Novo Audi RS3 estreia com motor 2.5 turbo de 400 cv e modo drift
Versão esportiva do A3 segue com o clássico motor de cinco cilindros, nas versões Sportback e Sedan
Na década de 1980, a Audi lançou o seu Coupé angular com um motor turbo de cinco cilindros em linha, tração nas quatro rodas e para-lamas redondos, conhecido como o lendário Quattro, que se tornou o estandarte de desempenho da marca. E agora, quase 40 anos depois, a mesma fórmula do Quattro transformará o A3, um dos modelos mais básicos da empresa, no cuspidor de fogo Audi RS3 2022.
Assim como o Quattro original e a geração anterior do RS3, há um motor turbo de cinco cilindros sob o capô. A nova variante também oferecerá tração nas quatro rodas Quattro com vetorização de torque e estará disponível em alguns mercados como um hatch (o qual a Audi chama de “Sportback”) e um sedã.
Ambas as variantes do RS3 receberam novos designs agressivos. A grade e seu contorno preto brilhante dominam a parte da frente, com entradas de ar nos cantos do para-choque aumentando a capacidade de resfriamento - tudo aparado em uma malha hexagonal específica para o RS3. Uma assinatura em LED no farol com uma bandeira quadriculada faz uma pequena coreografia projetada ao se aproximar ou sair do veículo, soletrando a sigla RS3. Os para-lamas dianteiros recebem aberturas em forma de fenda logo à frente da borda da porta, e as caixas de roda maiores adicionam um visual parecido com o Audi Quattro original.
Saias laterais mais agressivas, um para-choque traseiro ventilado com a mesma malha hexagonal do para-choque dianteiro e um spoiler de teto sutil no teto do hatch, ou na tampa do porta-malas do sedã, completam as outras mudanças aerodinâmicas do RS3. As lanternas traseiras com LEDs têm sua própria animação ao travar e destravar o veículo, e as saídas duplas de escape ovais com a assinatura Audi RS aparecem em ambos os lados de um difusor traseiro em preto brilhante. Por fim, o RS3 recebe um painel de teto escurecido.
Aos que desejam um pouco mais de sutileza no esportivo podem optar por um pacote de acabamento Alu-Optic que destaca os difusores dianteiro e traseiro, para-choques e saias laterais com acabamento em prata fosco. Além disso, também há um pacote de acabamento em fibra de carbono disponível para os mesmos pontos, chamando a atenção para o exterior atrevido do RS3.
O interior no estilo Lamborghini do novo Audi RS3 recebe um cluster digital Audi Virtual Cockpit de 12,3 polegadas e uma central multimídia MIB3 de 10,1 polegadas, tornando o veículo compacto muito mais fácil de interagir. As atualizações esportivas incluem um head-up display, acabamento de fibra de carbono de série e modos “RS Runway” ou gráfico de barras para o conta-giros (facilitando as trocas de marcha devidamente cronometradas sem olhar diretamente para o conjunto de medidores).
O banco com alcolchoado em forma de colmeia com assinatura RS está disponível com costuras contrastantes em vermelho, preto ou verde, e um pacote de design adiciona ainda mais detalhes em vermelho ou verde aos cantos dos bancos, painel e painéis das portas.
A Audi afirma que o novo RS3 possui a melhor aceleração da categoria, em parte graças ao seu 2.5 turbo de cinco cilindros em linha. O modelo global produzirá 400 cv e 51 kgfm, entretanto, o modelo americano vai realmente produzir mais potência do que seus outros irmãos. Com 406 cv à disposição, o RS3 para os EUA está apenas 6 cavalos acima da versão europeia (e do antigo RS3), mas ainda é uma ótima surpresa. Os 51 kgfm de torque também é 1,1 kgfm a mais do que o anterior.
O RS3 também soa bem. Não ficamos surpresos, sabendo o quão bem o modelo antigo roncava, mas ainda é bom ouvir um cinco cilindros acelerando em uma pista, ainda mais acompanhado de uma transmissão de dupla embreagem e 7 marchas de trocas rápidas. Esta caixa de câmbio envia a potência para todas as quatro rodas por meio do sistema Quattro com o novo RS Torque Splitter, que substitui o diferencial traseiro para desviar até 100% do torque para qualquer uma das rodas conforme necessário, neutralizando as saídas de frente ao sobrecarregar a roda externa nas curvas.
No entanto, esse não é o único truque da plataforma de tração dianteira. Há um modo de direção exclusivo, o RS Torque Rear, que envia o máximo de potência possível para as rodas traseiras, permitindo fazer drift (em uma pista de corridas, obviamente). Enquanto isso, o igualmente novo modo RS Performance equilibra a distribuição de potência de forma mais criteriosa, e a Audi afirma que quase elimina tanto as saídas de frente quanto de traseira para uma condução verdadeiramente rápida.
O novo Audi RS3 recebe uma suspensão esportiva de série com amortecedores e válvulas específicas para o veículo, melhorando a resposta e evitando que perca desempenho. No entanto, também estará disponível, por um custo extra, com uma suspensão adaptativa com amortecedores ativos que se ajustam continuamente com base nas condições da estrada, necessidades do motorista e configurações do modo de direção. Em ambos os casos, o RS3 tem uma cambagem maior do que antes, uma escolha de engenharia que melhora a aderência nas curvas (mas pode sacrificar o desgaste do pneu).
Outras alterações em comparação com o A3 padrão e atual RS3 são os rolamentos mais rígidos, chassis auxiliares e estabilizadores para a suspensão double wishbone na frente. Os suportes de roda traseira mais rígidos ajudam a absorver algumas das forças laterais aplicadas pelo RS Torque Splitter, e a direção de relação variável altera a resposta com base nas condições atuais. Por fim, o RS3 é 25 milímetros mais baixo em relação ao solo em comparação ao A3, mantendo o centro de gravidade baixo para melhorar a resposta.
Para melhorar ainda mais o controle, existe um conjunto de freios de aço com pinças dianteiras de seis pistões. No entanto, a Audi disponibiliza a instalação de um conjunto de freios dianteiros de cerâmica e freios traseiros de aço que são maiores do que os de série, melhorando a resistência ao calor e, no caso dos rotores dianteiros, reduzindo a massa rotacional.
A soma total de toda essa tecnologia é uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, o qual a Audi diz ser o melhor do segmento, enquanto a Mercedes-AMG afirma fazer 4,1 segundos na mesma distância para o CLA 45 e 4 segundos para o CLA 45 S. A Audi também se orgulha em afirmar que o RS3 atinge 250 km/h na versão normal ou 280 km/h com um pacote de desempenho opcional. E se você optar pelos freios dianteiros de cerâmica, o RS3 pode atingir a impressionante velocidade de 290 km/h, tornando-o o veículo mais rápido da categoria.
O Audi RS3 estará à venda na Europa no próximo mês, com um preço inicial de 60 mil euros para o Sportback e 62 mil euros para o sedã (convertidos em R$ 371.640 e R$ 384.028 respectivamente, nas cotações atuais). A fabricante ainda não comenta sobre quando veremos a nova geração do esportivo no Brasil.
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Fonte: Audi
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