Com nome confirmado há exatamente um mês, o novo Jeep Commander foi flagrado mais uma vez rodando pelas ruas. Dessa vez o registro foi feito na cidade de Gravatá, em Pernambuco. As novas imagens mostram a dianteira e a traseira do SUV com menos camuflagem, que ficará posicionado acima do Compass e contará com maior porte e espaço para até 7 passageiros.
Enviadas pelo leitor Marcio Henrik, as fotos revelam um pouco mais do desenho do inédito SUV de 7 lugares que, segundo a Jeep, será o mais moderno produzido aqui no Brasil na fábrica de Goiana (PE). As imagens revelam que a dianteira do Commander terá a clássica grade dividida, com sete barras verticais que, aparentemente, não serão tão compridas em favor de um estilo mais afilado e integrado aos faróis. E por falar no conjunto óptico, eles contam com as setas posicionadas na parte superior dos faróis (lugar que no Compass são as luzes DRL), como uma das fotos mostra.
Já na porção inferior do para-choque, é possível notar a presença dos faróis de neblina e entradas de ar com desenhos de retângulos preenchendo o espaço. Por ali dá para visualizar também um sensor na parte central, que certamente adianta o generoso pacote tecnológico que incluirá piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, alerta de saída de faixas e assistente automático de estacionamento.
Quando conferimos a traseira, o novo Commander terá lanternas logo abaixo do vidro traseiro, com design que provavelmente será parecido ao da nova geração do Grand Cherokee. Aliás, no geral o novo SUV de 7 lugares da Jeep beberá bastante na fonte do irmão maior. Ainda na traseira, a placa ficará posicionada na tampa do porta-malas, que terá um recorte com vincos região superior.
Baseado na mesma plataforma de Jeep Compass e Renegade, bem como a Fiat Toro, o novo Commander trará as principais alterações na parte traseira, onde será esticado para vir com a terceira fileira de bancos – que poderá ser alocada no assoalho para quando não estiver sendo usada ou mesmo para ampliar o espaço do porta-malas já grande. Tanto as portas como as janelas laterais serão maiores que o do Compass, o que reforça o maior porte em relação ao SUV médio.
Por dentro, é esperado que a cabine venha com o mesmo desenho horizontal do Compass, mas possivelmente com alguns detalhes de acabamento mais refinados. O painel 100% digital com tela de 10,25 polegadas, sistema multimídia com tela flutuante de 10,1” (com espelhamento sem fios para Android Auto e Apple CarPlay) e até internet 4G com Wi-Fi nativo certamente estarão entre os equipamentos de série. No mais, o espaço interno promete ser referência na categoria, idem para o porta-malas.
Debaixo do capô, a motorização deverá ser a 1.3 turboflex de 185 cv e a 2.0 turbodiesel, esse último com um provável aumento de potência e torque para lidar melhor com o peso extra, assim chegando próximo dos 200 cv. A transmissão seguirá o que temos no Compass com o automático de 6 marchas e tração dianteira e o automático de 9 marchas com tração integral automática.
Resta saber se o motor turbodiesel receberá mesmo um sistema híbrido-leve, como anunciado pelo site Autocar India neste mês. Atrelado ao motor 2.0 turbodiesel, o sistema híbrido-leve de 48 volts atuaria principalmente durante as arrancadas do SUV, reduzindo ainda o consumo de combustível e o índice de emissões de poluentes. Será a primeira vez que este propulsor, bastante usado nos veículos da Stellantis, ganhará hibridização. Num segundo momento, a tecnologia seria adotada pelas outras marcas do grupo.
Desenvolvido em grande parte pela divisão brasileira da Jeep, o Commander terá inicialmente produção concentrada na fábrica pernambucana de Goiana. As unidades feitas no Brasil vão ser exportadas para os países vizinhos da América Latina e também para a Índia. Segundo a Jeep, o Commander será o SUV mais moderno e tecnológico desenvolvido e fabricado no Brasil. A previsão é que ele faça sua estreia no final deste ano, no último bimestre.
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