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Picape Ford Maverick pode chegar ao Brasil na versão FX4

Marca registra nome no país, indicando que pode apostar em uma variante com pacote aventureiro

Ford Maverick 2022

Lançada mundialmente há duas semanas, a Ford Maverick estreou como uma picape versátil e barata nos Estados Unidos, já que é produzida com base em uma plataforma de carro de passeio e tem preço inicial mais baixo que um EcoSport. Agora surge o registro de um nome no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) que aponta uma das possíveis versões para o Brasil: Maverick FX4.

E com o nome revelado, tudo indica que esta será uma das versões que chegarão no mercado brasileiro possivelmente em 2022. Aliás, o nome FX4 não é uma variante nos EUA, mas sim um pacote de equipamentos opcional de pegada aventureira oferecido para a versão topo de linha Lariat da Maverick. Ou seja, ao menos em um primeiro momento, a Ford deve vender no Brasil a sua nova picape com uma lista de itens de série recheada ao máximo para fazer frente a rival Fiat Toro.

Não seria nada incomum que a Maverick FX4 realmente vire uma versão para a picape no Brasil. A Ford já fez algo semelhante recentemente, com a chegada do Bronco Sport em uma versão chamada Wildtrak, feita especificamente para o nosso país e que não existe nos Estados Unidos. Seria uma forma de montar a lista de equipamentos com o que algumas fabricantes chamam de "pacote Brasil".

Para se ter ideia, a Maverick Lariat nos EUA vem equipada com banco do motorista com regulagem elétrica, painel com tela digital de 6,5”, rodas de 18 polegadas, ar-condicionado automático de duas zonas e chave presencial. A picape soma ainda faróis de LED, central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay, frenagem automática de emergência, câmera de ré, 7 airbags, porta-objetos integrados, trava elétrica para a tampa e controlador de velocidade. Itens como sensor de ponto cego e assistente de manutenção em faixa deverão também fazer parte da lista.

Galeria: Ford Maverick 2022

Como o nome Maverick FX4 aparece no INPI, o sobrenome “FX4” significa nos EUA um pacote opcional de apelo mais voltado ao off-road por lá. Isso deve adiantar um possível visual mais aventureiro nesta primeira versão que será vendida no Brasil. Se vier igual a picape com pacote FX4 da terra do tio Sam, a Maverick adicionará ainda ou terá como opção por aqui rodas aro 17” exclusivas, pneus todo-terreno, assistente de descida, ganchos de reboque dianteiros e traseiro e skid plate (aquela proteção na porção inferior dos para-choques).

Este não é o único batismo registrado para a picape. Em outubro passado, a Ford pediu a proteção do nome Maverick novamente, diferente do registro feito em 1975 para o antigo cupê esportivo.

Resta saber com qual motorização a Maverick desembarcará no mercado brasileiro. Nos EUA ela tem à disposição o motor 2.5 híbrido, que tem potência combinada de 193 cv, câmbio automático eCVT e tração dianteira. Essa opção seria uma boa alternativa pela pegada mais sustentável, pela exclusividade de ser uma picape híbrida e por provavelmente chegar mais barata no Brasil, pois veículos elétricos e híbridos são isentos do imposto de importação. No mercado americano, a picape promete ser bem econômica ao fazer cerca de 17 km/litro na cidade e dispor de uma autonomia de 805 km.

Ford Maverick 2022
Fiat Toro Ranch 2022

No entanto, seria bacana também a Ford vender por aqui também uma opção mais potente: o 2.0 EcoBoost turbo (é o mesmo motor do Bronco comercializado no país), que entrega 253 cv a 5.500 rpm e 38,3 kgfm a 3.000 rpm, que opera sempre com uma transmissão automática de 8 marchas. Nesse caso, a tração é integral, o que faria mais sentido de chegar primeiro no país por conta da confirmação do sobrenome FX4 (de apelo off-road) da Maverick pelo INPI aqui no país.

E embora pareça um tanto maior que a futura rival Fiat Toro, a Maverick tem porte semelhante. Ela mede 5,07 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,74 m de altura e tem um entre-eixos de 3,07 m. Para comparação, a Fiat Toro tem 4,94 m de comprimento (13 cm a menos), 1,84 m de largura, 1,74 m de altura e 2,99 m de entre-eixos (8 cm a menos). Pelo jeito a briga será boa no futuro.

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