Europa: Tesla Model 3 conquista vice-liderança inédita em junho
VW Golf lidera no 1º semestre, mas vantagem sobre demais se reduz
Próximo de 1,3 milhão de veículos vendidos em junho, o mercado europeu cresceu 13,3% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a ACEA, entidade que representa os fabricantes no continente, este foi o 4º mês seguido com números positivos. Mas há um porém: em relação a 2019, período pré-pandemia, foram aproximadamente 200 mil unidades a menos.
Em alta próxima dos 30%, a Volkswagen (155.168) abriu mais de 70 mil unidades sobre a rival mais próxima. Embora em baixa de quase 24%, a maior do top 20, a Renault (82.593) foi a 2ª, avanço de 5 posições acima em relação a maio. Repetindo seu melhor posicionamento do continente (janeiro, fevereiro e maio) de acordo com o Best Selling Cars Blog, a Toyota (77.822) completou o pódio
POS. |
MARCA |
JUN.21 |
% MERCADO 2021 |
JUN.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VOLKSWAGEN |
155.168 |
12,1% |
120.358 |
10,6% |
28,9% |
2º |
RENAULT |
82.593 |
6,4% |
108.402 |
9,6% |
-23,8% |
3º |
TOYOTA |
77.822 |
6,1% |
59.109 |
5,2% |
31,7% |
4º |
PEUGEOT |
72.793 |
5,7% |
74.282 |
6,6% |
-2,0% |
5º |
BMW |
69.894 |
5,4% |
57.831 |
5,1% |
20,9% |
6º |
AUDI |
69.560 |
5,4% |
52.393 |
4,6% |
32,8% |
7º |
SKODA |
65.430 |
5,1% |
60.096 |
5,3% |
8,9% |
8º |
MERCEDES-BENZ |
56.367 |
4,4% |
64.663 |
5,7% |
-12,8% |
9º |
FIAT |
55.633 |
4,3% |
46.657 |
4,1% |
19,2% |
10º |
HYUNDAI |
54.946 |
4,3% |
35.045 |
3,1% |
56,8% |
11º |
OPEL/VAUXHALL |
53.940 |
4,2% |
42.562 |
3,8% |
26,7% |
12º |
KIA |
50.710 |
4,0% |
34.606 |
3,1% |
46,5% |
13º |
FORD |
50.671 |
4,0% |
63.181 |
5,6% |
-19,8% |
14º |
CITROËN |
49.318 |
3,8% |
46.710 |
4,1% |
5,6% |
15º |
SEAT |
48.616 |
3,8% |
33.343 |
2,9% |
45,8% |
16º |
DACIA |
44.294 |
3,5% |
47.680 |
4,2% |
-7,1% |
17º |
VOLVO |
28.982 |
2,3% |
31.111 |
2,7% |
-6,8% |
18º |
NISSAN |
21.182 |
1,7% |
24.239 |
2,1% |
-12,6% |
19º |
MINI |
18.060 |
1,4% |
16.341 |
1,4% |
10,5% |
20º |
MAZDA |
17.561 |
1,4% |
11.974 |
1,1% |
46,7% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
1.282.503 |
... |
1.131.895 |
... |
13,3% |
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Espanha e Suécia) + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido.
Em seu 4º mês seguido no topo, o VW Golf foi o preferido por 27.627 consumidores. O grande destaque do mês passado, no entanto, veio de uma marca norte-americana: com 25.934 unidades, quase 270% a mais do que há um ano, o Tesla Model 3 jamais havia chegado ao pódio – segundo a consultoria JATO, o modelo foi o líder no mês passado em países como Áustria, Noruega, Suíça e Reino Unido.
Líder há um ano com sobras, o Renault Clio (23.008) amargou uma queda de quase 40%, mas ainda emplacou o suficiente para assegurar a 3ª posição – outro representante da marca francesa no pelotão de cima, o Captur (20.763) também perdeu espaço (-6,9%). 11º em maio, o Dacia Sandero (22.619) saltou para o 4º lugar.
