Jeep acusa Mahindra de copiar design do Wrangler no modelo Thar
Advogados da Jeep foram à justiça para impedir comercialização do utilitário na Austrália
Lançada em agosto do ano passado na Índia, a nova geração do utilitário esportivo Thar tem gerado dores de cabeça para a Mahindra no tocante à comercialização em mercados estrangeiros. Na Austrália, por exemplo, a Jeep foi à justiça para impedir o lançamento do modelo, alegando plágio em relação ao design do Wrangler. Lado a lado, ambos são inegavelmente parecidos.
Em audiência, os advogados da Mahindra minimizaram a disputa e afirmaram que a empresa não tem intenção vender o Thar no mercado australiano. No entanto, a equipe jurídica da Jeep foi rápida ao apresentar à justiça provas dos planos da indiana: uma página online aberta para interessados no SUV se cadastrarem e receberem informações sobre a data de lançamento.
Galeria: Mahindra Thar 2021
Além disso, um protótipo do Thar já foi flagrado rodando em testes no país - claro indicativo de que há intenção em obter certificação para comercialização local. Não à toa, a Jeep pede judicialmente que, caso decida realmente lançar o utilitário, a Mahindra informe com 90 dias de antecedência - tempo necessário para tomar novas medidas. Uma nova audiência está marcada para o dia 21 de maio.
Na Índia, onde emplacou 3.406 unidades só em abril e tem fila de espera de até 10 meses, o Thar não enfrenta problemas para ser vendido. Por lá, a Mahindra mantém relações relativamente amigáveis com a Jeep, tendo produzido por várias décadas o lendário Jeep CJ3 sob licença. Na geração anterior, vendida até o ano passado, o Thar ainda derivava diretamente do modelo norte-americano.
Internacionalmente, porém, é conversa é outra. Além da Austrália, as marcas já se enfrentaram nos tribunais dos Estados Unidos. Em 2019, a indiana foi processada por tentar vender no país o modelo Roxor com design excessivamente semelhante às linhas do icônico CJ. À época, a Mahindra foi acusada de tentar confundir os consumidores e infringir direitos de propriedade intelectual. Para poder comercializar o Roxor por lá, teve de mudar radicalmente o design do carro e tirar a "cara de Jeep".
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