A Audi confirmou nesta terça-feira (22) em comunicado oficial que irá lançar seu último carro equipado com motor a combustão em 2026. Conforme antecipado na semana passada, a marca premium passará a lançar somente carros elétricos daqui a cinco anos. O anúncio foi feito por Markus Duesmann, CEO da Audi, durante a conferência do clima em Berlim. 

Como parte de um realinhamento estratégico, a Audi está acelerando a mudança para a mobilidade elétrica. Já havia um cronograma anterior, mas o fabricante encurtou os prazos para encerrar completamente a produção de motores de combustão até 2033. Em 2050, no máximo, a Audi deve ser neutra em carbono em todas os seus processos. 

"Por meio de nossa força inovadora, oferecemos às pessoas a oportunidade de ter mobilidade de maneira sustentável e neutra para o clima", continuou Duesmann. "Não acredito no sucesso das proibições. Acredito no sucesso da tecnologia e das inovações."

Galeria: Audi RS e-tron GT - impressões ao dirigir

No entanto, na China, apesar da rápida eletrificação da frota em comparação a outros mercados, as vendes de carros equipados com motores a combustão ainda pode durar algum tempo após o prazo estipulado de 2033 por questões de demanda interna.

Enquanto isso, a Audi anuncia que continuará ampliando rapidamente a sua linha de carros elétricos. Recentemente, a marca lançou os modelos e-tron GT, RS e-tron GT, Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron. Dessa forma, já neste ano de 2021, são mais lançamentos de carros elétricos do que de modelos com motores a combustão. 

Tudo isso dentro da meta global de contar com mais de 20 modelos totalmente elétricos no portfólio até 2025. 

"Com este roteiro, estamos criando as condições necessárias para uma transição determinada e poderosa para a era da eletricidade. Nosso sinal: a Audi está pronta", disse Markus Duesmann.

Esse crescimento nas vendas de carros elétricos exigirá uma forte expansão da infraestrutura de carregamento e no fornecimento de energia limpa. Nesse sentido, a marca destaca que está fortemente envolvida nesses projetos, tanto na parte de recarga como em soluções de energia mais eficientes para os carros elétricos por meio de parcerias.   

Em termos de eletrificação, o Brasil segue bem alinhado ao cronograma global da Audi, com a disponibilização por aqui dos modelos Audi e-tron, e-tron Sportback, e-tron S Sportback e RS e-tron GT. O Audi Q4 e-tron também virá ao país, mas ainda não há uma data definida.  

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: Audi

Galeria: Audi Q4 E-Tron 2022