Com incremento de 28% na comparação com o mesmo período do ano passado, as vendas de veículos novos no Reino Unido atingiram o patamar de 186.128 unidades. De acordo com a SMTT (Society of Motor Manufacturers and Traders), entidade que representa os fabricantes no mercado local, no entanto, este resultado é 16,4% inferior à média dos últimos 10 anos para um mês de junho.
A Volkswagen, com 19.454 unidades, chegou ao 4º mês seguido na liderança. E, assim como já havia acontecido em maio, a Audi (14.446) novamente ficou à frente da Ford (14.234). Em sua pior colocação em vários anos, a Mercedes-Benz (8.984) foi a 8ª, sendo a única do top 10 com desempenho pior do que há um ano (-6,1%).
POS. |
MARCA |
JUN.21 |
% MERCADO 2021 |
JUN.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VOLKSWAGEN |
19.454 |
10,5% |
12.431 |
8,6% |
56,5% |
2º |
AUDI |
14.446 |
7,8% |
8.099 |
5,6% |
78,4% |
3º |
FORD |
14.234 |
7,6% |
13.622 |
9,4% |
4,5% |
4º |
BMW |
14.227 |
7,6% |
10.635 |
7,3% |
33,8% |
5º |
TOYOTA |
12.061 |
6,5% |
11.709 |
8,1% |
3,0% |
6º |
VAUXHALL |
10.129 |
5,4% |
9.104 |
6,3% |
11,3% |
7º |
KIA |
9.176 |
4,9% |
5.501 |
3,8% |
66,8% |
8º |
MERCEDES-BENZ |
8.984 |
4,8% |
9.569 |
6,6% |
-6,1% |
9º |
HYUNDAI |
7.734 |
4,2% |
3.643 |
2,5% |
112,3% |
10º |
SKODA |
6.737 |
3,6% |
5.272 |
3,6% |
27,8% |
11º |
PEUGEOT |
6.229 |
3,3% |
5.168 |
3,6% |
20,5% |
12º |
NISSAN |
5.927 |
3,2% |
5.884 |
4,0% |
0,7% |
13º |
SEAT |
5.668 |
3,0% |
4.090 |
2,8% |
38,6% |
14º |
TESLA |
5.468 |
2,9% |
2.517 |
1,7% |
117,2% |
15º |
MINI |
5.151 |
2,8% |
4.921 |
3,4% |
4,7% |
16º |
VOLVO |
4.802 |
2,6% |
4.374 |
3,0% |
9,8% |
17º |
LAND ROVER |
3.797 |
2,0% |
4.691 |
3,2% |
-19,1% |
18º |
MAZDA |
3.447 |
1,9% |
1.464 |
1,0% |
135,5% |
19º |
CITROËN |
3.248 |
1,7% |
2.067 |
1,4% |
57,1% |
20º |
HONDA |
3.205 |
1,7% |
1.617 |
1,1% |
98,2% |
... |
... |
|
... |
|
... |
... |
|
TOTAL |
186.128 |
... |
145.377 |
... |
28,0% |
Na disputa entre os modelos, o destaque foi elétrico. Com 5.468 unidades, o Tesla Model 3 assumiu a liderança pela 1ª vez no ano – em 2020, o carro-chefe da marca norte-americana já havia sido o nº 1 nos meses de abril, maio e dezembro. Preferido em maio, o VW Golf (4.629) caiu para 2º. Em seu melhor posicionamento por lá, o Ford Puma (4.477) completou o pódio.
Mais vendido em março e abril, o Vauxhall Corsa (4.375) foi o 4º, com leve retração em relação a 2020 (-3,4%) – principal rival, o Ford Fiesta (3.811) recuou ainda mais (-13,1%) e por pouco não perde a 5ª posição para um VW Polo (3.752) em seu 3º top 10 seguido. Quarto em maio, desta vez o Mercedes Classe A ficou fora da lista.
POS. |
MODELO |
JUN.21 |
% MERCADO 2021 |
JUN.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
TESLA MODEL 3 |
5.468 |
2,9% |
2.517 |
1,7% |
117,2% |
2º |
VW GOLF |
4.629 |
2,5% |
3.042 |
2,1% |
52,2% |
3º |
FORD PUMA |
4.477 |
2,4% |
- |
- |
- |
4º |
VAUXHALL CORSA |
4.375 |
2,4% |
4.528 |
3,1% |
-3,4% |
5º |
FORD FIESTA |
3.811 |
2,0% |
4.386 |
3,0% |
-13,1% |
6º |
VW POLO |
3.752 |
2,0% |
- |
- |
- |
7º |
TOYOTA YARIS |
3.546 |
1,9% |
4.200 |
2,9% |
-15,6% |
8º |
MINI |
3.506 |
1,9% |
3.400 |
2,3% |
3,1% |
9º |
BMW SÉRIE 3 |
3.048 |
1,6% |
- |
- |
- |
10º |
KIA SPORTAGE |
2.947 |
1,6% |
- |
- |
- |
Observação:
- Números de junho/20 indisponíveis para Ford Puma, VW Polo, BMW Série 3 e Kia Sportage.
Com 909.973 veículos comercializados entre janeiro e junho, o mercado britânico registrou uma evolução de quase 40% frente a 2020. Apesar disso, a média do ano é quase 27% inferior à média dos últimos 10 anos. Deste total, mais de 1/3 foram de modelos híbridos e elétricos.
