Novo BMW Série 2 Coupé muda design sem perder DNA de esportivo
Versão M240i tem 374 cv e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos
Depois de promover ensaios fotográficose até testes com protótipos ainda camuflados, a BMW finalmente oficializa a estreia da nova geração do Série 2 Coupé. Completamente reformulado, o esportivo mantém características típicas para um modelo de tração traseira, com destaque para capô longo e traseira curta. No geral, a carroceria ganhou alguns centímetros no comprimento, mas nada que pudesse comprometer as proporções.
As novas dimensões incluem 10,5 cm a mais no comprimento, 6,4 cm a mais na largrua e 2,8 cm a menos na altura. A distância entre-eixos foi ampliada em 5,1 mm, beneficiando principalmente os passageiros do banco traseiro, que dispõem agora de área envidraçada 20% maior. Assim como na geração anterior, a BMW manteve a distribuição de peso perfeitamente dividida na proporção 50:50.
Galeria: Novo BMW Série 2 Coupé 2022
Do ponto de vista do design, a BMW optou por uma pegada mais musculosa e, ao mesmo tempo, aerodinâmica. A dianteira tem formas bem mais angulares e estilo geral mais limpo. A polêmica grade gigante do irmão Série 4 não foi adotada, prevalecendo o duplo rim de dimensões mais comedidas. As rodas podem ser de 17 ou 18 polegadas, dependendo da versão. A traseira, por sua vez, mostra escapamentos duplos e um spoiler pronunciado.
Na cabine, o painel abriga o sistema de entretenimento BMW Live Cockpit Professional de 12,3 polegadas, integração com Apple CarPlay, Android Auto e Amazon Alexa, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas e, pela primeira vez, head-up display. O espaço a bordo aumentou e os bancos são mais baixos do que no modelo anterior. Atrás, os passageiros agora dispõem de ar-condicionado com zona própria (raridade em cupês), enquanto o porta-malas acomoda 20 litros a mais, totalizando 390 litros.
A lista de equipamentos de assistência à condução inclui aviso de colisão, reconhecimento de sinais de trânsito, manutenção de faixa e controle de cruzeiro com função de frenagem. O pacote Driving Assistant adiciona aviso de colisão ao sair das vagas de estacionamento em ré, controle de cruzeiro ativo com função Stop&Go e sistema de câmera 3D 360°. Também é possível equipar o Série 2 com o BMW Drive Recorder, que grava o que acontece durante a condução.
Mecanicamente, são oferecidas três opções de motorização: 2.0 turbodiesel de 190 cv (220d), 2.0 turbo a gasolina de 184 cv (220i) e 3.0 6 cilindros turbo de 374 cv (M240i). O câmbio é sempre Steptronic de 8 marchas. O M240i se diferencia pelos paddle shifters, controle de larga e controle de tração otimizado. As versões mais completas vêm com suspensão M Sport e sistema de freios específico, bem como modo de direção Adaptive M e diferencial traseiro Active M.
BMW 220d Coupé | BMW 220i Coupé | BMW M240i xDrive Coupé | |
---|---|---|---|
Motor | 4 cil, 1995 cm3 + hibridização-leve de 48V | 4 cil, 1998 cm3 | 6 cil, 2998 cm3 |
Potência | 190 cv a 4000 rpm | 184 cv de 5000 a 6500 rpm | 374 cv de 5500 a 6500 rpm |
Torque | 40,8 kgfm entre 1750 e 2500 rpm | 30,6 kgfm entre 1350 entre 4000 rpm | 50,9 kgfm entre 1900 e 5000 rpm |
Câmbio | Steptronic 8 marchas / tração traseira | Steptronic 8 marchas / tração traseira | Steptronic Sport 8 marchas / tração integral |
Aceleração 0-100km/h | 6,9 segundos | 7,5 segundos | 4,3 segundos |
Velocidade Máxima | 237 km/h | 236 km/h | 250 km/h |
Consumo | 19,7 - 21,2 km/l | 14,7 - 15,8 km/l | 11,3 - 12,3 km/l |
Emissões de CO2 | 132 - 122 g/km | 155 - 144 g/km | 200 - 185 g/km |
O principal mercado do Série 2 Coupé é a Europa: no ano passado, foram 32 613 unidades vendidas na região. Na sequência, vêm os Estados Unidos, com 14.616 exemplares. A chegada às lojas acontecerá entre o final deste ano e o início de 2022.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: BMW
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW lança novo Série 2 Coupé e mal dá para chamar de facelift
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Já dirigimos BMW Série 2 Coupé (protótipo): Feito para os fãs
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Novo BMW Série 2 Coupé aparece pela primeira vez em testes nas ruas
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Novo BMW Série 2 Coupé: projeção mostra visual atualizado após flagra