Land Rover inaugura centro de restauração de clássicos no Brasil
Velhos Defender voltam ao estado de zero-quilômetro, prontos para décadas de novas aventuras
Quando apresentaram o novo Defender, no Salão de Frankfurt de 2019, muitos fãs do modelo original torceram o nariz para tanto luxo e eletrônica. Do velho topa-tudo britânico sobrou apenas o nome - e, com preços acima de R$ 500 mil, o modelo ficou inviável para quem usava o 4x4 como ferramenta de trabalho ou "brinquedo" em trilhas.
Agora, a novidade: a fábrica Jaguar Land Rover em Itatiaia (RJ) ganhou um centro de restauração para modelos clássicos, independentemente do estado de conservação e por mais antigos que sejam. É a primeira vez que um fabricante de veículos monta no Brasil uma oficina deste tipo.
A "clínica", como é chamado o departamento, iniciou os trabalhos este mês, podendo atender a até 12 carros simultaneamente. Há seis baias para desmontagem e remontagem de veículos, e uma cabine de pintura com qualidade industrial. Até agora, o foco tem sido nos (cada vez mais valorizados) Defender vendidos por aqui entre 1996 e 2011.
"Decidimos criar esta unidade para celebrar o passado de nossas marcas e dar um futuro glorioso aos veículos clássicos de nossos clientes. O local foi estrategicamente pensado, de modo que podemos contar com toda a estrutura e a experiência de nossa fábrica no Rio de Janeiro e oferecer um serviço com peças originais e genuínas da marca Jaguar Land Rover", conta Oscar Neto, diretor da fábrica de Itatiaia.
Galeria: Clínica de Restauração para modelos clássicos Jaguar Land Rover
Antes de começar os serviços, a equipe da Jaguar Land Rover conversa com o cliente para entender todas as particularidades do carro, sua história e as preferências na restauração. É parte do processo de preservação de cada carro.
"Dentro de um carro como esse há muita história. O carro é um pedaço de tudo aquilo que a pessoa leva com ela", explica William Oliveira, gerente de qualidade e manutenção.
Depois que o veículo é restaurado, passa por teste de prova d'água e inspeções de superfície e de pintura, como os automóveis zero-quilômetro. Recebe ainda uma plaquinha atestando que foi reformado dentro da fábrica.
"Isso dá uma sobrevida de mais 15 ou 20 anos a esse carro", calcula William Oliveira.
Para quem quer eternamente um Defender bruto como os de antigamente, é uma solução.
"Trouxe o carro para cá em estado deplorável, porque eu usava ele de uma maneira muito rústica. Hoje estou recebendo um carro que eu quase não reconheço. Ele era assim quando eu o comprei há 20 anos", diz Ney Menandro, dono de um Defender 110 ano 1996 e cliente 001 da oficina de restauração.
Os preços variam de caso a caso. De qualquer forma, saem mais em conta do que um Defender zero quilômetro...
Os clientes interessados nos serviços de restauração podem acessar a página Clínica de Restauração Land Rover ou entrar em contato pelo telefone (21) 97251-2963 ou ainda pelo e-mail clinicaderestauracao@jaguarlandrover.com. A empresa também oferece aos interessados uma visita guiada à fábrica, incluindo as novas instalações da Clínica de Restauração.
LÁ FORA
Oficinas de restauração mantidas pela própria fábrica não são novidade na Europa. Alguns exemplos são a Jaguar Land Rover Classic e a Aston Martin Works (ambas na Inglaterra), o BMW Classic Center (na Alemanha), o Ferrari Classiche e o Lamborghini PoloStorico (na Itália) e os famosos Porsche Classic e Mercedes-Benz Classic Center (que têm oficinas na Alemanha e nos EUA).
Em 2016, o Jaguar Land Rover Classic comprou e pôs em condições de 0km nada menos do que 25 exemplares do modelo Série I. A restauração foi feita na própria fábrica de Coventry, onde os Land Rover Série I foram produzidos entre 1948 e 1958. Todos foram rapidamente vendidos - e por preços nunca inferiores a US$ 88 mil (o equivalente a R$ 460 mil).
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