A Chevrolet S10 deve ganhar uma versão com pegada off-road ainda este ano. As informações são do site americano GM Authority, que afirma que a fabricante está desenvolvendo uma versão chamada de Z71 para a S10, o que seria uma resposta contra a Ford Ranger Storm e Nissan Frontier Attack, modelos que ostentam visual mais fora de estrada e que trazem um bom pacote de equipamentos.
Para começar a falar da versão Z71, é bom ressaltar que é a primeira vez que a S10 terá essa versão em sua gama ao longo de 25 anos de presença no mercado brasileiro. E de acordo com fontes do site GM Authority, o lançamento da S10 Z71 é previsto para acontecer durante o segundo semestre deste ano (podendo ser logo agora em junho ou no último trimestre), vindo como uma nova versão para complementar a linha 2022 da S10, lançada no final do abril. A aposta da marca nessa nova variante foi motivada pela boa procura por picapes tanto no Brasil como na Argentina, isso mesmo com os efeitos negativos causados pela pandemia no mercado.
Obviamente, o lançamento da Ranger Storm pela Ford e a conquista do 2º lugar entre as picapes médias deve ter incomodado a GM, forçando a montadora a se mexer para lançar uma versão com pegada off-road da sua consagrada S10. Ainda segundo fontes do site americano, a GM espera que a S10 Z71 aumente a competitividade e a demanda pela picape, que será posicionada abaixo da versão topo de linha High Country, que atualmente sai por R$ 244.930.
Visualmente a aposta é que ela deverá contar com apetrechos visuais para valorizar um estilo mais “parrudo”, à exemplo de molduras plásticas pretas nos para-lamas e santantônio. Fora o novo estilo, a nova S10 Z71 poderá contar com um ajuste específico para a suspensão e talvez pneus com perfil de uso misto. No mais, sob o capô ela deverá continuar com o 2.8 turbodiesel Duramax de 200 cv e 51 kgfm de torque, que trabalha sempre com um câmbio automático de 6 marchas e tração 4x4 com reduzida.
O conceito da S10 Z71 seria o mesmo usado na “prima” Colorado e Silverado, ambas disponíveis (e vendidas) nos Estados Unidos com este nome. A versão é nada menos do que um pacote de equipamentos que otimiza a picape para o uso em trilhas, por exemplo. Para efeito de comparação, a Colorado Z71 conta com diferencial traseiro autoblocante, suspensão off-road, controle de descida em rampas (que a S10 já tem) e ganchos de reboque na dianteira.
Vale lembrar que a picape teve sua produção bastante reduzida em São José dos Campos (SP) recentemente por culpa da falta de semicondutores que está atingindo a indústria, algo que afetou também a produção de Onix e Onix Plus em Gravataí (RS). No entanto, desde a segunda quinzena de maio a picape começou a ter a sua produção normalizada e a marca corre contra o tempo para recuperar terreno, já que a S10 atualmente é apenas a 3ª mais vendida entre as picapes médias, ficando atrás de Toyota Hilux e Ford Ranger.
Com isso, a nova S10 Z71 é uma boa aposta para a picape retomar seu posto ou mesmo alcançar a liderança no Brasil. A previsão é que a S10 Z71 seja lançada por aqui no segundo semestre de 2022, enquanto que na Argentina ela chegará um pouco depois, mas ainda antes do final do ano.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: GM Authority
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novas Chevrolet S10 e Spin 2025 chegam à Argentina por até R$ 360.000
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
GM contratará 200 funcionários para fábrica da S10
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Chevrolet S10 2025 tem primeiro reajuste e fica mais cara em toda linha
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Teste: Chevrolet S10 High Country 2025 melhorou tudo o que pôde