Após meses de notícias de bastidores, a Great Wall Motors está próxima de anunciar sua chegada ao Brasil. Um dos modelos que a fabricante chinesa venderá no Brasil é a picape média Poer, modelo que chegará para rivalizar com Toyota Hilux, Chevrolet S10, Volkswagen Amarok, Ford Ranger e cia.
Até mesmo uma conta no Instagram, que foi removida dada a repercussão, apontava para o modelo com descrição “Brasil, estamos chegando!”, enquanto as imagens mostram a lanterna, os faróis full-LED e o logo da empresa na grade da picape Poer.
As últimas notícias diziam que a Great Wall Motors teria negociado a compra da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis e que usará o complexo para montar SUVs a partir de 2024. Até lá, a marca chinesa iniciaria sua operação como importadora, com o utilitário médio H6 e a picape Poer, com homologações e lançamentos acontecendo ao longo de 2022.
A Poer é uma picape média de fato, com longarinas e porte adequado. Mede 5,41 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,88 m de altura e com 3,23 m de entre-eixos. Como comparação, a Toyota Hilux, líder da categoria, tem 5,32 m de comprimento e 3,08 m de ente-eixos. A caçamba tem capacidade de carga de 1.050 kg e a distância em relação ao solo é de 22,7 centímetros.
Na China, é vendida com duas motorizações. A primeira é um 2.0 turbo de quatro cilindros, abastecido com gasolina que entrega 190 cv a 4.000 rpm e 36,7 kgfm de torque entre 1.800 e 3.600 rpm. Pode ter tração 4x2 ou 4x4 e a transmissão é sempre uma automática de 8 marchas feita pela ZF. Já a variante diesel adota um 2.0 turbodiesel de 163 cv 3.600 rpm a 40,8 kgfm entre 1.500 e 2.500 rpm. Existe ainda uma versão elétrica de 200 cv e autonomia de 405 km.
A versão mais equipada da Poer traz equipamentos como assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, leitor de placas de trânsito, 6 airbags, frenagem automática de emergência, assistente de estacionamento, central multimídia com tela de 9”, painel de instrumentos digital de 7”, faróis e lanternas em LED, teto solar elétrico e mais.
Para o mercado chinês, a Great Wall Poer parte de 126.800 yuan (R$ 102.238), chegando a 166.800 yuan (R$ 134.490). Isso dá muita margem para que a empresa consiga trabalhar com preços próximos de suas rivais, perto dos R$ 200 mil, mesmo considerando todos os impostos as serem cobrados e a diferença da cotação do real. Como a Great Wall terá que iniciar a operação do zero, criando uma rede de concessionários e iniciando a homologação, o lançamento provavelmente acontecerá somente em 2022.
Embora a conta no Instagram tenha sido apagada, a informação de que a picape Poer será vendida no Brasil é verdadeira. Motor1.com apurou junto à fontes que a estratégia de expansão da marca contempla o modelo, que inclusive já está à venda nos mercados que a marca chegou recentemente.
O anúncio oficial, assim como informações detalhadas sobre a operação da Great Wall no Brasil, partirá da matriz na China. Possivelmente, foi esta questão hierárquica o motivo para a remoção da conta criada no Instagram. De todo modo, a picape e outros modelos farão parte do anúncio oficial.
*ATUALIZADO em 04/08/2021 - 16h00.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja como é o novo motor de 8 cilindros para motos da GWM
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Opinião: Onda elétrica da China quer dominar o mundo
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
GWM Brasil anuncia inauguração de 32 lojas em shoppings de 14 estados
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Aguardado no Brasil, Haval Jolion é lançado antes na Argentina