Não parece, mas já se passaram nada menos que 5 anos que a fábrica da Jaguar Land Rover, em Itatiaia, no sul do Rio de Janeiro, começou a operar no Brasil. Inaugurada em 14 de junho de 2016, a planta fluminense já produziu mais de 15 mil veículos desde então.
A fábrica de ambas as marcas britânicas foi fruto de um investimento de R$ 750 milhões na época e hoje o complexo fabrica o utilitário Discovery Sport, enquanto que o famoso Range Rover Evoque teve seu retorno para a linha de montagem de Itatiaia confirmado pela marca, o que ocorrerá no final deste ano.
Com esse marco, a fábrica recebeu membros da Missão Diplomática Britânica no Brasil, que se deslocaram dos Consulados em São Paulo e Rio de Janeiro até a planta fluminense para discutir iniciativas ambientais a bordo do I-Pace, SUV 100% elétrico da Jaguar. Entre as iniciativas “verdes”, a Jaguar Land Rover tem a estratégia global Reimagine, pensada para ajudar a empresa a alcançar o nível de zero emissões até 2036. O conglomerado também tem por objetivo atingir zero emissões líquidas de carbono em toda sua cadeia de suprimentos, produtos e operações até 2039.
“Estamos celebrando um importante marco em nossa fábrica, que chega a 5 anos fabricando veículos com excelência e demonstrando o compromisso da Jaguar Land Rover com o Brasil. Além do retorno da produção do Evoque no final deste ano, estamos em constante busca por novas tecnologias e soluções que contribuam para a mobilidade e a sustentabilidade, construindo um futuro melhor para as futuras gerações”, diz Frédéric Drouin, Presidente da Jaguar Land Rover América Latina e Caribe.
Outros projetos ambientais da fábrica da Jaguar Land Rover estão em plena atividade, como o recolhimento de águas pluviais e o plantio de milhares de árvores nativas para ajudar a preservar o ecossistema entorno do complexo fabril. A unidade dispõe também de tecnologias avançadas em seu processo de fabricação, além de instalações com certificações e conformidade de emissões referências na América do Sul.
Com isso, o a empresa quer conquistar o certificado LEED de sustentabilidade na categoria ouro, título mundialmente reconhecido. Caso consiga, a planta de Itatiaia será a primeira fábrica de automóveis no Brasil a obter o selo.
Outra iniciativa sustentável da empresa é a parceria com a ZEG, empresa que tem a proposta de reduzir os impactos negativos causados pelo uso de combustíveis fósseis na matriz energética em todo o mundo, investindo em projetos de fontes de energia renovável. A parceria garantirá que o I-Pace não seja apenas um veículo com zero índice de emissão, como também os 250 primeiros I-Pace vendidos no país utilizem energia elétrica de fonte renovável pelos próximos 8 anos.
A empresa também vem investindo em novas tecnologias para aperfeiçoar o sistema de purificação de ar da cabine de seus veículos. Com isso, foram feitos testes laboratoriais com um novo sistema de filtragem de ar no Reino Unido, que inibiu a proliferação de vírus e bactérias na cabine em até 97%. A tecnologia X de Nanoe™ X da Panasonic também foi testada para o novo coronavírus pela Texcell, organização global de pesquisa especializada em testes virais. Como resultado, foi verificado que mais de 99,995% do vírus foi inibido durante o teste.
Nos modelos vendidos no Brasil, tanto os veículos da Jaguar quanto da Land Rover vêm equipados com um novo sistema de ionização do ar com filtragem PM2,5. O sistema captura partículas aéreas ultrafinas e alérgenos, assim aumentando a qualidade do ar. Bacana também que o sistema pode ainda filtrar o ar da cabine antes do motorista começar a dirigir o carro ao usar o sistema de pré-condicionamento.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Por que os britânicos estão obcecados em converter clássicos em elétricos?
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Land Rover Discovery será mais 'família' para se afastar do Defender
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
O lendário Land Rover Defender V8 está de volta
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Land Rover e Porsche paralisam produção por falta de alumínio na Europa