Lançado no Brasil em março do ano passado, a nova geração do Renault Duster acaba de estrear na Argentina. Ou seja, até poucos dias o mercado argentino contava com o modelo antigo (o mesmo desde 2011), mas de contrapartida já recebe o novo Duster em quatro versões e com o novo motor 1.3 turbo – que vai fazer primeiro sua estreia no Brasil no Captur 2022.
Importado da Colômbia, o novo Renault Duster chega para tentar ser mais competitivo no mercado argentino. Com isso, duas das quatro versões do modelo serão comercializadas por lá com motor 1.3 turbo que gera 155 cv e 25,49 kgfm de torque. Para comparação, o novo Captur 2022, que será lançado neste mês no Brasil, contará com outra calibração deste motor (feito em parceria com a Mercedes-Benz), rendendo por aqui 170 cv e 27,5 kgfm de torque quando abastecido com etanol.
No entanto, pode fazer sentido essa calibração do Duster argentino chegar no Brasil no ano que vem com a mesma potência e torque, que ficaria abaixo do novo Captur 2022. Assim, o Captur justificaria seu posicionamento superior aqui com maior pacote de equipamentos e também com um motor turbo mais forte com 15 cv e 2,01 kgm de torque a mais.
Além do motor 1.3 turbo, o Duster que será vendido na Argentina manterá duas versões equipadas com o propulsor 1.6 naturalmente aspirado. No entanto, a Renault trocou o antigo conjunto K4M 1.6 16v de 110 cv e 15,4 kgfm pelo mais moderno motor 1.6 16v da família HR16, que rende 115 cv e 15,91 kgfm. As versões com o 1.6 sob o capô são a Zen e Intense, com a primeira vindo somente com câmbio manual de 5 marchas, enquanto a segunda tem somente como opção a caixa automática do tipo CVT.
As duas versões seguintes serão comercializadas com o 1.3 turbo. São elas a Outsider 2WD com transmissão automática CVT e Iconic 4WD que, como o nome já adianta, vem equipada com tração 4x4 e câmbio manual de 6 marchas. Com isso, essas variantes aposentam o antigo 2.0 16v aspirado de 143 cv e 20,19 kgfm oferecido antes.
Com isso, o Duster passa a ser o carro mais barato à venda na Argentina com tração 4x4. Além disso, é a primeira vez que o controle de estabilidade equipa o SUV por lá. Porém, a má notícia é que, assim como o modelo vendido no Brasil, o utilitário é equipado também apenas com dois airbags frontais, uma incoerência, visto que até o pequeno Kwid traz bolsas laterais.
Apesar de ser uma boa notícia o novo Duster ter chegado no país hermano, a novidade chega tarde para eles (assim como demorou no Brasil), pois na Europa o Duster de 2ª geração vendido sob a marca romena Dacia já recebeu seu primeiro facelift. Abaixo, confira os preços do novo Renault Duster na Argentina:
Duster 1.6 Zen Manual 2WD: 2.412.800 pesos (R$ 125.605*)
Duster 1.6 Intense CVT 2WD: 2.682.100 pesos (R$ 139.264*)
Duster 1.3 Turbo Outsider CVT 2WD: 2.755.700 pesos (R$ 143.456*)
Duster 1.3 Turbo Iconic Manual 4WD: 2.831.000 pesos (R$ 147.376*)
*Preços em conversão direta para Reais
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Argentina Autoblog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Renault Duster já está no Brasil: veja o que sabemos
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Duster começa a ser vendido pela Renault na Europa; veja versões
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Renault aumenta preços do Duster 2024, que se aproxima de R$ 160 mil
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Novo Renault Duster é lançado com conjunto híbrido E-Tech de 140 cv