A Great Wall Motors (GWM), maior montadora privada da China, está interessada em abrir uma fábrica de carros elétricos no Brasil e teria procurado autoridades brasileiras na semana passada, segundo afirma Lauro Jardim em sua coluna no O Globo. 

De acordo com o que foi apurado pela coluna, a montadora chinesa teria como objetivo se instalar na região Sudeste, mais precisamente no estado do Rio de Janeiro, para produzir carros elétricos e utilitários leves. Caso os planos se concretizem, a meta seria de iniciar a exportação de veículos já em 2022. 

Galeria: Great Wall Euler White Cat

O interesse da Great Wall no Brasil não é de hoje. A gigante chinesa já vem sondando o nosso mercado há alguns anos com o objetivo de encontrar um estado que ofereça benefícios fiscais adequados para que a empresa possa instalar sua fábrica. 

Atualmente, a Great Wall Motors engloba quatro marcas de veículos: Great Wall, Haval, Wey e ORA, sendo esta última uma divisão exclusiva de carros elétricos. Na China, a GWM está promovendo grandes projetos de expansão e, globalmente, a empresa possui fábricas no Equador, Malásia, Tunísia, Bulgária e Rússia.

Ao todo são 17 unidades de produção no sistema de manufatura global chamado "12 + 5" (12 bases de produção de veículos completos e 5 unidades que trabalham com kits desmontáveis/CKD). A pesquisa e desenvolvimento global da GWM cobre a Europa, Ásia e América do Norte, com centros específicos estabelecidos no Japão, Estados Unidos, Alemanha, Índia, Áustria e Coréia do Sul.

Será interessante observar o movimento da Great Wall no Brasil e, caso o projeto da fábrica se concretize, avaliar qual será sua estratégia de produção e mercado, uma vez que o país ainda não oferece incentivos consistentes para a fabricação local de carros elétricos.  

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: O Globo

Galeria: Great Wall Ora Good Cat