A Hyundai terá um novo SUV compacto, que na verdade será posicionado como um “mini-SUV” ainda menor que o Venue, que por sua vez fica abaixo do novo Creta 2022 – que será lançado nesta quarta-feira (25) no Brasil. Voltando o mini-SUV, ele será chamado de Hyundai Casper e, de acordo com o site Autocar India, ele vai ser vendido na Coreia do Sul e terá como destino também mercados emergentes como a Índia.
Ainda segundo o site indiano, a produção do novo Hyundai Casper está confirmada para setembro. Além disso, um documento vazado revelou a motorização do mini-SUV, que ao menos para o mercado sul-coreano terá opção de motor 1.0 naturalmente aspirado de 77 cv e outro 1.0 turbo TGDI de 101 cv – este último o mesmo propulsor utilizado pelo Venue no mercado indiano. Ambos virão sempre equipados com transmissão automática de 4 marchas.
Resta saber quais motores vão ser oferecidos na Índia para o novo Casper. O mais lógico em questão de mercado é que o 1.0 turbo a gasolina fique reservado para as versões mais caras, enquanto que as versões mais básicas podem receber o mesmo motor 1.2 aspirado de 83 cv do Hyundai Grand i10 Nios, um hatch compacto vendido na Índia, ou quem sabe mesmo o motor 1.1 de 69 cv aspirado do Santro (hatch subcompacto).
Sobre o câmbio, a aposta é que seja um manual de 5 marchas, já que o Smart Auto AMT (uma transmissão manual automatizada desenvolvida pela Hyundai) não deve ser a caixa mais indicada para o mini-SUV. O que podemos afirmar é que o Casper será o menor SUV da Hyundai dentro de seu portfólio global, sendo menor até que o Venue – que já é compacto com seus 3,99 metros de comprimento. Ou seja, espere por algo na casa dos 3,80 para o Casper. Assim, a gama de SUVs da montadora ficaria nessa ordem: Casper, Venue, Kona, Creta, Tucson, Santa Fe e Palisade.
O novo Casper vai utilizar a plataforma de carros compactos K1, a mesma que serve de base para modelos como o Grand i10 Nios e o subcompacto Santro. E embora o novo mini-SUV não tenha sido visto sem camuflagem (pelo contrário, as camuflagens usadas até o momento são pesadas), os flagras revelaram alguns elementos de design que foram suficientes para o esboço dessa projeção do site Autospy.
Assim, o estilo do Casper será marcado pelos faróis em duas seções, com as luzes diurnas de LEDs (DRL) acima próximo do capô e os faróis principais redondos alocados abaixo e integrados a grade dianteira – essa com acabamento trançado. Em geral, o formato da carroceria mistura quadrado com cantos arredondados num desenho mais vertical (um tanto peculiar), com a porta traseira vindo com a maçaneta embutida na janela.
As caixas de rodas são bem demarcadas para reforçar a sensação de robustez, com o mini-SUV vindo ainda com rodas de seis raios e rack de teto. A imagem revela ainda que a cabine poderá ter revestimento branco.
A previsão é que o novo Hyundai Casper seja lançado em setembro, quando as primeiras unidades já estarão sendo produzidas. As vendas começarão na Coréia do Sul, com a Índia sendo o próximo mercado a receber o novo mini-SUV. No mercado indiano, ele vai brigar com modelos como o Tata HBX e Suzuki Ignis.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Autocar India, AutoSpy
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ex-executivo da Nissan é anunciado como novo chefão global da Hyundai
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia