguiam sendo comercializadas a Attitude 1.6 MT, a Action 1.6 AT, a Limited 1.6 AT e a Prestige 2.0 AT.
Dezembro trouxe um fato histórico para a montadora: uma unidade da versão Smart Plus, a mais recente, representou a marca de 200 mil unidades do SUV produzidas no Brasil, auxiliadas pelas 47.757 unidades registradas no ano passado. Já em 2021, considerando o período entre janeiro e julho, saíram das concessionárias 37.767 unidades - em maio, aliás, o Creta atingiu o seu recorde (6.983) -, possivelmente indicando um desempenho ainda melhor do que no ano anterior. O resultado faz do Creta o vice-líder até o momento.
Ao longo destes 55 meses, o modelo superou a marca de 230 mil unidades (média superior a 4,2 mil unidades mensais), um resultado bastante expressivo. Como se vê, o desafio da nova geração em manter o ótimo desempenho é grande, especialmente num mercado com tantos concorrentes fortes. A prometida evolução mecânica e tecnológica será capaz de suplantar o visual no mínimo polêmico e de manter a trajetória de sucesso do Creta? A conferir nos próximos meses.
ANO | MÊS | HYUNDAI CRETA | TOTAL SUVS | % TOTAL SUVS (2011-2021) | |
TOTAL | % SEGMENTO | ||||
2017 | JAN | 1.182 | 8,3% | 14.172 | 0,6% |
2017 | FEV | 2.330 | 14,8% | 15.778 | 0,7% |
2017 | MAR | 3.487 | 15,9% | 21.920 | 0,9% |
2017 | ABR | 3.055 | 15,9% | 19.184 | 0,8% |
2017 | MAI | 3.751 | 16,4% | 22.813 | 0,9% |
2017 | JUN | 3.517 | 16,7% | 21.078 | 0,9% |
2017 | JUL | 3.169 | 16,5% | 19.178 | 0,8% |
2017 | AGO | 4.378 | 16,7% | 26.237 | 1,1% |
2017 | SET | 3.466 | 15,5% | 22.308 | 0,9% |
2017 | OUT | 4.027 | 15,9% | 25.252 | 1,0% |
2017 | NOV | 4.164 | 16,0% | 25.985 | 1,1% |
2017 | DEZ | 5.099 | 18,3% | 27.930 | 1,2% |
2017 | 41.625 | 15,9% | 261.835 | 10,9% | |
2018 | JAN | 2.874 | 12,6% | 22.740 | 0,9% |
2018 | FEV | 3.070 | 15,5% | 19.744 | 0,8% |
2018 | MAR | 3.670 | 12,8% | 28.718 | 1,2% |
2018 | ABR | 3.785 | 14,4% | 26.304 | 1,1% |
2018 | MAI | 3.840 | 14,9% | 25.689 | 1,1% |
2018 | JUN | 2.913 | 12,5% | 23.268 | 1,0% |
2018 | JUL | 4.237 | 15,1% | 27.981 | 1,2% |
2018 | AGO | 5.276 | 15,5% | 34.088 | 1,4% |
2018 | SET | 4.194 | 15,6% | 26.826 | 1,1% |
2018 | OUT | 5.026 | 14,9% | 33.710 | 1,4% |
2018 | NOV | 5.171 | 16,8% | 30.827 | 1,3% |
2018 | DEZ | 4.920 | 14,5% | 33.967 | 1,4% |
2018 | 48.976 | 14,7% | 333.862 | 13,9% | |
2019 | JAN | 3.236 | 11,9% | 27.239 | 1,1% |
2019 | FEV | 3.984 | 14,3% | 27.864 | 1,2% |
2019 | MAR | 3.791 | 12,4% | 30.601 | 1,3% |
2019 | ABR | 4.386 | 13,4% | 32.764 | 1,4% |
2019 | MAI | 4.212 | 12,3% | 34.164 | 1,4% |
2019 | JUN | 4.636 | 12,7% | 36.364 | 1,5% |
2019 | JUL | 5.307 | 14,6% | 36.231 | 1,5% |
2019 | AGO | 6.642 | 18,6% | 35.647 | 1,5% |
2019 | SET | 4.710 | 12,8% | 36.677 | 1,5% |
2019 | OUT | 5.323 | 12,9% | 41.357 | 1,7% |
2019 | NOV | 4.608 | 11,1% | 41.681 | 1,7% |
2019 | DEZ | 6.625 | 14,7% | 45.029 | 1,9% |
2019 | 57.460 | 13,5% | 425.618 | 17,7% | |
2020 | JAN | 3.733 | 13,3% | 28.044 | 1,2% |
2020 | FEV | 4.463 | 13,5% | 33.087 | 1,4% |
2020 | MAR | 3.484 | 12,3% | 28.337 | 1,2% |
2020 | ABR | 615 | 7,5% | 8.157 | 0,3% |
2020 | MAI | 1.123 | 11,3% | 9.901 | 0,4% |
2020 | JUN | 3.277 | 11,1% | 29.619 | 1,2% |
2020 | JUL | 4.016 | 10,4% | 38.442 | 1,6% |
2020 | AGO | 4.434 | 11,8% | 37.478 | 1,6% |
2020 | SET | 5.402 | 13,3% | 40.643 | 1,7% |
2020 | OUT | 5.354 | 12,5% | 42.868 | 1,8% |
2020 | NOV | 5.218 | 11,9% | 43.746 | 1,8% |
2020 | DEZ | 6.638 | 12,9% | 51.645 | 2,1% |
2020 | 47.757 | 12,2% | 391.967 | 16,3% | |
2021 | JAN | 4.067 | 10,9% | 37.325 | 1,6% |
2021 | FEV | 4.825 | 13,2% | 36.629 | 1,5% |
2021 | MAR | 6.172 | 16,9% | 36.573 | 1,5% |
2021 | ABR | 5.544 | 14,2% | 38.979 | 1,6% |
2021 | MAI | 6.983 | 16,8% | 41.608 | 1,7% |
2021 | JUN | 5.902 | 17,2% | 34.410 | 1,4% |
2021 | JUL | 4.268 | 13,1% | 32.488 | 1,3% |
2021 | 37.761 | 14,64% | 258.012 | 10,7% | |
TOTAL | 233.579 | 9,70% | 2.407.033 | 100,0% |
Observações:
- Números contabilizados até julho/21;
- O % do segmento representa a participação do número de emplacamentos do modelo em relação ao total de SUVs compactos comercializados naquele mês;
- O % total de SUVs representa o percentual do mês em relação ao total de emplacamentos registrados entre 2011 e julho/21.
Fonte: Fenabrave (com a colaboração de Diego Dias)