Enquanto a corrida pela tecnologia de direção autônoma continua esquentando, a Volkswagen anunciou diversas atualizações e alterações importantes em seus projetos nesta quarta-feira (12), mostrando o real foco da empresa em soluções futuras.
A marca alemã disse que está avançando em sua próxima fase de pesquisa e desenvolvimento dos sistemas autônomos, mas que neste momento pretende se limitar aos veículos de transporte coletivo ao invés de automóveis de passageiros individuais.
O progresso que a Argo AI, principal parceira de tecnologia autônoma da VW, está fazendo com seu programa piloto em várias cidades ao redor do mundo já vinha ganhando espaço. O projeto da Argo vai crescer ainda mais e ganhará um novo centro de testes em Munique, na Alemanha, no final deste ano, onde terão versões autônomas do próximo ID Buzz para uso em geral e em serviços de transporte coletivo. Isso complementa a frota de veículos de pesquisa já testados em lugares como Miami, Flórida, e Austin, no Texas.
Enquanto isso, a empresa Moia - segundo parceiro autônomo da Volkswagen - oferecerá uma gama de veículos de passeio autônomos em Hamburgo, Alemanha, pela primeira vez no final de 2021. Embora nem a Volkswagen nem a Moia estejam aptos a fornecer mais detalhes sobre o programa, a parceria entre eles mostra que esta etapa foi importante para cumprir a meta de opções de transporte autônomo generalizadas em cidades selecionadas até 2025.
Ainda que informações que temos até hoje incluam apenas veículos comerciais, é possível imaginar que há um caminho para carros comuns, como o ID Buzz, que chegará ao mercado dos EUA em 2023. A pesquisa de veículos autônomos inclui testes de peças essenciais de tecnologia, como o sensor LIDAR, radares e câmeras, que chegarão aos carros de passeio autônomos com o tempo.
A meta da Volkswagen de oferecer opções de transporte coletivo autônomo em uma escala global até 2025 continua sendo ambiciosa. Com parceiros como Argo e Moia consolidados, mais detalhes sobre os programas de teste devem surgir em breve - especialmente quando os primeiros passageiros viajarem em veículos Buzz com identificação autônoma nos próximos meses.
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Fonte: Volkswagen
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