Um dos veículos mais antigos à venda no Brasil, o Fiat Fiorino vai ganhar em breve uma atualização visual em seu desenho, além do novo motor 1.3 Firefly e recursos de segurança como controles de estabilidade e tração. Visto em testes no início deste ano na Suécia (os testes de durabilidade são feitos nas mais diversas condições) e recentemente no Brasil, o novo Fiorino 2022 foi flagrado mais uma vez em terras tupiniquins.
O flagra foi feito pelo jornalista Raimundo Couto, o mesmo que também registrou as imagens do novo Jeep Grand Cherokee L (que chega ao Brasil em 2022). Voltando para o novo Fiorino, as novas fotos mostram o furgão com uma camuflagem um pouco menos pesada que do flagra que havíamos divulgado aqui em junho, ajudando a visualizar melhor os detalhes da novidade. Mas em resumo, já sabemos que o modelo vai ganhar a mesma cara do facelift que o Uno recebeu em 2016.
No geral, o Fiorino vai adotar os faróis do Uno – caracterizados principalmente por perder a saliência na porção das setas, ficando com desenho uniforme e mais comum. A grade dianteira perderá os três retângulos no lado esquerdo, passando a adotar a grade frontal mais fina. O para-choque também vai mudar ao deixar de lado a “boca central” do modelo atual (baseado no Uno 2010), trazendo entradas de ar mais próximas da grade e molduras dos faróis de neblina mais proeminentes semelhantes ao do último facelift do Uno.
A porção lateral provavelmente não terá novidades, a não ser por algum redesenho nos borrachões das portas, além de novas calotas, dependendo da versão. Na traseira, as coberturas em cima das colunas denunciam que as lanternas terão novidades, mas não espere por grandes mudanças de formato, pois apenas as lentes e o arranjo interno da peça deverão ser inéditas.
Por dentro o furgão também será atualizado. Espere pela cabine do atual Uno, que agregará painel renovado com novas saídas de ar, painel de instrumentos e novo volante. No entanto, um dos maiores destaques será a nova central multimídia para o Fiorino 2022, que possivelmente será oferecido como opcional, afinal, ainda estamos falando de um modelo mais rústico e voltado ao trabalho.
Como mencionamos no início desta nota, os controles de estabilidade e tração também estão nos planos, antecipando a obrigatoriedade que foi adiada para 2024. O assistente de partida em rampas e a direção elétrica também estão previstos.
Em relação a motorização, a principal novidade ficará para o moderno motor 1.3 Firefly aspirado de até 109 cv e 14,2 kgfm de torque quando abastecido com etanol, mantendo o câmbio manual de 5 marchas. Mas não pense que o 1.4 Fire de até 88 cv e 12,5 kgfm ficará de fora: ele ganhará atualizações para ficar mais econômico e dentro das novas normas de emissões e eficiência que passarão a valer em janeiro de 2022.
Assim, o motor 1.4 ficará reservado para as configurações mais básicas do Fiorino, enquanto as mais caras vão receber o novo 1.3 Firefly. O lançamento do Fiorino 2022 ainda é um mistério, mas pelos flagras recentes com unidades que parecem estarem praticamente prontas para as ruas, podemos apostar que será ainda neste ano – quem sabe antes do Pulse – previsto entre setembro e outubro.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking mostra quais foram os carros usados mais vendidos de agosto
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Mercado de usados cai em maio com Gol na frente: veja os 50 mais vendidos
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Carros usados em fevereiro: Gol, Palio e Uno lideram as vendas
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Guia de compras de usados: Fiat Uno é opção de robustez e manutenção fácil