Picapes mais vendidas em junho: Strada reina; RAM 2500 surpreende
No semestre, o crescimento é ainda maior
Com 30.877 unidades emplacadas em junho, o segmento de picapes cresceu 85,7% na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com os números oficiais da Fenabrave, e respondeu por mais de 18% dos 169.589 veículos registrados no período. Deste total, mais da metade foi responsabilidade das representantes da Fiat.
Campeã geral de vendas em junho, a Strada (9.697), em alta superior a 153% nos últimos 12 meses, conquistou mais de ¾ de participação entre os modelos menores. Rival mais próxima e mesmo com alta expressiva (+81,8%), a VW Saveiro (2.932) emplacou menos de 1/3. Com aposentadoria já confirmada – uma nova geração, bem maior, será apresentada até 2022 -, a Chevrolet Montana teve apenas 237 unidades comercializadas.
Ranking das Picapes Pequenas mais vendidas em junho |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/21 |
MAI/21 |
JUN/20 |
% JUN 21 |
% MAI 21 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
FIAT STRADA |
9697 |
9918 |
3830 |
75,37% |
76,92% |
-2,23% |
153,19% |
2º |
VW SAVEIRO |
2932 |
2457 |
1613 |
22,79% |
19,06% |
19,33% |
81,77% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
237 |
519 |
1018 |
1,84% |
4,03% |
-54,34% |
-76,72% |
|
|
12866 |
12894 |
6461 |
100,00% |
100,00% |
-0,22% |
99,13% |
Já entre as picapes maiores, a Toro voltou a crescer – foram 5.909 unidades, quase 2 mil a mais do que em maio – e se aproximou de 1/3 de market share. A Toyota Hilux (3.535), em melhor momento desde setembro (3.578), desta vez viu uma perigosa aproximação de uma Chevrolet S10 (3.321) que não tinha um desempenho tão bom desde novembro (3.675).
Quinta em maio, a Mitsubishi L200 (1.195) subiu uma posição e chegou ao 4º mês seguido acima das mil unidades. A Renault Duster Oroch, com 1.052 unidades, completou o top 5. Com 944 emplacamentos, a VW Amarok teve a menor evolução dentre as líderes (+12,3%).
A disputa pelo 7º lugar, por sua vez, foi acirrada e vencida pela Nissan Frontier (771) por apenas 24 unidades de vantagem sobre a Ranger. Isso porque a representante da Ford, hoje o modelo mais vendido da marca no país, foi a única do ranking a perder espaço sobre 2020 (-57%) – a Ranger não emplacava menos de mil unidades em um mês desde fevereiro de 2018 (928).
Modelo que vive praticamente sozinha no Brasil, a grandalhona RAM 2500 registrou novo recorde de vendas. Chama a atenção o fôlego que a picape que custa mais de R$ 400 mil consegue manter, sempre acima de 200 unidades mensais, e que em junho pulou para 369 unidades. Jogada certeira da Stellantis.
Ranking das picapes médias e grandes mais vendidas em junho |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/21 |
MAI/21 |
JUN/20 |
% JUN 21 |
% MAI 21 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
FIAT TORO |
5909 |
3941 |
3029 |
32,81% |
26,47% |
49,94% |
95,08% |
2º |
TOYOTA HILUX |
3535 |
3132 |
1712 |
19,63% |
21,03% |
12,87% |
106,48% |
3º |
CHEVROLET S10 |
3321 |
1945 |
1442 |
18,44% |
13,06% |
70,75% |
130,31% |
4º |
MITSUBISHI L200 |
1195 |
1242 |
606 |
6,63% |
8,34% |
-3,78% |
97,19% |
5º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1052 |
878 |
130 |
5,84% |
5,90% |
19,82% |
709,23% |
6º |
VW AMAROK |
944 |
1103 |
841 |
5,24% |
7,41% |
-14,42% |
12,25% |
7º |
NISSAN FRONTIER |
771 |
760 |
708 |
4,28% |
5,10% |
1,45% |
8,90% |
8º |
FORD RANGER |
747 |
1430 |
1735 |
4,15% |
9,60% |
-47,76% |
-56,95% |
9º |
RAM 2500 |
369 |
207 |
229 |
2,05% |
1,39% |
78,26% |
61,14% |
10º |
RAM 1500 |
77 |
197 |
0 |
0,43% |
1,32% |
-60,91% |
- |
11º |
EFFA V21 |
67 |
43 |
21 |
0,37% |
0,29% |
55,81% |
219,05% |
12º |
EFFA V22 |
21 |
12 |
11 |
0,12% |
0,08% |
75,00% |
90,91% |
13º |
FORD F150 / F250 |
1 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
14º |
RELY PICK-UP |
1 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
15º |
SSANGYONG ACTYON SPORTS |
1 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
|
|
18011 |
14890 |
10464 |
100,00% |
100,00% |
20,96% |
72,12% |
PICAPES MAIS VENDIDAS NO 1º SEMESTRE DE 2021
No acumulado registrado entre janeiro e junho, as picapes totalizaram 176.009 unidades, 17,5% dos 1.006.685 veículos comercializados. Veículo mais vendido no país no semestre, a Fiat Strada (61.065) dominou quase 78% do segmento de entrada, contra menos de 20% da VW Saveiro (15.570). Com produção encerrada no período, a Chevrolet Montana ficou abaixo das 2 mil unidades (1.979).