Único representante de marcas orientais entre os 20 primeiros, o Toyota Yaris (21.306) ficou a apenas 204 unidades do Opel / Vauxhall Corsa (21.506), 5º. O VW T-Roc, com 21.147 unidades, foi o SUV preferido pelo 2º mês seguido. Em leve baixa, o Peugeot 208 (18.652) foi superado pelo 2008 (19.290). Com a maior queda entre os 50 (-42,4%), o Ford Fiesta (8.805) foi apenas o 45º.
POS. |
MODELO |
JUN.21 |
% MERCADO 2021 |
JUN.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VW GOLF |
27.627 |
2,2% |
24.506 |
2,2% |
12,7% |
2º |
TESLA MODEL3 |
25.934 |
2,0% |
7.148 |
0,6% |
262,8% |
3º |
RENAULT CLIO |
23.008 |
1,8% |
37.104 |
3,3% |
-38,0% |
4º |
DACIA SANDERO |
22.619 |
1,8% |
20.679 |
1,8% |
9,4% |
5º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
21.506 |
1,7% |
17.070 |
1,5% |
26,0% |
6º |
TOYOTA YARIS |
21.302 |
1,7% |
18.997 |
1,7% |
12,1% |
7º |
FIAT 500 |
21.215 |
1,7% |
13.562 |
1,2% |
56,4% |
8º |
VW T-ROC |
21.147 |
1,6% |
15.975 |
1,4% |
32,4% |
9º |
VW TIGUAN |
20.814 |
1,6% |
18.786 |
1,7% |
10,8% |
10º |
RENAULT CAPTUR |
20.763 |
1,6% |
22.305 |
2,0% |
-6,9% |
11º |
PEUGEOT 2008 |
19.290 |
1,5% |
17.097 |
1,5% |
12,8% |
12º |
PEUGEOT 208 |
18.652 |
1,5% |
19.197 |
1,7% |
-2,8% |
13º |
VW POLO |
18.602 |
1,5% |
16.249 |
1,4% |
14,5% |
14º |
CITROËN C3 |
16.711 |
1,3% |
15.363 |
1,4% |
8,8% |
15º |
FORD PUMA |
16.337 |
1,3% |
10.256 |
0,9% |
59,3% |
16º |
VW T-CROSS |
15.327 |
1,2% |
10.993 |
1,0% |
39,4% |
17º |
DACIA DUSTER |
15.127 |
1,2% |
17.424 |
1,5% |
-13,2% |
18º |
PEUGEOT 3008 |
15.039 |
1,2% |
12.303 |
1,1% |
22,2% |
19º |
SKODA OCTAVIA |
14.632 |
1,1% |
16.579 |
1,5% |
-11,7% |
20º |
HYUNDAI TUCSON |
14.551 |
1,1% |
8.001 |
0,7% |
81,9% |
21º |
TOYOTA COROLLA |
14.193 |
1,1% |
9.371 |
0,8% |
51,5% |
22º |
FIAT PANDA |
13.422 |
1,0% |
12.616 |
1,1% |
6,4% |
23º |
AUDI A3 |
13.209 |
1,0% |
9.536 |
0,8% |
38,5% |
24º |
VOLVO XC40 |
12.820 |
1,0% |
11.300 |
1,0% |
13,5% |
25º |
HYUNDAI KONA |
12.770 |
1,0% |
9.934 |
0,9% |
28,5% |
26º |
TOYOTA C-HR |
12.671 |
1,0% |
8.555 |
0,8% |
48,1% |
27º |
MINI |
12.133 |
0,9% |
10.522 |
0,9% |
15,3% |
28º |
BMW SÉRIE 3 |
12.118 |
0,9% |
9.160 |
0,8% |
32,3% |
29º |
BMW SÉRIE 1 |
11.934 |
0,9% |
9.276 |
0,8% |
28,7% |
30º |
FORD KUGA |
11.440 |
0,9% |
8.156 |
0,7% |
40,3% |
31º |
TOYOTA AYGO |
11.230 |
0,9% |
7.779 |
0,7% |
44,4% |
32º |
SEAT ARONA |
11.192 |
0,9% |
7.157 |
0,6% |
56,4% |
33º |
TOYOTA RAV4 |
11.181 |
0,9% |
8.653 |
0,8% |
29,2% |
34º |
SEAT LEON |
10.896 |
0,8% |
10.063 |
0,9% |
8,3% |
35º |
VW PASSAT |
10.208 |
0,8% |
7.774 |
0,7% |
