Em seu 13º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos novos, a China emplacou, de acordo com a CAAM (entidade responsável pelos números oficiais), pouco mais de 2,25 milhões de unidades em abril, quase 9% a mais do que há um ano. No acumulado, o maior mercado mundial já consumiu quase 8,8 milhões de unidades, um avanço de praticamente 52% frente a 2020.
Na disputa entre as montadoras, a líder Volkswagen (167.003) perdeu quase 18% dos compradores de um ano atrás. Com isso, a Honda (151.205) encurtou para menos de 16 mil unidades sua desvantagem – em 2020, a alemã havia emplacado quase 60 mil unidades a mais do que a rival mais próxima. A Tesla, com 25.845 unidades, teve o maior crescimento no período (+611%).
Fora do catálogo da Nissan e ainda sem a confirmação oficial da chegada da nova geração no Brasil, o Sentra (por lá chamado de Sylphy) foi o nº 1 com 42.172 unidades, diferença superior a 11 mil unidades em relação ao vice-líder VW Lavida (31.033), o preferido em março. A minivan Wulling Hongguang Mini EV (29.251) completou seu 2º pódio consecutivo.
Pouco atrás do Honda Accord (24.621), o Toyota Corolla (24.150) perdeu quase ¼ dos compradores de 2020. Já o Honda Civic (21.548), também em baixa (-12,2%), ficou fora do top 10. Líder entre os premium, o Tesla Model 3 (20.438) foi o 14º colocado. Atual sensação da Caoa Chery por aqui, o Tiggo 8 (14.329) foi 26º em sua terra natal.
POS. |
MODELO |
ABR.21 |
% PART. 2021 |
ABR.20 |
% PART. 2020 |
VAR. 2021/2020 |
1º |
NISSAN SYLPHY |
42.172 |
1,9% |
41.784 |
2,0% |
0,9% |
2º |
VW LAVIDA |
31.033 |
1,4% |
35.593 |
1,7% |
-12,8% |
3º |
WULING HONGGUANG MINI EV |
29.251 |
1,3% |
0 |
0,0% |
- |
4º |
HAVAL H6 |
28.019 |
1,2% |
24.018 |
1,2% |
16,7% |
5º |
HONDA CR-V |
24.972 |
1,1% |
21.333 |
1,0% |
17,1% |
6º |
HONDA ACCORD |
24.621 |
1,1% |
18.912 |
0,9% |
30,2% |
7º |
TOYOTA COROLLA |
24.150 |
1,1% |
31.285 |
1,5% |
-22,8% |
8º |
CHANGAN CS75 |
23.750 |
1,1% |
20.113 |
1,0% |
18,1% |
9º |
WULING HONGGUANG |
23.376 |
1,0% |
18.347 |
0,9% |
27,4% |
10º |
GEELY BOYUE |
22.007 |
1,0% |
18.683 |
0,9% |
17,8% |
11º |
HONDA CIVIC |
21.548 |
1,0% |
24.556 |
1,2% |
-12,2% |
12º |
HONDA XR-V |
20.892 |
0,9% |
15.480 |
0,7% |
35,0% |
13º |
TOYOTA LEVIN |
20.770 |
0,9% |
20.252 |
1,0% |
2,6% |
14º |
TESLA MODEL 3* |
20.438 |
0,9% |
3.635 |
0,2% |
462,3% |
15º |
VW BORA |
18.071 |
0,8% |
25.095 |
1,2% |
-28,0% |
16º |
BMW SÉRIE 3 L |
17.600 |
0,8% |
14.671 |
0,7% |
20,0% |
17º |
TOYOTA CAMRY |
17.234 |
0,8% |
15.459 |
0,7% |
11,5% |
18º |
