page ad skin

Novo BMW Série 2 Coupé muda design sem perder DNA de esportivo

Versão M240i tem 374 cv e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos

BMW Série 2 2022

Depois de promover ensaios fotográficose até testes com protótipos ainda camuflados, a BMW finalmente oficializa a estreia da nova geração do Série 2 Coupé. Completamente reformulado, o esportivo mantém características típicas para um modelo de tração traseira, com destaque para capô longo e traseira curta. No geral, a carroceria ganhou alguns centímetros no comprimento, mas nada que pudesse comprometer as proporções.

As novas dimensões incluem 10,5 cm a mais no comprimento, 6,4 cm a mais na largrua e 2,8 cm a menos na altura. A distância entre-eixos foi ampliada em 5,1 mm, beneficiando principalmente os passageiros do banco traseiro, que dispõem agora de área envidraçada 20% maior. Assim como na geração anterior, a BMW manteve a distribuição de peso perfeitamente dividida na proporção 50:50.

Galeria: Novo BMW Série 2 Coupé 2022

Do ponto de vista do design, a BMW optou por uma pegada mais musculosa e, ao mesmo tempo, aerodinâmica. A dianteira tem formas bem mais angulares e estilo geral mais limpo. A polêmica grade gigante do irmão Série 4 não foi adotada, prevalecendo o duplo rim de dimensões mais comedidas. As rodas podem ser de 17 ou 18 polegadas, dependendo da versão. A traseira, por sua vez, mostra escapamentos duplos e um spoiler pronunciado.

Na cabine, o painel abriga o sistema de entretenimento BMW Live Cockpit Professional de 12,3 polegadas, integração com Apple CarPlay, Android Auto e Amazon Alexa, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas e, pela primeira vez, head-up display. O espaço a bordo aumentou e os bancos são mais baixos do que no modelo anterior. Atrás, os passageiros agora dispõem de ar-condicionado com zona própria (raridade em cupês), enquanto o porta-malas acomoda 20 litros a mais, totalizando 390 litros.

BMW Série 2 2022

A lista de equipamentos de assistência à condução inclui aviso de colisão, reconhecimento de sinais de trânsito, manutenção de faixa e controle de cruzeiro com função de frenagem. O pacote Driving Assistant adiciona aviso de colisão ao sair das vagas de estacionamento em ré, controle de cruzeiro ativo com função Stop&Go e sistema de câmera 3D 360°. Também é possível equipar o Série 2 com o BMW Drive Recorder, que grava o que acontece durante a condução.

BMW Série 2 2022
BMW Série 2 2022

Mecanicamente, são oferecidas três opções de motorização: 2.0 turbodiesel de 190 cv (220d), 2.0 turbo a gasolina de 184 cv (220i) e 3.0 6 cilindros turbo de 374 cv (M240i). O câmbio é sempre Steptronic de 8 marchas. O M240i se diferencia pelos paddle shifters, controle de larga e controle de tração otimizado. As versões mais completas vêm com suspensão M Sport e sistema de freios específico, bem como modo de direção Adaptive M e diferencial traseiro Active M.

  BMW 220d Coupé BMW 220i Coupé BMW M240i xDrive Coupé
Motor 4 cil, 1995 cm3 + hibridização-leve de 48V 4 cil, 1998 cm3 6 cil, 2998 cm3
Potência 190 cv a 4000 rpm 184 cv de 5000 a 6500 rpm 374 cv de 5500 a 6500 rpm
Torque 40,8 kgfm entre 1750 e 2500 rpm 30,6 kgfm entre 1350 entre 4000 rpm 50,9 kgfm entre 1900 e 5000 rpm
Câmbio Steptronic 8 marchas / tração traseira Steptronic 8 marchas / tração traseira Steptronic Sport 8 marchas / tração integral
Aceleração 0-100km/h 6,9 segundos 7,5 segundos 4,3 segundos
Velocidade Máxima 237 km/h 236 km/h 250 km/h
Consumo 19,7 - 21,2 km/l 14,7 - 15,8 km/l 11,3 - 12,3 km/l
Emissões de CO2 132 - 122 g/km 155 - 144 g/km 200 - 185 g/km

O principal mercado do Série 2 Coupé é a Europa: no ano passado, foram 32 613 unidades vendidas na região. Na sequência, vêm os Estados Unidos, com 14.616 exemplares. A chegada às lojas acontecerá entre o final deste ano e o início de 2022.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com