31,3% |
36º |
MERCEDES CLASSE A |
10.198 |
0,8% |
14.772 |
1,3% |
-31,0% |
37º |
KIA CEED |
9.945 |
0,8% |
6.157 |
0,5% |
61,5% |
38º |
SKODA FABIA |
9.850 |
0,8% |
10.095 |
0,9% |
-2,4% |
39º |
BMW X3 |
9.802 |
0,8% |
5.542 |
0,5% |
76,9% |
40º |
AUDI Q3 |
9.728 |
0,8% |
8.608 |
0,8% |
13,0% |
41º |
KIA SPORTAGE |
9.666 |
0,8% |
5.913 |
0,5% |
63,5% |
42º |
SKODA KAMIQ |
9.530 |
0,7% |
7.716 |
0,7% |
23,5% |
43º |
OPEL/VAUXHALL CROSSLAND X |
9.154 |
0,7% |
8.877 |
0,8% |
3,1% |
44º |
SEAT IBIZA |
8.918 |
0,7% |
5.947 |
0,5% |
50,0% |
45º |
FORD FIESTA |
8.805 |
0,7% |
15.295 |
1,4% |
-42,4% |
46º |
NISSAN QASHQAI |
8.668 |
0,7% |
11.950 |
1,1% |
-27,5% |
47º |
RENAULT ZOE |
8.633 |
0,7% |
10.467 |
0,9% |
-17,5% |
48º |
KIA NIRO |
8.440 |
0,7% |
6.179 |
0,5% |
36,6% |
49º |
RENAULT TWINGO |
8.384 |
0,7% |
12.315 |
1,1% |
-31,9% |
50º |
RENAULT MEGANE |
8.290 |
0,6% |
8.110 |
0,7% |
2,2% |
No 1º Semestre
Já as vendas no 1º semestre cresceram 27,1% na comparação com 2020, com 6.486.351 unidades. Com mais de 300 mil unidades de vantagem sobre a Peugeot (423.374), a Volkswagen (733.846) manteve uma mais do que confortável liderança entre as marcas. Com a maior evolução entre as 10 primeiras, a Toyota (386.236) conquistou uma surpreendente 3ª posição.
Em 4º, a BMW (375.809) assumiu a liderança entre as premium – 4ª colocada no ano passado, a Mercedes (348.527) viu uma vantagem superior a 10 mil unidades sobre a rival se transformar num prejuízo superior a 27 mil e caiu para 6º. A Renault (368.798), 5ª, foi a única da lista com crescimento de apenas um dígito (+3,2%).
POS. |
MARCA |
1º SEM.21 |
% MERCADO 2021 |
1º SEM.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VOLKSWAGEN |
733.846 |
11,3% |
579.612 |
11,4% |
26,6% |
2º |
PEUGEOT |
423.374 |
6,5% |
316.207 |
6,2% |
33,9% |
3º |
TOYOTA |
386.236 |
6,0% |
278.586 |
5,5% |
38,6% |
4º |
BMW |
375.809 |
5,8% |
286.103 |
5,6% |
31,4% |
5º |
RENAULT |
368.798 |
5,7% |
357.217 |
7,0% |
3,2% |
6º |
MERCEDES-BENZ |
348.527 |
5,4% |
296.540 |
5,8% |
17,5% |
7º |
SKODA |
346.435 |
5,3% |
279.355 |
5,5% |
24,0% |
8º |
AUDI |
344.586 |
5,3% |
261.598 |
5,1% |
31,7% |
9º |
FORD |
308.369 |
4,8% |
270.835 |
5,3% |
13,9% |
10º |
FIAT |
280.692 |
4,3% |
209.011 |
4,1% |
34,3% |
11º |
OPEL/VAUXHALL |
275.329 |
4,2% |
213.849 |
4,2% |
28,7% |
12º |
CITROËN |
261.988 |
4,0% |
204.381 |
4,0% |
28,2% |
13º |
KIA |
251.236 |
3,9% |
178.393 |
3,5% |
40,8% |
14º |
HYUNDAI |
242.922 |
3,7% |
174.425 |
3,4% |
39,3% |
15º |
SEAT |
233.955 |
3,6% |
166.186 |
3,3% |
40,8% |
16º |
DACIA |
191.268 |