Picapes Pequenas |
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
FIAT STRADA |
61065 |
77,68% |
22848 |
59,09% |
167,27% |
2º |
VW SAVEIRO |
15570 |
19,81% |
12487 |
32,29% |
24,69% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
1979 |
2,52% |
3316 |
8,58% |
-40,32% |
4º |
EFFA K01 |
1 |
0,00% |
16 |
0,04% |
-93,75% |
5º |
EFFA K02 |
0 |
0,00% |
2 |
0,01% |
-100,00% |
|
|
78615 |
100,00% |
38669 |
100,00% |
103,30% |
Entre as picapes médias, a renovada Fiat Toro (34.092) aumentou em quase 7 pontos percentuais o seu domínio na comparação com 2020. A Toyota Hilux, com 19.237 unidades, manteve uma confortável vice-liderança e ampliou a diferença sobre a Chevrolet S10 (12.782). Apesar do junho fraco, a Ford Ranger (9.803) não foi ameaçada pela 4ª posição.
Oitava colocada há um ano, a Renault Duster Oroch (5.948) subiu 3 posições graças ao maior incremento registrado no período (+172%). Separadas por menos de 50 unidades em 2020, Mitsubishi L200 (5.789) e Nissan Frontier (4.759) viram a diferença aumentar para mais de mil unidades.
Prejudicada pelo início fraco em 2021, a VW Amarok (3.296) perdeu quase 47% de seus compradores. Estreante no ano, a RAM 1500 (313) encerrou o período em 10º - sua irmã maior, a RAM 2500, foi a preferida por 1.086 consumidores. Sem importação oficial, a Ford F150 emplacou uma unidade.
Picapes Médias / Grandes |
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
FIAT TORO |
34092 |
35,00% |
19773 |
28,70% |
72,42% |
2º |
TOYOTA HILUX |
19237 |
19,75% |
14324 |
20,79% |
34,30% |
3º |
CHEVROLET S10 |
12782 |
13,12% |
9573 |
13,89% |
33,52% |
4º |
FORD RANGER |
9803 |
10,07% |
8716 |
12,65% |
12,47% |
5º |
RENAULT DUSTER OROCH |
5948 |
6,11% |
2187 |
3,17% |
171,97% |
6º |
MITSUBISHI L200 |
5789 |
5,94% |
3619 |
5,25% |
59,96% |
7º |
NISSAN FRONTIER |
4756 |
4,88% |
3575 |
5,19% |
33,03% |
8º |
VW AMAROK |
3296 |
3,38% |
6214 |
9,02% |
-46,96% |
9º |
RAM 2500 |
1086 |
1,12% |
802 |
1,16% |
35,41% |
10º |
RAM 1500 |
313 |
0,32% |
0 |
0,00% |
- |
11º |
EFFA V21 |
210 |
0,22% |
76 |
0,11% |
176,32% |
12º |
EFFA V22 |
76 |
0,08% |
39 |
0,06% |
94,87% |
13º |
RELY PICK-UP |
2 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
14º |
SSANGYONG ACTYON SPORTS |
2 |
0,00% |
4 |
0,01% |
-50,00% |
15º |
CHEVROLET SILVERADO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
16º |
FORD F150 / F250 |
1 |
0,00% |
4 |
0,01% |
-75,00% |
|
|
97394 |
100,00% |
68906 |
100,00% |
41,34% |
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novas Chevrolet S10 e Spin 2025 chegam à Argentina por até R$ 360.000
Análise: Carlos Ghosn é quem pode salvar a Stellantis
GM contratará 200 funcionários para fábrica da S10
Teste BYD Song Plus Premium: visual renovado e potência turbinada
Chevrolet S10 2025 tem primeiro reajuste e fica mais cara em toda linha
Querido Papai Noel: qual carro pedimos para este Natal?
Teste: Chevrolet S10 High Country 2025 melhorou tudo o que pôde