Se você é um fã de câmbio manual, a próxima geração do Honda Civic Si e do Type R foram feitas para você. Seguindo a verdadeira tradição da Honda, os modelos de alto desempenho do Civic permanecerão apenas com transmissão manual. Durante uma transmissão ao vivo da apresentação da 11ª geração do Honda Civic, o representante de Relações Públicas, Carl Pulley, confirmou que as variantes esportivas continuarão a ter um pedal de embreagem.
Quando se trata de transmissões manuais contra as automáticas ou de dupla embreagem, os debates são intermináveis. Para alguns, não dá para deixar de lado o controle da troca de marchas do jeito mais purista possível, enquanto outros preferem o desempenho aprimorado e a previsibilidade de um automático.
Independentemente dos debates filosóficos que são gerados na internet sobre o assunto, é importante lembrar a razão pela qual as fabricantes de automóveis constroem veículos em primeiro lugar. Como todas as empresas, sua marca automotiva favorita está simplesmente construído produtos para gerar lucro. E para conseguir o máximo de lucro possível, as fabricantes criam produtos de maior apelo e posteriormente os ajustam para capturar os segmentos de mercado exclusivos.
O que é interessante sobre o novo Civic espotivos em comparação aos seus concorrentes é a falta de uma opção de transmissão automática. Se a Honda quisesse vender mais unidades do Civic Si e Type R, precisariam apenas incluir uma versão automática para aqueles que não gostam muito de dirigir com o manual.
Não há um motivo claro pelo qual a Honda optou por manter apenas o câmbio manual do Si e do Type R, mas duvidamos que seja tudo pela tradição da marca. O custo de desenvolver uma nova transmissão para ser usada em um carro esportivo de baixo volume não faz muito sentido comercial para a Honda, especialmente se considerarmos que a maioria de seus outros veículos utilizam transmissões do tipo CVT.
A Honda fabrica algumas das melhores transmissões manuais do mercado e, por enquanto, elas são mais do que suficientes para o Civic Si e Civic Type R. Será que veremos uma configuração de transmissão automática para os futuros Civics de alto desempenho? Bem, vamos aguardar e descobrir. Enquanto isso, esperamos que a Honda no Brasil se manifeste sobre a chegada da nova geração ao país e que continue a trazer o Civic Si, mesmo que em uma pequena quantidade.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: civicxi.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
RS: Honda lança Civic hatch esportivo e manual bem mais em conta
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Honda Civic RS aparece no Japão para ficar abaixo do Type R
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Honda Civic HPD é vendido pela marca pronto para as pistas por R$ 280 mil
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Já dirigimos Honda Civic Si 2022: Melhorando a receita de sempre