Depois do lançamento do novo Duster no ano passado e no começo deste mês o novo Captur 2022 com motor 1.3 turbo, a Renault prepara o lançamento da nova Duster Oroch. Prova disso é que a picape do Duster foi vista mais uma vez rodando em testes pelas ruas, dessa vez em Curitiba (PR), vizinha a cidade de São José dos Pinhais onde a Renault tem sua fábrica.
O flagra foi divulgado na página do @mentirasautomotivas no Instagram, no qual mostra a nova Duster Oroch de frente. Nas imagens tanto a dianteira quanto a parte lateral traseira aparecem cobertas com a típica camuflagem usadas pelas marcas, o que indica alterações visuais para a picape – que receberá sua primeira mudança de design desde que estreou (e inaugurou o segmento, antes da Toro) no Brasil em 2016.
Nas fotos foram vistas duas Duster Oroch, que revelam algumas mudanças, como uma nova grade dianteira que desce até próximo da placa, enquanto os filetes horizontais parecem ter desenho parecido ao do novo Duster brasileiro. Já o capô aparentemente não apresenta nenhum vinco novo e deve ser igual. No flagra postado na sexta-feira passada (23), o vídeo revela que a traseira da picape ganhará ao menos lanternas com novo arranjo interno e grafismos redesenhados na tampa da caçamba.
Mas vale lembrar que não podemos descartar a possibilidade da picape atualizada se tratar apenas de um facelift, já que o modelo fotografado não parece herdar as mesmas mudanças da nova geração do SUV compacto. Repare em detalhes como a inclinação da coluna A e para-brisa, que permanecem iguais ao do Duster antigo, além do capô – que traz uma linha contínua em direção a coluna A (no novo ela segue reto e vai em direção ao para-brisa). Outros detalhes que corroboram a nossa tese são os faróis iguais ao da Oroch atual – que podem ser temporários nos carros de teste, uma tentativa para despistar sobre as reais mudanças do modelo.
Uma possibilidade é que a nova Duster Oroch receba o mesmo facelift (ou em parte) aplicado no Duster indiano, uma solução local, já que o SUV não mudou de geração por lá. Mas isso vamos ter certeza somente quando a picape for flagrada com menos disfarces da próxima vez. E por falar no Duster indiano, ele vai sair de linha ainda neste ano, segundo o site Economic Times. Desde que concorrentes mais modernos como Kia Seltos e Hyundai Creta chegaram na Índia, o SUV da Renault começou a perder espaço por lá – justamente por não trocar de geração.
Isso se encaixa com o que foi revelado por Pablo Sibilla, presidente da Renault Argentina, em uma entrevista ao site Argentina Autoblog. O executivo disse que a picape "terá evoluções de produto, mas não seguirá o mesmo caminho que o Duster. Terá uma evolução diferente." A picape deve receber algumas pequenas mudanças no interior para aproveitar as peças usadas no novo Duster, além de uma nova multimídia e, no máximo, novos materiais no acabamento.
Sob o capô, fica a expectativa para o novo motor 1.3 turbo de 170 cv e 27,5 kgfm de torque que estreou no Captur 2022. Ele seria bem-vindo para substituir o antigo 2.0 aspirado de 148 cv nas versões mais caras, fora que a defasada transmissão automática de 4 marchas daria lugar ao novo câmbio CVT.
Como a Renault prepara a chegada do Kwid reestilizado para este ano, a Duster Oroch deve ficar somente para 2022, principalmente para aproveitar o início da produção do motor 1.3 turbo no Brasil - no momento, ele vem importado para equipar somente o Captur. O propulsor será adotado também pelo Duster e, como o volume de vendas do SUV é maior, a picape deve ficar para meados do ano que vem.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Nova picape da Renault é confirmada e chegará em 2026 como 'anti-Toro'
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Avaliação: Renault Oroch Iconic 1.6 MT é picape de trabalho com algo a mais
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Renault reafirma produção de picape sucessora da Oroch na Argentina