2,9% |
166.188 |
3,3% |
15,1% |
17º |
VOLVO |
166.594 |
2,6% |
127.721 |
2,5% |
30,4% |
18º |
NISSAN |
136.712 |
2,1% |
127.046 |
2,5% |
7,6% |
19º |
MINI |
93.758 |
1,4% |
70.612 |
1,4% |
32,8% |
20º |
MAZDA |
80.501 |
1,2% |
59.006 |
1,2% |
36,4% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
ACUMULADO |
6.486.351 |
100,0% |
5.101.738 |
100,0% |
27,1% |
Líder no acumulado de 2021 até abril, o Peugeot 208 (114.181) já amarga uma diferença superior a 12 mil unidades em relação ao VW Golf (126.552). Com crescimento bem maior do que os 2 primeiros, o Toyota Yaris (111.383) surpreende com o 3º lugar. Vice-líder em 2020, o Renault Clio (110.641) caiu para 4º - mais do que isso, foi o único do top 20 a vender menos do que no ano passado (-6,9%).
Pouco atrás do Opel / Vauxhall Corsa (108.540), o Peugeot 2008 (107.339) superou – por bem pouco - o VW Tiguan (106.935) para assumir a liderança entre os SUVs. Dono da maior evolução entre os primeiros colocados (+131%), o Puma (83.795) foi o Ford mais bem posicionado, em 14º - outro modelo da marca, o Kuga (61.746), 28º, foi o campeão de crescimento (+207%).
Em 21º, o Volvo XC40 (72.908) foi o premium nº 1 do continente graças a um avanço de mais de 80%. Outrora entre os primeiros colocados, o Ford Fiesta (63.551), em baixa (-9,4%), figurou numa modesta 27ª posição. Situação ainda pior para o Focus (49.978): de 5º em 2020, o modelo da marca norte-americana perdeu quase 40% de seus compradores e despencou para a 40ª posição.
POS. |
MODELO |
1º SEM.21 |
% MERCADO 2021 |
1º SEM.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VW GOLF |
126.552 |
2,0% |
119.940 |
2,4% |
5,5% |
2º |
PEUGEOT 208 |
114.181 |
1,8% |
85.026 |
1,7% |
34,3% |
3º |
TOYOTA YARIS |
111.383 |
1,7% |
73.148 |
1,4% |
52,3% |
4º |
RENAULT CLIO |
110.641 |
1,7% |
118.824 |
2,3% |
-6,9% |
5º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
108.540 |
1,7% |
79.779 |
1,6% |
36,1% |
6º |
PEUGEOT 2008 |
107.339 |
1,7% |
53.273 |
1,0% |
101,5% |
7º |
VW TIGUAN |
106.935 |
1,6% |
83.698 |
1,6% |
27,8% |
8º |
VW T-ROC |
105.584 |
1,6% |
69.184 |
1,4% |
52,6% |
9º |
FIAT 500 |
95.559 |
1,5% |
56.603 |
1,1% |
68,8% |
10º |
CITROËN C3 |
95.090 |
1,5% |
65.055 |
1,3% |
46,2% |
11º |
DACIA SANDERO |
95.077 |
1,5% |
67.721 |
1,3% |
40,4% |
12º |
RENAULT CAPTUR |
93.503 |
1,4% |
70.221 |
1,4% |
33,2% |
13º |
SKODA OCTAVIA |
89.423 |
1,4% |
76.356 |
1,5% |
17,1% |
14º |
FORD PUMA |
83.795 |
1,3% |
36.298 |
0,7% |
130,9% |
15º |
PEUGEOT 3008 |
82.435 |
1,3% |
58.633 |
1,1% |
40,6% |
16º |
VW POLO |
81.675 |
1,3% |
