Picape terá portfólio diversificado e com opções para os mais diversos públicos

Apesar do lançamento recente e da chegada às lojas ainda nem ter acontecido, a Ford já pensa em expandir o portfólio da picape Maverick com o lançamento de novas versões. Em entrevista concedida ao jornal The New York Times, o CEO da marca, Jim Farley, apostou todas as fichas no sucesso do modelo e adiantou que diversas variantes estão a caminho, incluindo uma configuração totalmente elétrica.

A versão EV já era esperada, levando em conta os investimentos da marca no campo da eletrificação. O catálogo da empresa já oferece diversos veículos elétricos, como Mustang Mach-E, F-150 Lightning e E-Transit , e até mesmo um centro de pesquisa foi aberto recentemente para aprimorar o desenvolvimento de baterias. A marca também investiu recentemente em uma joint venture para produção de componentes e trabalha em pelo menos duas novas plataformas EV.

Galeria: Ford Maverick 2022

As demais versões ainda são desconhecidas. Especulações giram em torno de variantes com pegada esportiva ou com preparação de fábrica para uso mais intenso no off-road (a exemplo do que acontece com as primas maiores Ranger, F-150 e F-250). Um modelo aventureiro intermediário também é esperado, provavelmente dentro da grife Timberline recentemente lançada no SUV Explorer (suspensão específica, pneus off-road e apliques plásticos).

Mecanicamente, as novas versões (obviamente com exceção da elétrica) devem manter o conjunto atual usado nas variantes XL, XLT e Lariat. Ou seja, motor 2.5 híbrido com 164 cv de potência e 21,4 kgfm de torque associado ao propulsor elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm. A potência combinada é de 193 cv, com consumo de 17 km/litro na cidade e autonomia superior a 800 km. O câmbio é eCVT, sempre com tração dianteira.

A outra opção, bem mais forte, é o 2.0 EcoBoost turbo, que entrega 253 cv a 5.500 rpm e 38,3 kgfm a 3.000 rpm, sempre acoplado ao câmbio automático de 8 marchas. Neste caso, a picape oferece tração integral como opcional, além de trocar a suspensão traseira de eixo de torção por conjunto multi-link.

No Brasil, o lançamento da Maverick é aguardado para 2022. Chegará importada do México para brigar diretamente com a Fiat Toro.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com