Jeep Compass tem melhor mês, mas vê Corolla Cross crescendo

Na faixa dos grandes, SW4 domina com folga

Jeep Compass Limited T270 Turbo Flex 2022 Jeep Compass Limited T270 Turbo Flex 2022

Com crescimento mais uma vez acima da média do mercado brasileiro, os SUVs médios e grandes responderam por quase 14,5 mil unidades emplacadas em maio, um avanço de mais de 390% frente ao mesmo período de 2020. Mesmo numa comparação mais justa, com maio de 2019, o resultado ainda é 29,5% superior.

Já com linha 2022 nas concessionárias, o Jeep Compass (6.135) teve o seu melhor momento no ano e manteve uma liderança muito confortável entre os modelos médios. Apesar disso, perdeu quase 8 pontos percentuais de participação de mercado em relação a abril, em função das 3.678 unidades do Toyota Corolla Cross em seu 2º mês completo. Será interessante acompanhar a chegada do VW Taos para ver como ficará a briga pelas primeiras posições.

O Caoa Chery Tiggo 8, com 846 unidades, completou o pódio com seu novo recorde de vendas. Novamente em 4º, o VW Tiguan desta vez ficou abaixo das 500 unidades (483). Com promoções realizadas pela rede de concessionárias, o Ford Territory (363) venceu uma briga acirrada contra o Caoa Chery Tiggo 7 (345) pelo 5º lugar e só não vendeu mais do que em setembro passado (370).

O Hyundai Tucson, com 153 unidades, ficou fora do top 10. Com 58 unidades, o Toyota RAV4 ficou atrás do arquirrival Honda CR-V (60), zerado no último ranking, e do Peugeot 3008 (86), em melhor resultado em 2021. O mês ainda marcou os primeiros emplacamentos do Caoa Exeed LX (3), versão mais sofisticada do Tiggo 7 e que deverá ser lançada oficialmente nos próximos meses.

SUVs / Crossovers II

POS.

MODELO

TOTAL 2021

MAI/21

ABR/21

MAI/20

% MAI 21

% ABR 21

VARIAÇÃO MAI/ABR

VARIAÇÃO 2021/2020

JEEP COMPASS

26509

6135

5503

1253

46,80%

54,25%

11,48%

389,62%

TOYOTA COROLLA CROSS

5604

3678

1889

0

28,06%

18,62%

94,71%

-

CAOA CHERY TIGGO 8

2875

846

702

0

6,45%

6,92%

20,51%

-

VW TIGUAN

1832

483

569

199

3,68%

5,61%

-15,11%

142,71%

FORD TERRITORY

910

363

184

0

2,77%

1,81%

97,28%

-

CAOA CHERY TIGGO 7

1140

345

279

131

2,63%

2,75%

23,66%

163,36%

MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT

1094

259

198

66

1,98%

1,95%

30,81%

292,42%

HYUNDAI IX35

1278

179

221

59

1,37%

2,18%

-19,00%

203,39%

KIA SPORTAGE

593

172

112

61

1,31%

1,10%

53,57%

181,97%

10º

MITSUBISHI ECLIPSE CROSS

839

171

172

86

1,30%

1,70%

-0,58%

98,84%

11º

HYUNDAI TUCSON

1103

153

183

76

1,17%

1,80%

-16,39%

101,32%

12º

PEUGEOT 3008

312

86

43

36

0,66%

0,42%

100,00%

138,89%

13º

HONDA CR-V

65

60

0

30

0,46%

0,00%

-

100,00%

14º

TOYOTA RAV4

321

58

16

82

0,44%

0,16%

262,50%

-29,27%

15º

CHEVROLET EQUINOX

133

31

36

276

0,24%

0,35%

-13,89%

-88,77%

16º

SUBARU FORESTER

117

30

0

0

0,23%

0,00%

-

-

17º

MITSUBISHI ASX

115

21

21

38

0,16%

0,21%

0,00%

-44,74%

18º

SUBARU XV

94

19

0

1

0,14%

0,00%

-

1800,00%

19º

JAC T60

64

16

16

8

0,12%

0,16%

0,00%

100,00%

20º

CAOA EXEED LX

3

3

0

0

0,02%

0,00%

-

-

 

 

45001

13108

10144

2402

100,00%

100,00%

29,22%

445,71%

 

Na faixa de cima, o Toyota SW4 (1.087) se aproximou dos 80% de Market share. O Mitsubishi Pajero, com apenas 199 unidades, foi o rival mais próximo. Com 67 unidades, o Chevrolet Trailblazer não tinha um resultado tão ruim desde julho de 2016 (43). Sem importação oficial, o gigantesco Chevrolet Suburban conquistou 3 consumidores.

SUVs / Crossovers III

POS.

MODELO

TOTAL 2021

MAI/21

ABR/21

MAI/20

% MAI 21

% ABR 21

VARIAÇÃO MAI/ABR

VARIAÇÃO 2021/2020

TOYOTA SW4

4769

1087

1078

303

78,48%

66,91%

0,83%

258,75%

MITSUBISHI PAJERO

1134

199

274

77

14,37%

17,01%

-27,37%

158,44%

CHEVROLET TRAILBLAZER

954

67

229

123

4,84%

14,21%

-70,74%

-45,53%

JEEP WRANGLER

32

13

9

25

0,94%

0,56%

44,44%

-48,00%

FORD EDGE

28

7

9

2

0,51%

0,56%

-22,22%

250,00%

KIA SORENTO

50

7

10

2

0,51%

0,62%

-30,00%

250,00%

CHEVROLET SUBURBAN

7

3

2

1

0,22%

0,12%

50,00%

200,00%

HYUNDAI SANTA FE

2

1

0

4

0,07%

0,00%

-

-75,00%

JEEP GRAND CHEROKEE

3

1

0

4

0,07%

0,00%

-

-75,00%

 

 

6979

1385

1611

541

100,00%

100,00%

-14,03%

156,01%

 

Observação:

- O Caoa Chery Tiggo 8, anteriormente classificado na categoria III, foi reclassificado para a categoria II em função de porte, preço e posicionamento de mercado.

Fonte: Fenabrave

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