Na disputa entre as montadoras, a Volks já abre mais de 10 mil unidades de vantagem sobre a Ford (85.409 x 74.698), invertendo as posições do ano passado. Destaque para a Audi (67.842), que subiu da 5ª para a 3ª posição ao superar a rival BMW (65.324). 18ª, a Renault (15.712) foi a única com crescimento de apenas um dígito.
POS. |
MARCA |
1º SEM.21 |
% MERCADO 2021 |
1º SEM.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
VOLKSWAGEN |
85.409 |
9,4% |
58.933 |
9,0% |
44,9% |
2º |
2º |
FORD |
74.698 |
8,2% |
59.874 |
9,2% |
24,8% |
1º |
3º |
AUDI |
67.842 |
7,5% |
40.405 |
6,2% |
67,9% |
5º |
4º |
BMW |
65.324 |
7,2% |
46.580 |
7,1% |
40,2% |
3º |
5º |
MERCEDES-BENZ |
58.867 |
6,5% |
45.683 |
7,0% |
28,9% |
4º |
6º |
VAUXHALL |
53.443 |
5,9% |
37.576 |
5,7% |
42,2% |
7º |
7º |
TOYOTA |
52.156 |
5,7% |
39.360 |
6,0% |
32,5% |
6º |
8º |
KIA |
45.277 |
5,0% |
28.970 |
4,4% |
56,3% |
9º |
9º |
NISSAN |
36.688 |
4,0% |
30.109 |
4,6% |
21,9% |
8º |
10º |
LAND ROVER |
36.216 |
4,0% |
25.624 |
3,9% |
41,3% |
10º |
11º |
PEUGEOT |
34.748 |
3,8% |
21.450 |
3,3% |
62,0% |
12º |
12º |
SKODA |
32.906 |
3,6% |
23.112 |
3,5% |
42,4% |
11º |
13º |
HYUNDAI |
31.342 |
3,4% |
17.701 |
2,7% |
77,1% |
15º |
14º |
VOLVO |
27.143 |
3,0% |
17.698 |
2,7% |
53,4% |
16º |
15º |
SEAT |
26.080 |
2,9% |
20.267 |
3,1% |
28,7% |
13º |
16º |
MINI |
22.624 |
2,5% |
18.276 |
2,8% |
23,8% |
14º |
17º |
CITROËN |
16.894 |
1,9% |
11.617 |
1,8% |
45,4% |
18º |
18º |
RENAULT |
15.712 |
1,7% |
15.269 |
2,3% |
2,9% |
17º |
19º |
MAZDA |
13.603 |
1,5% |
8.746 |
1,3% |
55,5% |
- |
20º |
MG |
13.594 |
1,5% |
7.712 |
1,2% |
76,3% |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
ACUMULADO |
909.973 |
100,0% |
653.502 |
100,0% |
39,2% |
|
Com boas perspectivas para encerrar 2021 à frente, o Vauxhall Corsa (24.399) – 3º em 2020 - já abre quase 3 mil unidades de vantagem sobre o Ford Fiesta (21.511), nº 1 nos últimos anos. O VW Golf (19.608), 2º há um ano, por muito pouco não perdeu a 3ª posição para o Mercedes Classe A (19.498).
Com 18.232 unidades, o Ford Puma – que não estava entre os líderes em 2020 – liderou entre os SUVs e crossovers. Ex-líder do segmento, o Nissan Qashqai (16.482) completou o top 5. Kia Sportage (16.310) e VW Polo (15.554) repetiram a 6ª e 7ª posições de 2020. Sexto há um ano e mesmo com um crescimento de quase 50%, o Toyota Yaris (15.124) foi ultrapassado pelo BMW Série 3 (15.402) e caiu para o 10º lugar.
POS. |
MODELO |
1º SEM.21 |
% MERCADO 2021 |
1º SEM.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
POS. |
1º |
VAUXHALL CORSA |
24.399 |
2,7% |
17.646 |
2,7% |
38,3% |
3º |
2º |
FORD FIESTA |
21.511 |
2,4% |
21.098 |
3,2% |
2,0% |
1º |
3º |
VW GOLF |
19.608 |
2,2% |
17.889 |
2,7% |
9,6% |
2º |
4º |
MERCEDES CLASSE A |
19.498 |
2,1% |
13.726 |
2,1% |
42,1% |
5º |
5º |
FORD PUMA |
18.232 |
2,0% |
|
- |
- |
- |
6º |
NISSAN QASHQAI |
16.482 |
1,8% |
14.806 |
2,3% |
11,3% |
4º |
7º |
KIA SPORTAGE |
16.310 |
1,8% |
10.122 |
1,5% |
61,1% |
7º |
8º |
VW POLO |
15.554 |
1,7% |
10.114 |
1,5% |
53,8% |
8º |
9º |
BMW SÉRIE 3 |
15.402 |
1,7% |
|
- |
- |
|
10º |
TOYOTA YARIS |
15.124 |
1,7% |
10.134 |
1,6% |
49,2% |
6º |
Observação:
- Números do 1º semestre/21 indisponíveis para Ford Puma e BMW Série 3.
Fontes: SMTT / Best Selling Cars Blog
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Por que a Tesla está perdendo terreno na Europa e nos EUA
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Mais vendidos na Europa em março: Tesla Model Y supera Golf e Sandero
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Argentina oferece imposto zero para fábrica da Tesla