Lançado em abril no mercado brasileiro, o Ford Mustang Mach 1 subiu de patamar em relação a antiga versão GT, única disponível até então. Nós já tivemos nossas primeiras impressões a bordo do muscle car, mas o que aconteceria se o modelo fosse colocado à prova em uma arrancada contra o Toyota Supra?
É o que o pessoal do canal australiano Motor no youtube fez, colocando o Mustang Mach 1 e o Toyota Supra lado a lado em uma pista de arrancada. Embora sejam bem diferentes entre si, ambos têm em comum o motor dianteiro e tração traseira, apesar do Mustang ser mais potente com seu V8 aspirado, enquanto o Supra é turbo e mais leve. Falando em ficha técnica, o Mustang Mach 1 traz debaixo do seu longo capô um V8 5.0 naturalmente aspirado de 483 cv a 7.250 rpm e 56,7 kgfm de torque a 4.900 rpm, que trabalha sempre junto de um câmbio automático de 10 marchas.
Já o esportivo japonês traz uma receita alemã: seis cilindros em linha, 3.0 turbo que entrega 340 cv e 50,5 kgfm de torque – o mesmo propulsor usado no BMW Z4 (no roadster o mesmo motor tem 387 cv e 51 kgfm). No caso do Supra, ele usa uma transmissão automática de 8 velocidades. Quando pegamos os números de desempenho divulgados por fábrica, a Ford garante que o Mustang Mach 1 vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, enquanto a Toyota afirma que o Supra cumpre a mesma prova em 4,1 segundos.
Na prova de arrancada feita pelo canal australiano, ambos os carros disputaram quatro corridas de arrancada, sendo uma usando o controle de largada, uma com largada comum de rua, uma largada em movimento em modo automático e outra usando o modo manual (trocando as marchas pelas aletas atrás do volante). No total, o Supra venceu as quatro, embora algumas com margens de distância diferentes.
Usando controle de largada, o esportivo japonês abriu uma carreta de distância do Mustang, enquanto que na largada comum com os carros usando as configurações mais suaves (como modo Conforto e marcha automática), o desempenho foi parecido, com o Supra ganhando por um para-choque. Nas duas últimas, a vantagem para o cupê nipônico foi maior no modo automático, enquanto que no manual o Mustang ficou atrás por pouco.
Quando pegamos os tempos das provas, fica mais nítida a melhor performance do Supra. O melhor tempo no quarto de milha (402 metros) foi de 12,55 segundos a 187 km/h, enquanto o Mustang Mach 1 fez 12,89 segundos, passando a 185 km/h na bandeira quadriculada. Apesar da maior potência, o Mustang Mach 1 é 278 kg mais pesado que o Supra, o que dá ao esportivo japonês uma vantagem considerável.
Aliás, ele não tem banco traseiro, ao contrário do Mustang. São 1.783 kg do Mach 1 contra 1.505 kg do cupê nipo-alemão. Apesar do resultado, certamente ambos vão garantir prazer e diversão atrás do volante. E você, iria de V8 americano aspirado ou de seis em linha turbo alemão?
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Ford Mustang GT: O sobrevivente da melhor história
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Ford Mustang GTD 2025 estreia com mais de 800 cv
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Ford Mustang: vendas disparam após fim dos rivais Camaro e Challenger
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Encontro celebra os 60 anos do Ford Mustang no Dream Car Museum