Após 13 meses consecutivos em alta, o mercado chinês registrou sua 1ª retração. De acordo com a CAAM (entidade responsável pelos números oficiais), foram comercializados no maior mercado mundial quase 2,13 milhões de veículos novos em maio, 3% a menos do que no mesmo período do ano passado.
O acumulado de 2021, de praticamente 10,9 milhões de unidades, é 36,7% superior ao dos 5 primeiros meses de 2020. Entre as montadoras, as 3 primeiras colocadas - Volkswagen (202.704), Toyota (136.552) e Honda (113.789) - perderam fôlego. Melhor chinesa, a Changan (93.931) foi também a campeã de crescimento no top 10 (+30,2%). Destaque para os mais de 200% de avanço da Tesla (33.463), 17ª.
POS. | MARCA | MAI.21 | % PART. 2021 | MAI.20 | % PART. 2020 | VAR. 2021/2020 |
1º | VW | 202.704 | 9,5% | 224.421 | 10,2% | -9,7% |
2º | TOYOTA | 136.552 | 6,4% | 138.713 | 6,3% | -1,6% |
3º | HONDA | 113.789 | 5,3% | 132.383 | 6,0% | -14,0% |
4º | CHANGAN | 93.931 | 4,4% | 72.139 | 3,3% | 30,2% |
5º | NISSAN | 80.820 | 3,8% | 100.003 | 4,6% | -19,2% |
6º | GEELY | 76.575 | 3,6% | 95.656 | 4,4% | -19,9% |
7º | BMW | 61.064 | 2,9% | 55.198 | 2,5% | 10,6% |
8º | AUDI | 54.788 | 2,6% | 62.083 | 2,8% | -11,8% |
9º | HAVAL | 53.849 | 2,5% | 51.915 | 2,4% | 3,7% |
10º | MERCEDES-BENZ | 53.298 | 2,5% | 58.431 | 2,7% | -8,8% |
11º | WULLING | 48.057 | 2,3% | 20.932 | 1,0% | 129,6% |
12º | CHERY | 47.036 | 2,2% | 27.549 | 1,3% | 70,7% |
13º | BUICK | 46.767 | 2,2% | 81.585 | 3,7% | -42,7% |
14º | BYD | 45.176 | 2,1% | 31.097 | 1,4% | 45,3% |
15º | GAC | 34.938 | 1,6% | 27.236 | 1,2% | 28,3% |
16º | HYUNDAI | 34.275 | 1,6% | 40.134 | 1,8% | -14,6% |
17º | TESLA | 33.463 | 1,6% | 11.095 | 0,5% | 201,6% |
18º | FAW | 32.549 | 1,5% | 22.792 | 1,0% | 42,8% |
19º | ROEWE | 28.400 | 1,3% | 35.879 | 1,6% | -20,8% |
20º | DONGFENG | 27.108 | 1,3% | 18.020 | 0,8% | 50,4% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 2.128.000 | 100,0% | 2.194.000 | 100,0% | -3,0% | |
ACUMULADO | 10.875.000 | 100,0% | 7.955.000 | 100,0% | 36,7% |
Se na maioria dos grandes mercados os SUVs estão tomando conta de tudo, na China a preferência majoritária ainda pertence aos sedãs. Com o Nissan Sylphy (42.072) – versão local do novo Sentra, ainda sem confirmação de chegada ao Brasil – no topo pela 11ª vez nos últimos 14 meses, de acordo com o Best Selling Cars Blog, o segmento teve os 4 primeiros colocados.
Preferido em março, o VW Lavida (35.010) viu a aproximação do VW Bora (31.442) na disputa pelo 2º lugar. 4º, o Toyota Corolla (29.235) perdeu pouco mais de 7% de seus compradores – seu arquirrival Honda Civic sequer ficou entre os 50 primeiros. Vice-líder no acumulado do ano, o SUV Haval H6 (26.059) foi o 6º.
Voltando a falar da Tesla, o Model 3 (20.735), líder entre os modelos premium, alcançou um expressivo 10º lugar – esta foi apenas a 2ª vez na história – e o Model Y, com 12.728 unidades, chegou ao seu 1º top 30. Para se ter uma ideia do tamanho do mercado chinês, o Fiat Argo (10.929), nº 1 por aqui no mês passado, seria apenas o 39º colocado por lá.
