Parece que o ano de 2021 começou ontem, mas já entramos no mês de julho. Com o fechamento do semestre, a Hyundai Motor Brasil alcançou uma bela marca com o modelo HB20, que alcançou a liderança de vendas entre os carros de passeio no acumulado entre janeiro e junho deste ano. No total, o compacto teve mais de 45,4 mil unidades vendidas durante o período no país. Isso sem contar os comerciais leves, já que a Fiat Strada tem a liderança geral.
Com a marca alcançada, vale lembrar que é a primeira vez que a marca sul-coreana emplaca uma liderança no mercado brasileiro. Com o volume de mais de 40 mil carros vendidos, nos seis primeiros meses de 2021, o HB20 teve um crescimento de 38% sobre o mesmo período de 2020. E apesar de ainda serem preliminares, os dados apontam uma participação de mercado de aproximadamente 18% entre os hatches compactos.
Já quando falamos dos números de emplacamentos da montadora, a Hyundai terminou o primeiro semestre na 4ª colocação em vendas no Brasil. Lembra daquele papo das “quatro grandes” do mercado brasileiro puxada por Chevrolet, Fiat, Volkswagen e Ford? Isso ficou no passado, pois a marca do oval azul encerrou sua produção nacional em janeiro e desde então perdeu espaço para outras marcas e viu seu volume de vendas cair drasticamente.
Quem assumiu o lugar por enquanto é a Hyundai, que emplacou o total de 95,4 mil veículos na primeira metade do ano – desempenho 50% superior em relação ao mesmo período do ano passado.
“O mercado vem dando sinais de recuperação frente aos impactos da pandemia. A atratividade do HB20 e a eficiência dos canais de vendas remotas que conseguimos implantar desde o ano passado em nossa rede de concessionários estão contribuindo fortemente para que o consumidor escolha e compre, sem sair de casa, o modelo de sua preferência. Com isso, o HB20 atingiu uma participação de mercado expressiva, o que lhe garantiu essa inédita primeira colocação em um semestre completo”, comenta Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil.
Também produzido na fábrica de Piracicaba (SP), o SUV compacto Creta também é bom de loja, e vende acima das 5 mil unidades desde março. Segundo a marca, o utilitário fechou em 8º no ranking de vendas geral no semestre, isso com a marca de 33,5 mil unidades comercializadas nesse tempo. A fabricante ainda destaca que as vendas diretas para empresas e locadoras representam somente 8% das negociações do Creta, e afirma ainda que ele é o mais vendido no segmento quando se considera apenas as vendas no varejo, ou seja, as unidades negociadas pelas lojas diretamente com o público final (pessoa física).
A Hyundai afirma ainda que conseguiu preservar sua produção local operando normalmente até o mês de junho, apesar da crise mundial de falta de semicondutores tendo afetado boa parte da indústria automobilística. Assim a fábrica garantiu o fornecimento dos modelos da família HB20 e o Creta no volume planejado para sua rede de concessionárias.
No entanto, desde 31 de maio a montadora já havia suspendido o segundo e terceiro turno na linha de montagem. Hoje mais cedo, a empresa anunciou que irá prorrogar a suspensão que acabaria no último dia 30 de junho.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Após 12 anos à venda no Brasil, Hyundai HB20 enfim chegará à Argentina
Chevrolet lança a Silverado 2025 com item que a F-150 perdeu
Hyundai: HB20 troca nome de versão turbo e ganha mais equipamentos