O Audi RS3 Sedan e RS3 Sportback irão oficialmente manter o motor 2.5 turbo de cinco cilindros em linha. A fabricante confirma a motorização e mais detalhes, além de divulgar novas imagens de dois modelos camuflados. O anúncio feito hoje pela fabricante também revelou detalhes do novo diferencial com divisão de torque do RS3, que dá ao sedã e ao esportivo compacto ainda mais agilidade e equilíbrio. E terá até um modo drift.
Ainda não temos todos so detalhes sobre as mudanças feitas no clássico motor 2.5 turbo de cinco cilindros, mas a Audi confirmou que o modelo produzirá 400 cv de potência e 51 kgfm de torque. A força pode ser a mesma, mas agora é entregue entre 5.600 e 7.000 rpm, mais cedo do que a geração anterior.
O torque foi elevado em 2,03 kgfm e é transmitido por um sistema de dupla embreagem e 7 marchas para todas as quatro rodas. O RS3 alcança os 100 km/h em 3,8 segundos, e atinge velocidade máxima de 290 km/h. Esses números superam os 4,0 segundos do Mercedes-AMG CLA 45 e a velocidade máxima de 270 km/h.
O que mantém todo essa força sob controle é o novo divisor de torque no eixo traseiro feito especialmente para o RS3. Usando uma embreagem multi-disco avançada em cada semi-eixo traseiro, o RS3 pode enviar energia ativamente para a direita ou esquerda, forçando a roda externa nas curvas para reduzir a subesterço e melhorar a dirigibilidade.
Surpreendentemente, o menor RS da Audi pode enviar 100% do torque do motor para apenas uma das rodas traseiras em certas situações, o que traz muita flexibilidade e é algo que a própria empresa diz oferecer a estabilidade ideal. De acordo com a Audi, muitos pontos do hardware do RS3 são compartilhados com o Volkswagen Golf R e seu novo diferencial de vetoração de torque, embora o ajuste seja único.
O seletor Audi Drive Select possui dois modos dedicados à direção esportiva. Além dos modos Conforto, Automático, Dinâmico e Eficiência, há o RS Performance que fornece o máximo de potência possível para o eixo traseiro, equilibrando o manuseio e reduzindo o subesterço para aceleração mais rápida - mas sem que a tração fique 100% traseira.
Já o segundo modo novo é o RS Rear, que passa todo o torque para as rodas traseiras. Na prática, é o modo drift para quem quer queimar um pouco de pneu nas pistas, andando com o RS3 de lado. Como de costume, os modos de direção modificam o peso da direção, a resposta do acelerador e a rigidez da suspensão também.
Falando nisso, o novo Audi RS3 oferece duas opções de suspensão diferentes. Os amortecedores padrões são estáticos, com partes como válvulas internas exclusivas do RS3. Como opcional, pode ser equipado com uma suspensão adaptativa que faz com que cada amortecedor reaja individualmente às imperfeições da estrada, utilizando os modos do Audi Drive Select pode-se determinar o quão firme ou suave eles se comportam em relação aos solavancos.
Embora a Audi não tenha revelado oficialmente o RS3 na íntegra, tudo indica que o esportivo não irá perder muito da dinâmica e diversão ao dirigir do modelo anterior. Além do mais, parece que será ainda mais agradável para o motorista enfrentar uma serra montanhosa com o motor de cinco cilindros, pelo novo equilíbrio prometido. Esperamos conhecer o novo Audi RS3 ainda neste ano.
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Fonte: Audi
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