Apesar de ostentar um desenho que chama a atenção até hoje, o Lamborghini Aventador foi lançado em 2011. E com 10 anos de mercado, ele está próximo de seu ciclo final de vida, mas não antes de ganhar uma última versão antes da aposentadoria – que apareceu em um teaser bem discreto divulgado pela marca de Sant'Agata Bolognese no Facebook.
Para relembrar, a Lamborghini anunciou no começo deste ano que revelaria dois modelos com motor V12. Um certamente podemos apostar que é a versão final do Aventador, o carro chefe da fabricante italiana, enquanto o outro deve ser o seu substituto, também com motor V12, mas equipado com um sistema híbrido de alta potência. Com isso, o post da marca na rede social nos leva a crer que o teaser se trata do último Aventador, como podemos ver pela silhueta dos carros que aparecem na imagem.
A foto mostra dois carros passando por uma estrada sinuosa, com destaque para os faróis ligados brilhando em meio a escuridão – quebrada apenas por alguns raios de sol que valorizam a estética da imagem. Com esse contraste, acaba ficando difícil enxergar as linhas dos dois veículos, mas ao editarmos a foto para deixá-la mais clara, tudo leva a crer que realmente é um Aventador.
É importante relembrar que em maio um Lamborghini Aventador todo camuflado foi flagrado em vídeo durante testes na Europa. O superesportivo tinha toda a sua parte dianteira escondida, assim como a parte inferior das laterais, para-lama traseiro e a parte traseira acima, ao lado do motor, que supomos ser uma tomada de ar. Ainda na parte de trás, o modelo parecia estar equipado com o mesmo difusor e escapamento da versão SVJ. A camuflagem da unidade flagrada escondia bem as principais novidades, mas no geral lembrava o atual Aventador S.
Segundo rumores, a última versão do modelo seria batizado de Aventador S Jota. Ele seria equipado com o mesmo motor V12 naturalmente aspirado de 6,5 litros, mas com potência na casa dos 780 cv – o que o alçaria como o Aventador mais potente já feito. Com isso, ele só seria menos forte que o Sian, que traz um propulsor híbrido de 819 cv. São esperadas também outras atualizações no conjunto mecânico e na plataforma do supercarro, tudo para ampliar sua performance dinâmica e os números da ficha técnica.
A Lamborghini não divulgou mais detalhes do carro fora o teaser, mas já garantiu quando será a sua revelação: 7 de julho, daqui a dois dias. Até lá, resta esperarmos mais uma versão (dentre várias que a marca lançou ao longo de 10 anos) do Aventador que, sendo a última da safra, com certeza não irá desapontar os entusiastas da marca italiana. A despedida de um dos carros com motor V12 mais sonoros já feitos vai ser difícil, mas será em grande estilo.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Substituto do Lamborghini Aventador aparece nas redes sociais
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Lamborghini Aventador tem produção encerrada... de novo
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Próximo V12 da Lamborghini, substituto do Aventador é flagrado em testes
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Último Lamborghini Aventador V12 será leiloado; substituto será híbrido