POS. | MODELO | MAI.21 | % PART. 2021 | MAI.20 | % PART. 2020 | VAR. 2021/2020 |
1º | NISSAN SYLPHY | 42.072 | 2,0% | 45.516 | 2,1% | -7,6% |
2º | VW LAVIDA | 35.010 | 1,6% | 36.346 | 1,7% | -3,7% |
3º | VW BORA | 31.442 | 1,5% | 21.652 | 1,0% | 45,2% |
4º | TOYOTA COROLLA | 29.235 | 1,4% | 31.490 | 1,4% | -7,2% |
5º | WULING HONGGUANG MINI EV | 26.742 | 1,3% | 0 | 0,0% | - |
6º | HAVAL H6 | 26.059 | 1,2% | 22.691 | 1,0% | 14,8% |
7º | VW SAGITAR | 25.730 | 1,2% | 27.028 | 1,2% | -4,8% |
8º | TOYOTA LEVIN | 24.013 | 1,1% | 20.003 | 0,9% | 20,0% |
9º | CHANGAN CS75 | 23.047 | 1,1% | 20.307 | 0,9% | 13,5% |
10º | TESLA MODEL3 | 20.735 | 1,0% | 11.095 | 0,5% | 86,9% |
11º | WULING HONGGUANG | 18.143 | 0,9% | 20.932 | 1,0% | -13,3% |
12º | GEELY BOYUE | 18.047 | 0,8% | 20.051 | 0,9% | -10,0% |
13º | BMW SÉRIE 3 L | 17.643 | 0,8% | 15.334 | 0,7% | 15,1% |
14º | HONDA XR-V | 16.805 | 0,8% | 17.639 | 0,8% | -4,7% |
15º | BMW SÉRIE 5 L | 16.764 | 0,8% | 13.271 | 0,6% | 26,3% |
16º | TOYOTA RAV4 | 16.750 | 0,8% | 17.898 | 0,8% | -6,4% |
17º | AUDI A6 L | 16.529 | 0,8% | 15.964 | 0,7% | 3,5% |
18º | HONDA ACCORD | 15.651 | 0,7% | 12.329 | 0,6% | 26,9% |
19º | HONDA VEZEL | 15.568 | 0,7% | 13.785 | 0,6% | 12,9% |
20º | GEELY EMGRAND | 15.460 | 0,7% | 24.178 | 1,1% | -36,1% |
21º | TOYOTA CAMRY | 15.057 | 0,7% | 16.385 | 0,7% | -8,1% |
22º | VW TIGUAN | 13.968 | 0,7% | 15.910 | 0,7% | -12,2% |
23º | BYD SONG | 13.919 | 0,7% | 2.347 | 0,1% | 493,1% |
24º | VW SANTANA | 13.701 | 0,6% | 16.446 | 0,7% | -16,7% |
25º | FAW HONGQI HS5 | 13.426 | 0,6% | 9.117 | 0,4% | 47,3% |
26º | ROEWE I5 | 13.301 | 0,6% | 12.887 | 0,6% | 3,2% |
27º | CHANGAN EADO | 13.172 | 0,6% | 11.417 | 0,5% | 15,4% |
28º | MERCEDES CLASSE C L | 13.100 | 0,6% | 14.487 | 0,7% | -9,6% |
29º | TESLA MODEL Y | 12.728 | 0,6% | 0 | 0,0% | - |
30º | HONDA BREEZE | 12.675 | 0,6% | 11.471 | 0,5% | 10,5% |
31º | BMW X3 | 12.247 | 0,6% | 11.714 | 0,5% | 4,6% |
32º | NISSAN QASHQAI | 11.907 | 0,6% | 18.212 | 0,8% | -34,6% |
33º | AUDI A4 L | 11.838 | 0,6% | 12.070 | 0,6% | -1,9% |
34º | MERCEDES CLASSE E L | 11.400 | 0,5% | 13.187 | 0,6% | -13,6% |
35º | VW PASSAT | 11.258 | 0,5% | 6.808 | 0,3% | 65,4% |
36º | VW TAYRON | 11.064 | 0,5% | 17.439 | 0,8% | -36,6% |
37º | MERCEDES GLC | 10.997 | 0,5% | 15.275 | 0,7% | -28,0% |
38º | BUICK ENVISION | 10.947 | 0,5% | 13.583 | 0,6% | -19,4% |
39º | TOYOTA WILDLANDER | 10.861 | 0,5% | 7.928 | 0,4% | 37,0% |
40º | HYUNDAI ELANTRA | 10.587 | 0,5% | 0 | 0,0% | - |
41º | GEELY BINYUE | 10.506 | 0,5% | 10.019 | 0,5% | 4,9% |
42º | GEELY XINGRUI | 10.056 | 0,5% | 0 | 0,0% | - |
43º | VW THARU | 9.972 | 0,5% | 15.615 | 0,7% | -36,1% |
44º | NISSAN TEANA | 9.894 | 0,5% | 11.129 | 0,5% | -11,1% |
45º | HONDA CR-V | 9.470 | 0,4% | 17.052 | 0,8% | -44,5% |
46º | CHERY TIGGO 8 | 9.360 | 0,4% | 8.279 | 0,4% | 13,1% |
47º | MG ZS | 9.209 | 0,4% | 6.319 | 0,3% | 45,7% |
48º | AUDI Q5 L | 9.124 | 0,4% | 13.822 | 0,6% | -34,0% |
49º | HYUNDAI IX35 | 9.037 | 0,4% | 5.064 | 0,2% | 78,5% |
50º | BUICK GL8 | 8.833 | 0,4% | 14.762 | 0,7% | -40,2% |
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Fonte: Best Selling Cars Blog , Trading Economics , Carsales Base