74.180 |
1,5% |
10,1% |
17º |
FIAT PANDA |
79.660 |
1,2% |
59.281 |
1,2% |
34,4% |
18º |
TOYOTA COROLLA |
74.376 |
1,1% |
60.096 |
1,2% |
23,8% |
19º |
HYUNDAI TUCSON |
73.938 |
1,1% |
39.612 |
0,8% |
86,7% |
20º |
DACIA DUSTER |
73.263 |
1,1% |
57.970 |
1,1% |
26,4% |
21º |
VOLVO XC40 |
72.908 |
1,1% |
39.944 |
0,8% |
82,5% |
22º |
VW T-CROSS |
69.853 |
1,1% |
51.333 |
1,0% |
36,1% |
23º |
MERCEDES CLASSE A |
69.141 |
1,1% |
62.479 |
1,2% |
10,7% |
24º |
BMW SÉRIE 3 |
66.882 |
1,0% |
51.823 |
1,0% |
29,1% |
25º |
TESLA MODEL3 |
66.864 |
1,0% |
32.287 |
0,6% |
107,1% |
26º |
AUDI A3 |
64.024 |
1,0% |
37.071 |
0,7% |
72,7% |
27º |
FORD FIESTA |
63.551 |
1,0% |
70.106 |
1,4% |
-9,4% |
28º |
FORD KUGA |
61.746 |
1,0% |
20.144 |
0,4% |
206,5% |
29º |
NISSAN QASHQAI |
61.017 |
0,9% |
61.017 |
1,2% |
0,0% |
30º |
TOYOTA C-HR |
60.497 |
0,9% |
44.448 |
0,9% |
36,1% |
31º |
BMW SÉRIE 1 |
60.000 |
0,9% |
44.516 |
0,9% |
34,8% |
32º |
MINI |
59.264 |
0,9% |
44.774 |
0,9% |
32,4% |
33º |
TOYOTA RAV4 |
56.234 |
0,9% |
37.250 |
0,7% |
51,0% |
34º |
HYUNDAI KONA |
54.490 |
0,8% |
45.527 |
0,9% |
19,7% |
35º |
VW PASSAT |
54.344 |
0,8% |
50.053 |
1,0% |
8,6% |
36º |
SEAT LEON |
53.301 |
0,8% |
45.801 |
0,9% |
16,4% |
37º |
SEAT ARONA |
52.541 |
0,8% |
37.327 |
0,7% |
40,8% |
38º |
AUDI Q3 |
51.469 |
0,8% |
39.766 |
0,8% |
29,4% |
39º |
BMW X1 |
50.321 |
0,8% |
35.208 |
0,7% |
42,9% |
40º |
FORD FOCUS |
49.978 |
0,8% |
82.873 |
1,6% |
-39,7% |
41º |
SKODA FABIA |
49.896 |
0,8% |
45.345 |
0,9% |
10,0% |
42º |
OPEL/VAUXHALL CROSSLAND X |
49.857 |
0,8% |
42.612 |
0,8% |
17,0% |
43º |
SKODA KAMIQ |
48.695 |
0,8% |
31.723 |
0,6% |
53,5% |
44º |
SKODA KAROQ |
48.433 |
0,7% |
36.772 |
0,7% |
31,7% |
45º |
KIA SPORTAGE |
47.814 |
0,7% |
33.273 |
0,7% |
43,7% |
46º |
TOYOTA AYGO |
47.346 |
0,7% |
36.845 |
0,7% |
28,5% |
47º |
SEAT IBIZA |
43.230 |
0,7% |
29.521 |
0,6% |
46,4% |
48º |
KIA NIRO |
42.786 |
0,7% |
27.545 |
0,5% |
55,3% |
49º |
VOLVO XC60 |
41.934 |
0,6% |
31.299 |
0,6% |
34,0% |
50º |
RENAULT MEGANE |
40.849 |
0,6% |
31.423 |
0,6% |
30,0% |
Fontes: JATO / ACEA / Autonews Europe / Best Selling Cars Blog
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault volta atrás e garante que Clio terá nova geração; veja projeção
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Lançamentos Renault 2023: novo SUV, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Clio reestilizado adianta futuro SUV brasileiro da Renault
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Europa em novembro: Renault Clio comanda domínio francês