Ford Maverick ganhará várias outras versões, incluindo elétrica

Picape terá portfólio diversificado e com opções para os mais diversos públicos

Ford Maverick Lariat Ford Maverick Lariat

Apesar do lançamento recente e da chegada às lojas ainda nem ter acontecido, a Ford já pensa em expandir o portfólio da picape Maverick com o lançamento de novas versões. Em entrevista concedida ao jornal The New York Times, o CEO da marca, Jim Farley, apostou todas as fichas no sucesso do modelo e adiantou que diversas variantes estão a caminho, incluindo uma configuração totalmente elétrica.

A versão EV já era esperada, levando em conta os investimentos da marca no campo da eletrificação. O catálogo da empresa já oferece diversos veículos elétricos, como Mustang Mach-E, F-150 Lightning e E-Transit , e até mesmo um centro de pesquisa foi aberto recentemente para aprimorar o desenvolvimento de baterias. A marca também investiu recentemente em uma joint venture para produção de componentes e trabalha em pelo menos duas novas plataformas EV.

As demais versões ainda são desconhecidas. Especulações giram em torno de variantes com pegada esportiva ou com preparação de fábrica para uso mais intenso no off-road (a exemplo do que acontece com as primas maiores Ranger, F-150 e F-250). Um modelo aventureiro intermediário também é esperado, provavelmente dentro da grife Timberline recentemente lançada no SUV Explorer (suspensão específica, pneus off-road e apliques plásticos).

Mecanicamente, as novas versões (obviamente com exceção da elétrica) devem manter o conjunto atual usado nas variantes XL, XLT e Lariat. Ou seja, motor 2.5 híbrido com 164 cv de potência e 21,4 kgfm de torque associado ao propulsor elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm. A potência combinada é de 193 cv, com consumo de 17 km/litro na cidade e autonomia superior a 800 km. O câmbio é eCVT, sempre com tração dianteira.

A outra opção, bem mais forte, é o 2.0 EcoBoost turbo, que entrega 253 cv a 5.500 rpm e 38,3 kgfm a 3.000 rpm, sempre acoplado ao câmbio automático de 8 marchas. Neste caso, a picape oferece tração integral como opcional, além de trocar a suspensão traseira de eixo de torção por conjunto multi-link.

No Brasil, o lançamento da Maverick é aguardado para 2022. Chegará importada do México para brigar diretamente com a Fiat Toro.

Ouça o podcast do Motor1.com:

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com