page ad skin

Land Rover Defender pode ganhar motor BMW com mais de 600 cv

Possivelmente batizado de Defender SVR, utilitário inglês deve receber motor V8 4.4 biturbo da fabricante alemã

Land Rover Defender 90 V8

O Land Rover Defender pode ganhar uma versão ainda mais potente no futuro. Isso quer dizer que o Defender V8 mostrado mundialmente em fevereiro deste ano com 525 cv pode ser superado – como se ele não fosse forte o bastante. Por enquanto a versão V8 é a mais potente do utilitário inglês já feita na história, mas isso pode mudar em breve.

Segundo informações da revista MotorTrend, a Land Rover estaria trabalhando em uma versão mais esportiva que o Defender V8, que já chama a atenção com seu propulsor V8 5.0 supercharged de 525 cv e 63,7 kgfm de torque, que leva o utilitário da terra da Rainha a acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,2 segundos e alcançar os 240 km/ de velocidade máxima. A publicação afirma que seria uma versão SVR, nomenclatura que batiza atualmente os carros mais fortes do grupo Jaguar Land Rover.

Com isso, o Defender SVR seria uma versão de alto desempenho, assim como o Mercedes-AMG G63 está para o Mercedes-Benz G500. Num primeiro momento isso pode parecer estranho, pois o Defender é mais conhecido por seu desempenho no off-road no que no uso urbano, mas não precisa ir longe para relembrar que antigamente o rival Mercedes Classe G tinha a mesma e premissa e, hoje, suas versões esportivas são as mais procuradas e vendidas. E a Land Rover quer pegar uma fatia desse bolo, cujo segmento está com alta demanda mundo afora.

Desta forma, a inédita variante esportiva do Defender estaria disponível para a versões 90 e 110 (com carroceria menor de duas e maior com quatro portas, respectivamente). E não se engane que o motor da futura versão SVR será o mesmo V8 5.0 supercharged do Defender V8 atual: a publicação britânica indica que poderá ser o V8 4.4 biturbo da BMW, que no utilitário poderia passar dos 600 cv.

Para se ter ideia, no BMW X6 M Competition vendido atualmente no Brasil este motor entrega 625 cv e 76,4 kgfm de torque desde 1.800 rpm. Caso a nova variante realmente chegue ao mercado, os interessados no Defender poderiam escolher entre duas versões V8 do utilitário.

Além do V8 de origem alemã com maior potência, o inédito Degender SVR ganharia também outros ajustes afim de melhorar seu desempenho, como freios maiores e suspensão mais rígida desenvolvidos pela divisão especial da empresa, a SVO. Ele receberia também um câmbio automático de 8 marchas da ZF, este recalibrado para uma relação mais curta e com trocas de marchas mais rápidas que o Defender convencional. Estão previstos também novidades visuais, principalmente para-choques com maiores entradas de ar, difusor traseiro e rodas maiores.

Quando falamos de preço, a reportagem da publicação britânica fala algo em torno de aproximadamente US$ 125.000 (R$ 646.550 em conversão direta) para a versão 90, enquanto a versão 110 (mais longa) ficaria na casa dos US$ 130.000 (R$ 672.412). Embora os valores sejam um tanto salgados, o principal rival Mercedes-AMG G63 é US$ 26.450 mais caro (ele parte de US$ 156.450, ou R$ 809.221).

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com