Depois de mostrar no ano passado o conceito Proto Z, a Nissan confirma oficialmente a data de lançamento da versão de produção do esportivo japonês que vai substituir o atual 370Z. Com isso, a nova geração do integrante da família Z vai fazer sua estreia mundial no dia 17 de agosto (daqui a pouco mais de dois meses), apesar de ser esperado o mesmo design que já foi antecipado pelo protótipo.

A previsão é que, mesmo com a apresentação do modelo definitivo, é que o esportivo demore mais alguns meses para chegar nas lojas. A nova geração do cupê deverá manter boa parte do desenho do conceito Proto Z, trazendo como destaque um estilo bastante autoral com sua carroceria fastback, capõ mais longo e cabine recuada. A grade frontal ocupa boa parte da parte dianteira, enquanto os faróis trazem claras inspirações no antigo 240Z, enquanto as lanternas seguem o estilo do 300ZX dos anos 1990.

Galeria: Nissan Z Proto

Em abril o novo Z teve até algumas fotos vazadas de uma provável unidade pré-série prata com teto preto que deve adiantar muito de como será o esportivo. E apesar das imagens embaçadas, deu até para conferir como será o interior, com destaque para o painel 100% digital, a tela da central multimídia inclinada, o volante de três raios, a instrumentação tripla em cima do painel e, claro, o acabamento da cabine na (discreta) combinação azul claro e preto. Os bancos parecem ser revestidos de Alcantara ou camurça, com os paineis das portas sendo aparentemente revestidos em couro.

Ainda não há informações sobre motorização, mas é esperado que o novo Nissan Z deve manter o mesmo motor V6 3.0 biturbo usado no Infiniti Q60 Red Sport, que no cupê da marca de luxo rende 405 cv e 48,4 kgfm de torque. Mas não se surpreenda caso essa potência seja aumentada no novo Z, já que sua versão conceito no game Project Cars 3 aparece com 456 cv. A boa notícia é que o novo Z virá de fábrica com um câmbio manual, oferecendo ainda uma opção de transmissão automática.

Quando chegar no mercado americano, o novo Nissan Z tem previsão de custar US$ 34.995 (R$ 178.921 em conversão direta). Rumores apontam que ainda haverá entre os opcionais um pacote extra por US$ 5.000 adicionais (R$ 25,563) que inclui freios Brembo, barras estabilizadoras mais grossas, sistema de arrefecimento mais robusto, entre outros. Caso essa faixa de preço seja confirmada, o novo Z terá como um dos principais rivais o Mustang, que sai com preço a partir de US$ 27.205 (R$ 139.188) nos EUA.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com