AUDI A6 L |
16.920 |
0,8% |
15.421 |
0,7% |
9,7% |
19º |
GEELY EMGRAND |
16.829 |
0,7% |
20.945 |
1,0% |
-19,7% |
20º |
CHANGAN EADO* |
16.183 |
0,7% |
11.449 |
0,6% |
41,3% |
21º |
BYD SONG* |
15.740 |
0,7% |
2.176 |
0,1% |
623,3% |
22º |
MERCEDES CLASSE C L |
15.500 |
0,7% |
14.152 |
0,7% |
9,5% |
23º |
VW TIGUAN* |
15.051 |
0,7% |
15.988 |
0,8% |
-5,9% |
24º |
HONDA BREEZE* |
14.983 |
0,7% |
8.075 |
0,4% |
85,5% |
25º |
TOYOTA RAV4 |
14.880 |
0,7% |
16.871 |
0,8% |
-11,8% |
26º |
CHERY TIGGO 8* |
14.329 |
0,6% |
5.278 |
0,3% |
171,5% |
27º |
MERCEDES GLC |
14.200 |
0,6% |
13.148 |
0,6% |
8,0% |
28º |
VW MAGOTAN |
14.164 |
0,6% |
14.031 |
0,7% |
0,9% |
29º |
BMW X3* |
13.905 |
0,6% |
12.045 |
0,6% |
15,4% |
30º |
VW SANTANA |
13.899 |
0,6% |
9.465 |
0,5% |
46,8% |
POS. |
MARCA |
ABR.21 |
% PART. 2021 |
ABR.20 |
% PART. 2020 |
VAR. 2021/2020 |
1º |
VW |
167.003 |
7,4% |
203.246 |
9,8% |
-17,8% |
2º |
HONDA |
151.205 |
6,7% |
143.626 |
6,9% |
5,3% |
3º |
TOYOTA |
133.227 |
5,9% |
134.378 |
6,5% |
-0,9% |
4º |
CHANGAN |
88.518 |
3,9% |
57.672 |
2,8% |
53,5% |
5º |
NISSAN |
86.226 |
3,8% |
83.172 |
4,0% |
3,7% |
6º |
GEELY |
80.435 |
3,6% |
95.144 |
4,6% |
-15,5% |
7º |
AUDI |
68.008 |
3,0% |
55.626 |
2,7% |
22,3% |
8º |
MERCEDES-BENZ |
62.884 |
2,8% |
52.806 |
2,6% |
19,1% |
9º |
BMW |
59.176 |
2,6% |
55.884 |
2,7% |
5,9% |
10º |
WULLING* |
57.068 |
2,5% |
18.352 |
0,9% |
211,0% |
11º |
HAVAL |
55.018 |
2,4% |
57.098 |
2,8% |
-3,6% |
12º |
CHERY |
53.478 |
2,4% |
24.714 |
1,2% |
116,4% |
13º |
BUICK |
49.271 |
2,2% |
69.528 |
3,4% |
-29,1% |
14º |
BYD |
44.606 |
2,0% |
31.076 |
1,5% |
43,5% |
15º |
GAC |
34.807 |
1,5% |
22.884 |
1,1% |
52,1% |
16º |
HYUNDAI |
31.328 |
1,4% |
34.244 |
1,7% |
-8,5% |
17º |
ROEWE |
30.223 |
1,3% |
23.885 |
1,2% |
26,5% |
18º |
DONGFENG* |
26.872 |
1,2% |
18.958 |
0,9% |
41,7% |
19º |
TESLA* |
25.845 |
1,1% |
3.635 |
0,2% |
611,0% |
20º |
MG* |
25.440 |
1,1% |
19.007 |
0,9% |
33,8% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
2.252.000 |
100,0% |
2.070.000 |
100,0% |
8,8% |
|
ACUMULADO |
8.748.000 |
100,0% |
5.761.000 |
100,0% |
51,8% |
Observação: As montadoras e os modelos destacados com * estão com números de 2020 estimados.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Nissan Sentra Advance 2025: chega de SUV, por favor
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Nissan Sentra 2025 sobe de preço dois meses após lançamento
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Semana Motor1.com: BYD vai pra cima do Corolla, picape da VW e mais